
Alberto Rafael da Silva, 25 anos, chegou ao Vasco em maio do ano passado, oriundo do Itumbiara, onde era reserva do veterano Sérgio. Indicado por PC Gusmão, o goleiro com passagens pela Matonense e Inter de Limeira, passou a maior parte da temporada como terceiro goleiro, tendo a primeira chance na derrota por 2x0 para o Palmeiras, por ocasião da suspensão de Tiago e Roberto. Voltou a jogar no empate contra o Sport em Recife e permaneceu como titular até o fim do Brasileiro. Terminou a temporada em alta, mas por ainda gerar desconfiança, a diretoria procurava um outro atleta para a posição. O destino do jogador deve ser o Fluminense.
A comissão técnica não confirma a informação de que mulheres teriam ido ao quarto dos goleiros. No entanto, frisa que na quinta-feira eles já haviam feito 'besteira' e essa foi a gota d'água. Os funcionários do hotel Quality, em Vila Velha, garantem que as câmeras flagraram ambos com mulheres tanto dentro quanto fora do hotel. Eles teriam chegado ao Quality às 7 horas da manhã. Ao serem levados de van para a capital Vitória, Rafael teria se revoltado pela passagem ser de ônibus e comprado do próprio bolso um bilhete de avião. O goleiro chegou a dizer: “Não fico um dia desempregado”, confirmando assim os rumores de que estaria a caminho das Laranjeiras.
Dentro de campo, o Vasco não perde. Rafael é um goleiro comum, com qualidades e defeitos. Tem como virtudes a saída em bolas aéreas e a reposição de bola. Entretanto, apresenta muitas dificuldades nas bolas rasteiras, o que fazia com que o time levasse gols bobos. Pode ser facilmente substituído, de preferência por alguém que tenha compromisso com o grupo e seja homem, não um moleque. A diretoria e a comissão técnica acertaram em cheio ao dispensar os dois jogadores. Mais do que nunca precisamos de jogadores comprometidos com o Clube. Que o fato sirva de exemplo para todo o grupo.
O desligamento encerra um caso que retrata bem o deslumbramento que recai sobre alguns jogadores de futebol. Segundo o próprio Rafael, ele tinha desistido da carreira para ser ajudante de pedreiro. Atuando por clubes de pequeno porte, teve a grande chance ao assinar com o Vasco. Enxergando em si um talento maior do que o real, pediu um aumento absurdo de 900%, obviamente negado pela diretoria. Pior! Abandonou o que um homem tem de mais importante: seu caráter.
Lembro-me bem de uma reportagem ano passado, onde Rafael se dizia evangélico e empunhava uma bíblia. Além disso, o rapaz é casado e pai de um filho de um ano, o que demonstra que sua esposa já estava ao seu lado na época das vacas magras, não sendo assim uma maria-chuteira. Será que a 'fama' e o dinheiro viraram a cabeça do jogador e os bons valores foram 'espalmados' para escanteio?
Bem ou mal ele agora ficará encostado na reserva do Fluminense e ganhará seus tostões. Sua carreira estará garantida. E a do garoto Anderson? Reserva dos juniores e quarta opção do elenco, quanto demorará para que ele tenha uma nova chance em um grande Clube? Se é que ela aparecerá um dia. Pois é, amigos, já dizia o ditado: quem anda com os porcos , farelo come. Boa sorte ao jovem e que ele guarde essa lição para o resto de sua vida.
Com a saída de dois goleiros, o grupo ficou carente nessa posição. Antes mesmo da dispensa, a diretoria já havia acertado a contratação do goleiro Fernando Prass, de 30 anos, que estava no União Leiria de Portugal. Revelado no Grêmio, o novo arqueiro vascaíno teve seu melhor momento no país pelo Coritiba, onde foi bicampeão paranaense (03/04) e de onde saiu para o futebol português.
No Leiria, era considerado o principal jogador do elenco e foi escolhido um dos dez melhores jogadores do Campeonato Português (2006/07). Além disso, foi o goleiro menos vazado do Paranaense por três anos 2002/03/04. Experiente, deve ser o escolhido para vestir a camisa 1, ainda vaga na numeração fixa.
Quem também chega é o atacante Edgar. Atualmente no Estrela Vermelha (Sérvia). Com passagem pela Seleção sub-20, o atleta revelado pelo Joinville teve passagens pelo São Paulo, Porto e Acadêmica-POR. Com 1,90m vem pra brigar com Alan Kardec, Élton e Faioli pelo posto de atacante de referência. Ele fez exames médicos nesta quarta e será apresentado juntamente com todo o elenco na sexta-feira, em um grande evento para a torcida.
Sds vascaínas a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário