Campeonato Brasileiro
[23/10 e 24/10] .::. Atlético-PR x Fluminense / Botafogo x Vitória / Vasco x Flamengo .::.

domingo, 21 de junho de 2009

APESAR DA DERROTA, FESTA

Valdir Espinosa, a taça de 89 e Mauro Galvão. 20 anos de festa
Foto: Arquivo
Torcedores do Glorioso,

O Botafogo foi até a Bahia encarar o Vitória na véspera do dia em que completa 20 anos do título que deu fim ao jejum sem conquistas, o carioca de 1989. A equipe de Ney Franco até que se portou bem e soube reagir mesmo jogando fora de casa, mas um descuído nos últimos minutos resultou na derrota do alvinegro, 4 a 3.

Modificado, o fogão foi a campo com três novidades, Batista, Léo Silva e Laio. Os três atuaram muito bem buscando o jogo a todo momento, destaque para Laio que não se importou com sua inexperiência e deu muito trabalho a defesa. Dele surgiu o primeiro chute a gol do Botafogo, interceptado por Viáfara. Mas o Vitória quando chegou foi eficiente. Lançamento de Carlos Alberto e Roger chegou cutando na saída de Renan.

Apesar do gol, o alvinegro seguiu com o mesmo ímpeto e novamente sofreu o gol. Vanderson jogou na área, Roger, novamente ele, dividiu com Renan e contou com a sorte para fazer o segundo. Então parecia não tem mais jeito, a derrota estava sacramentada. Ainda tentando o seu gol, o Bota sofreu uma falta na entrada da área, especialidade de Juninho. Lúcio Flávio passou por ela e Juninho mandou um balaço para descontar. 2 a 1

Não deu nem tempo de comemorar, no ataque seguinte, Anderson Martins chutou de fora da área, Renan deu rebote e Adriano completou para o gol. O show de gols do primeiro tempo seguiu. Seis minutos após levar o terceiro, o Botafogo descontou, Alessandro mandou para a área e Batista escorou para o fundo da rede. É o Batigol do fogão. 3 a 2. Algumas chances para os dois lados ainda levaram perigo, mas não balançaram a rede.

No segundo tempo só deu Botafogo e o Vitória só olhou. Aos dez minutos Lúcio Flávio bateu cruzado a bola desviou na defesa e passou rente a trave. Dois minutos depois Alessandro bateu cruzado e Laio completou de letra, Viáfara salvou. O empate parecia questão de tempo e Ney Franco reforçou o setor de ataque. Léo Silva deu lugar a Renato e Laio saiu para entrada de Tony.

Desde que entrou Tony começou a atordoar a defesa rubro-negra, e foi num escanteio cobrado por ele que o Bota empatou. Na jogada com Eduardo pelo lado esquerdo e passando ainda por Lúcio Flávio, Renato deixou Victor Simões de frente com Viáfara para encher o pé. Enfim o gol do novo pantera. O castigo veio no último minuto. Carlos Alberto cruzou para a área, Renan saiu mal e Apodi completou para o gol. 4 a 3 e placar final.


GLORIOSO EM FESTA


Mazolinha cruza da esquerda e Maurício completa para o fundo da rede. É o gol da vitória, o gol do título, o gol do fim do jejum. Botafogo 1, Flamengo 0. Está sacramentado o fim da época negra, 21 anos sem título de expressão. Hoje, dia 21 de Junho de 2009, o Glorioso está em festa, há exatos 20 anos o time da estrela solitária deixou sua marca no Maracanã e fez seus incansáveis torcedores soltarem o grito de campeão entalado por duas décadas na garganta.

Nesse dia, a superstição se enraizou no Botafogo. Era o dia 21, aos 12 (21 ao contrário) do segundo tempo, fazia 21ºC no Maracanã, eram 21 anos sem conquista e o gol foi do camisa 7, a camisa eterna do Botafogo. Campeão invicto, em 24 jogos o Glorioso consegui 15 vitória e 9 empates.

Ricardo Cruz, Josimar, Wilson Gottardo, Mauro Galvão e Marquinhos; Carlos Alberto Santos, Luisinho e Vítor; Maurício, Paulinho Criciúma e Gustavo (Mazolinha). Téc: Valdir Espinosa.

Primeiro turno (Taça Guanabara)
Botafogo 1 x 0 América
Botafogo 3 x 0 Nova Cidade
Botafogo 1 x Flamengo
Botafogo 1 x 1 Volta Redonda
Botafogo 0 x 0 Vasco
Botafogo 1 x 1 Olaria
Botafogo 2 x 0 Cabofriense
Botafogo 4 x 0 Porto Alegre
Botafogo 2 x 0 Americano
Botafogo 0 x 0 Fluminense
Botafogo 2 x 0 Bangu

Segundo Turno (Taça Rio)
Botafogo 2 x 0 Nova Cidade
Botafogo 1 x 0 América
Botafogo 3 x 3 Flamengo
Botafogo 1 x 1 Vasco
Botafogo 2 x 1 Volta Redonda
Botafogo 2 x 2 Fluminense
Botafogo 2 x 0 Cabofriense
Botafogo 2 x 1 Porto Alegre
Botafogo 1 x 0 Americano
Botafogo 1 x 0 Olaria
Botafogo 0 x 0 Bangu

Finais:
Botafogo 0 x 0 Flamengo
Botafogo 1 x 0 Flamengo

Resumo:
24 jogos – 15 vitórias, 9 empates
Gols Pró: 37
Gols contra: 11
Principais artilheiros:
Paulinho Criciúma: 10 gols
Maurício: 9 gols


EM NOME DA NAÇÃO ALVINEGRA. OBRIGADO!!

Nenhum comentário: