Campeonato Brasileiro
[23/10 e 24/10] .::. Atlético-PR x Fluminense / Botafogo x Vitória / Vasco x Flamengo .::.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

SOBRE A MONTAGEM DO VASCO 2010

Chega a última semana de 2009 e a torcida vascaína já conhece pelo menos 90% do grupo que vestirá nossa camisa nos campeonatos da temporada que vem. Já foram apresentados dez reforços e a expectativa é de pelo menos mais três novos jogadores (Rafael Carioca, um meia e um atacante).

Muita gente falou que o Vasco monta um time conforme suas restrições financeiras. Até pode ser, mas com o Gigante da Colina funciona exatamente igual a todos os outros, na base da criatividade e muita conversa. Fora uma aquisição esporádica, como a de Maxi López (R$ 3,7 milhões), todos os times adquirem jogadores através de parceiros ou atletas sem contrato, como foi com os badalados Ronaldo, Adriano, Fred e Roberto Carlos.

Essa semana enquanto assistia uma dessas peladas de fim de ano, um comentarista (um branquinho da Sportv que esqueci o nome) disse que um dos que melhor contratavam era o São Paulo. Ora, vamos aos nomes. André Luis (em 2008 era um louco, foi pro SP virou craque), Xandão (dispensado do Fluminense no meio desse ano), Fernandinho (promessa que fez meia dúzia de bons jogos), Léo Lima (banco do Vasco da Série B) e Marcelinho Paraíba (o melhor deles, mas que foi mal no urubu e brilhou no rebaixado Coritiba). O tricolor paulista tem um bom grupo, mais pelo que já tinha do que pelos que chegaram.

Citei esse exemplo, apenas para criar o contexto necessário. Dentro do que era possível, nos reforçamos muito bem. Conseguimos um atacante espetacular, mas que ninguém estava disposto a investir. Pegamos o melhor atacante da Série B e aí falamos da nossa posição mais carente de 2009. Kléber Pereira pode chegar, dando mais uma boa opção de frente.

Temos um dos melhores meias do país, que pode ter ao lado, em um primeiro momento, uma aposta, como Jéferson, Magno ou Caique. Se não der certo, para o segundo semestre pode vir um nome de mais peso (Juninho Pernambucano) ou até mesmo usar três volantes, afinal opções é que não faltam.

Se já tinhamos fartura nessa posição, agora temos até mesmo excesso. Léo Gago vem após um Brasileiro muito bom e Rafael Carioca é jogador para Seleção em um futuro próximo. Junte-se a eles as promessas Souza e Allan, além de Nilton, com muito crédito, Jumar, Paulinho e Mateus, que deve ser emprestado.

Nas laterais, caso Ramon fique, termos tido um grande ganho de qualidade, com as chegadas de Élder Granja e Márcio Careca. A zaga ganha em experiência com Gustavo e Thiago Martinelli e no gol. Bom, lá já temos a muralha e não precisamos de mais ninguém.

Temos que colocar como objetivo inicial a briga pelo título Estadual e da Copa do Brasil. No Rio, o grande adversário é o urubu e na competição nacional, Palmeiras e Grêmio. Já no Brasileiro, o foco inicial tem que ser ficar entre os oito primeiros. E porquê falo isso.

O campeonato é muito equilibrado e não adianta 12 times dizerem que querem ser campeões que só causa decepção às suas torcidas. Temos que fazer parte do bloco dos que brigam pelos títulos todo ano, hoje formado por Cruzeiro, Corinthians, Grêmio, Inter, urubu, São Paulo e Palmeiras. Se vamos levar a taça ou não, aí já é outro departamento.

O que pode alegrar a torcida é que estamos montando um grupo homogêneo, sem muitas diferenças entre titulares e reservas. Em caso de suspensão ou lesão, o nível não cai muito, fora o caso de Carlos Alberto, que não tem substituto à altura.
.
Sds vascaínas a todos!

Nenhum comentário: