Campeonato Brasileiro
[23/10 e 24/10] .::. Atlético-PR x Fluminense / Botafogo x Vitória / Vasco x Flamengo .::.

domingo, 20 de setembro de 2009

MUITA ÁGUA, POUCO FUTEBOL

Juninho marca Germano no molhado gramado da Vila
Foto: Globoesporte.com

Torcedores do Glorioso,

O Botafogo foi até a Vila Belmiro encarar o Santos. O objetivo do alvinegro era tentar derrotar o peixe e, pela terceira rodada seguida, tentar finalmente sair da zona da degola; de quebra, o alvinegro ainda iria quebrar um jejum que dura dez anos: desde 1999, o glorioso não derrota o Santos jogando na Vila famosa. Mas a forte chuta atrasou o futebol das equipes, os goleiros fizeram a parte deles, o juiz prejudicou um pouquinho e o placar não saiu do zero.

A equipe da casa começou melhor e ficou durante cerca de vinte minutos pressionando o Botafogo de diversas maneiras, apesar disso, não criou muitas oportunidades. Aos cinco minutos, após cruzamento de Pará, Kléber Pereira escorou para o meio da área, a zaga do fogão amorteceu e Jéfferson saiu para segurar firme. Aos 11 minutos André Lima invadiu a área do peixe e foi derrubado por Fabão, mas Gaciba ignorou o pênalti claro.

O Santos seguiu com seu forte ímpedo e, em outro cruzamento, Róbson cabeceou no cantinho e Jéfferson foi buscar com excelente defesa. A primeira oportunidade clara do Botafogo veio aos 21 minutos, quando Fabão escorregou na frente de Gabriel que partiu com a bola dominada, já dentro da área, ele optou pelo chute para desespero de André Lima, bola para fora. Aos 40 minutos, André Lima pegou sobra da zaga e mandou o chute para o gol, Felipe se atrapalhou todo na hora da defesa e quase levou um frangaço.

Na volta para o segundo tempo, Luxemburgo chegou logo com alteração, sacou Germano e colocou o baixinho Mádson em campo, buscando dar mais velocidade à equipe paulista. De fato o Santos ganhou um pouco mais de qualidade no meio-campo e aos quatro minutos quase marcou. Fabão cobrou falta com força e a bola explodiu no travessão.

O domínio do peixe ficou restrito até aos 10 minutos da primeira etapa, quando o Botafogo igualou as ações ofensivas, até então, o Santos chegava, mas Neimar não conseguia jogada e quase que atrasava a bola para os zagueiros do Botafogo. Com o fogão tendo dificuldades ofensivas a partir do momento em que equilibrou as ações, Estevam resolveu colocar Ricardinho em campo, tirando o apagado Reinaldo. Aos 26 minutos Juninho cobrou falta forte e Felipe agarrou no centro do gol.

Abdicando de sua defesa para reforçar o ataque, Luxemburgo tirou Rodrigo Souto e deu chance ao jovem André. A vulnerabilidade defensiva da equipe da vila fez o Botafogo criar chances claras de gol, numa delas Renato tocou para André Lima que falhou na conclusão. Já nos últimos suspiros do jogo, Mádson tentou um chute que Jéfferson defendeu. Quando Gaciba apitou o final do jogo, os pouco mais de 6 mil torcedores vaiaram as equipes. O Bota volta a campo pelo brasielirão no próximo domingo, diante do Vitória, no Engenhão. O Santos encara o Atlético-MG, no Mineirão.


SANTOS 0 X 0 BOTAFOGO

Estádio: Vila Belmiro, Santos (SP)
Data/hora: 20/09/2009 - 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Leonardo Gaciba da Silva (RS)
Auxiliares: Roberto Braatz (PR) Altemir Hausmann (RS)
Renda/Público: R$ 143.690/6336 pagantes
Cartões amarelos: Germano (SAN), André Lima, Juninho, Gabriel, Thiaguinho (BOT)
Cartões vermelhos: não houve

SANTOS: Felipe, Pará, Eli Sabiá, Fabão e Léo; Emerson, Rodrigo Souto (André 28'/2ºT), Germano (Mádson, Intervalo) e Róbson (Alan Patrick, 20'/2ºT); Neymar e Kléber Pereira. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

BOTAFOGO: Jefferson, Emerson, Juninho e Wellington; Thiaguinho, Leandro Guerreiro, Jônatas (Renato 32'/2ºT), Lucio Flavio (Marquinho 45'/2ºT) e Gabriel; André Lima e Reinaldo(Ricardinho, 15'/2ºT). Técnico: Estevam Soares.

Nenhum comentário: