Na tarde desta quinta-feira o Vasco foi punido pelo TJD-RJ com a perda de seis pontos e uma multa de R$ 5 mil. A condenação, por quatro votos a um, foi em virtude da suposta escalação irregular de Jeferson, ainda na primeira rodada contra o Americano. Dessa forma, o time, que estava na liderança, cai seis posições e com apenas 5 pontos, não tem mais chances matemáticas de classificação às semifinais da Taça Guanabara. O recurso da sentença será julgado na terça-feira, evitando assim que a competição fique paralisada.
O caso deixa claro algumas coisas: claramente houve má-intenção da federação e o nosso jurídico é absolutamente despreparado. Os dois fatores caminham juntos e culminaram nesse triste desfecho do processo.
A perda dos pontos pelo Vasco deixa ainda mais claro que o campeonato está armado. Não bastassem as manobras dos árbitros em campo, agora o tribunal se intrometeu na disputa. Assim, o único beneficiado foi o Fluminense, apontado como favorito pela imprensa, mas que faz campanha vergonhosa na competição. Agora, o timinho das Laranjeiras depende apenas de si para obter a classificação e quem sabe fazer a sonhada final da federação: Fla x Flu. Além disso, recentemente nossa diretoria criticou a presença de Eurico Miranda nos corredores da federação, o que causou irritação a Rubens Lopes. Se não bastasse, ainda permitiram a entrada de um representante do Fluminense no julgamento, sendo que a Unimed em nada participava do processo. O próprio Americano, envolvido na partida polêmica, em momento algum se pronunciou quanto ao tema.
Vale lembrar que o Vasco PERDEU o jogo, o que desqualifica a hipótese do Clube ter tentado tirar vantagem. Além disso, o jogador constava como atleta do Vasco na CBF, órgão máximo do futebol brasileiro. O mais correto seria a aplicação de uma multa ao Clube, porém não interferindo nos pontos conquistados dentro de campo, todos de forma lícita e inquestionável.
De todo modo, não podemos negar o pecado do nosso jurídico. Se havia algum risco na escalação de Jeferson, não havia um porquê de escalá-lo. Alguém que se propõe a trabalhar no jurídico de um Clube deveria saber os problemas que uma escalação incorreta poderia trazer. Caso se tratasse de um craque não valeria correr o risco, imagine tratando-se do Jeferson...
A defesa do caso também foi muito mal formulada. Não é preciso ser um craque do direito para saber que usar o pretexto 'como o torcedor leigo irá entender?' nunca iria colar em um tribunal. O que parece é que depois da declaração de Rubens Lopes e do procurador André Valentim, nosso advogado acomodou e achou que íamos vencer facilmente. Caímos do cavalo, porém certamente ele não será descontado nos R$ 55 mil mensais que recebe do Clube.
Terça será julgado o recurso. Minha opinião: prevalecerá o bom-senso e o Vasco não perderá os pontos. Porém, que o caso sirva de lição para nossa diretoria.
Alheio a tudo isso, o grupo segue trabalhando para a partida de domingo contra o Madureira. O duelo, marcado para as 16 horas, será realizado no Engenhão. O Vasco contará com força total, tendo o retorno de Titi e Alex Teixeira. Nossa situação quanto a classificação segue confortável (sem levar em conta os pontos perdidos no tapetão).
Uma vitória nos dá o primeiro lugar sem depender de outros resultados. Um empate nos classifica, mas precisamos torcer contra o Americano para garantirmos a liderança. Até mesmo em caso de derrota o Vasco pode garantir a vaga, mas ai seria uma combinação de resultados bem mais complicada.
Enquanto somos obrigados a ir ao estádio do Botafogo visitar o Madureira, o Fluminense vai ao nosso por não ter estádio pra jogar. Não duvidem se São Januário ficar totalmente destruído após o jogo. Coisas de uma federação despreparada e de uma diretoria incompetente em negar ceder nosso maior patrimônio às bichas loucas.E por falar na diretoria, as declarações do Coelho ainda seguem rendendo. Ontem ele soltou mais algumas bombas, todas respondidas por Dinamite e Mandarino. Veja aqui, aqui e aqui, trechos da entrevista de ambos.
Sobre as declarações, concordo com as opiniões de Dinamite e Mandarino. Sobre a troca de acusações, elas em nada somam ao Vasco e por não estar dentro do Clube, prefiro não comentar.
Apesar de que entre o Pinóquio e o Coelho, eu acredito no bom e velho boneco de madeira.
Sds vascaínas a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário