Campeonato Brasileiro
[23/10 e 24/10] .::. Atlético-PR x Fluminense / Botafogo x Vitória / Vasco x Flamengo .::.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

OLHO NA SUL-AMERICANA: EMELEC

Torcida comemora o gol no George Campwell
Foto: emelexista.com


Torcedores do Glorioso,

Já classificado a próxima fase da Sul-Americana depois de bater o Atlético-PR, o Botafogo tem pela frente o clube equatoriano Emelec. Como nosso adversário não tem muita projeção no cenário mundial, muita gente mal ouviu falar, ou sequer sabia da existência deste clube da cidade de Guayaquil. Buscando desvendar os mistérios, veremos o que o glorioso tem pela frente.

O Club Sport Emelec tem como fundador o americano George Lewis Campwell. Nos anos 20, esse senhor era o líder da Empresa Elétrica do Equador, sendo um amante dos esportes, principalmente o beisebol e a luta, decidiu criar um clube de esportes para os funcionários de sua empresa.

Assim, no dia 28 de Abril de 1929, nascia o Emelec na cidade de Gayaquil. Primeiramente os esportes praticados no clube eram os de interesse do fundador. Embora não gostasse de futebol, Campwell aceitou os pedidos de seus funcionários e o esporte bretão passou a fazer parte do clube, juntando-se aos já existentes, sem que os funcionários soubesse, estavam plantando a semente para o Emelec tornar-se um dos clubes mais amados do Equador.

O primeiro título da equipe foi em 1933, quando participou de um torneio contra equipes amadoras de Gayaquil. Com a popularidade crescente, o Emelec passou a ser o principal rival do tradicional Barcelona de Guayaquil. Assim, o clube tornou-se tradicional no futebol, embora seu fundador não gostasse do esporte.

ESTÁDIO GEORGE CAMPWELL

O Estádio do Emelec, como não poderia deixar de ser, traz o nome de seu fundador. O governo da cidade de Gayaquil doou ao clube quatro espaços de terra para a construção do estádio, mas, inicialmente, esse estádio foi construído para abrigar as partidas de beisebol. Em Outubro de 1945, o estádio abriu as portas pela primeira vez e abrigou um jogo de beisebol, aonde Campwell foi o coletor do time.

Algum tempo depois, finalmente o estádio sediou um jogo de futebol, era a partida entre Emelec e um combinado das estrelas das cidades de Manta e da Baía, os "azuis", como são conhecidos os jogadores emelexistas, venceram por 5 a 4.

Em 1947 o estádio foi sede da Copa América, na qual a Argentina sagrou-se campeã, no estádio desfilaram estrelas como: Di Stéfano, Lostau e Méndez. Durante algum tempo o estádio ficou obsoleto, devido a criação do Estádio Modelo Isidro Romedo de Gayaquil, por diversas vezes o estádio teve ameaça de demolição devido a projetos do governo local. O Estádio voltou a abrir em 1991 e desde então foi reformado duas vezes para ampliação de suas dimensões.

UNIFORME
O Emelec utiliza um uniforme em duas cores aparentes, o azul e o cinza. A camisa tem uma faixa, parecida com a do Vasco, em outras fases do time, esta faixa ficava para o outro lado. Os calções são cinza e as meias azuis.

O CRAQUE: AUGUSTÍN DELGADO

A defesa do Botafogo terá muito trabalho nas duas partidas diante da equipe Equatoriana, um dos principais jogadores do Emelec é o armador Augustín Delgado, que participou das copas do mundo de 2002 e 2006 defendendo a seleção equatoriana ao lado de Alex Aguinaga, com quem formou uma dupla de sucesso.
Delgado fez parte do elenco campeão da Libertadores de 2008 pela LDU, sobre o Fluminense, além é claro da conquista de alguns campeoantos equatorianos pelos mais variados clubes do país. Além do Emelec, Delgado já defendeu o Barcelona (EQU), El Nacional (EQU), Cruz Azul (MEX), Necaxa (MEX) Southampton (ING), Aucas (EQU) Pumas (MEX) e LDU (EQU). Augustín Delgado foi o artilheiro das eliminatórias para a Copa de 2002.

TÍTULOS:

O Emelec possui ao todo 10 títulos nacionais

3 comentários:

Fernando Gonzaga disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernando Gonzaga disse...

o Botafogo não pode subestimar o tal timequinho do Equador, principalmente porque vamos enfrentar um clima totalmente adverso lá no Equador na partida de volta...seria de bom grado abrir uma vantagem de pelo menos 2gols, para não passar sufoco lá...

abraço!!

Jessica Corais disse...

Só espero que este jogo não desgaste os jogadores para o Brasileirão. Porém é uma partida importante, o empate acho que está de bom tamanho, ai será decidido no engenhão.

Abraços Jessica Corais