Campeonato Brasileiro
[23/10 e 24/10] .::. Atlético-PR x Fluminense / Botafogo x Vitória / Vasco x Flamengo .::.

domingo, 8 de novembro de 2009

REBAIXAMENTO MAIS DISTANTE

Leandro Guerreiro disputa com Marcelinho Paraíba, Lúcio Flávio observa
Foto: Yahoo
Torcedores do Glorioso,

Mais uma vez o campeonato brasileiro reservou ao Botafogo um momento feliz. Só não vou dizer que a rodada foi perfeita em relação a rebaixamento porque Fluminense e Atlético-PR fizeram seu dever de casa e venceram. No Engenhão, para um público com pouco mais de 12 mil pessoas, muito aquém do esperado, o Bota foi superior ao Coritiba durante todo o jogo, e assim conseguiu a vitória por 2 a 0, com gols de Renato e Lúcio Flávio.

Devido a contusão de André Lima, que se machucou diante do Cerro Porteño (PAR), Estevam Soares optou por Jóbson no comando de ataque deixando Victor Simões como opção no banco de reserva. A volta de Leandro Guerreiro após leve entorse no joelho deu mais consistência à proteção da zaga. Wellington também voltou e junto com Jéfferson foi o responsável por mais uma partida da defesa sem sofrer gols.

Nos primeiros minutos da partida o Bota foi para cima do Coxa. Reinaldo chutou forte de fora da área e Vanderlei jogou pela linha de fundo, aos seis. Dois minutos mais tarde, Alessandro bateu forte e cruzado e o goleiro do Coritiba levou a melhor novamente. Aos 18 minutos, Leandro Guerreiro tabelou com Jóbson e foi a linha de fundo para cruzar, na área, Renato não conseguiu a cabeçada.

Com essa sequência de boas oportunidades, foi a vez do Coxa assustar. Ariel girou bem sobre a zaga, mas bateu fraco na conclusão e Jéfferson evitou. O jogo caiu de ritmo bruscamente, mesmo assim o alvinegro seguia em melhor momento no jogo, mas não o suficiente para concluir em gol. Já o Coritiba não era feliz nos contra-ataques.

O Botafogo conseguiu o seu primeiro gol aos 37 minutos, quando Diego recebeu na intermediária e deu apenas um toque para deixar Renato na cara do gol, o camisa 8 deu um leve toque de pé direito para arrumar e encheu o pé esquerdo para concluir entre o goleiro e a trave, sem chances para Vanderlei. Botafogo 1 a 0. Dois minutos mais tarde, Jóbson limpou um defensor e chutou forte, mas o goleiro do Coxa salvou mais um.

No intervalo o técnico do Coritiba, Ney Franco, sacou o "bravo" Jaílton para apostar no ataque, entrando Marcos Aurélio. Aos cinco minutos o jogador entrou na área botafoguense com tranquilidade e chutou para defesa de Jéfferson. O Bota respondeu com Diego, que também entrou driblando na grande área e Vanderlei também salvou.

O Coritiba teve dois grandes momentos no jogo. Primeiramente com Renatinho que tabelou com Luciano Amaral e chutou a bola a esquerda de Jéfferson. Logo depois, Pedro Ken chutou por cima da meta uma das grandes chances dos paranaenses. Como quem não faz leva, o Botafogo puxou um contra-ataque perfeiro, foram quatro atacantes contra quatro zagueiros, Reinaldo rolou para Lúcio Flávio que limpou dois zagueiros e marcou um golaço no ângulo. 2 a 0.

A partir de então o glorioso cadenciou a partida e teve apenas mais uma chance, em cobrança de falta de Juninho que Vanderlei salvou no susto. Com o apito final, o Engenhão foi ao delírio e o Botafogo conseguiu encher os pulmões nessa reta final. Oalvinegro está a cinco pontos a frente do Fluminense, primeiro na zona perigosa, e está a três pontos de distância da zona de classificação para a Sul-Americana 2010.

Aproveitando o momento, não poderia deixar passar em branco a volta do Vascão para a primeira divisão, parabéns a todo o time e diretoria, parabéns a todos os vascaínos e principalmente parabéns aos futebol carioca.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 2x0 CORITIBA

Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 8/11/2009 - 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF)
Auxiliares: César Augusto de Oliveira Vaz (DF) e Eremilson Xavier Macedo (DF)
Renda/público: R$ 167.818,00 / 12.426 pag.
Cartões amarelos: Wellington (BOT); Pereira, Dirceu, Renatinho (CTB).

GOLS:
Renato, 37'/1ºT (1-0); Lucio Flavio, 22/2ºT (2-0).

BOTAFOGO: Jefferson, Alessandro, Juninho, Wellington e Diego; Leandro Guerreiro, Fahel, Renato (Jônatas, 17'/2ºT) e Lucio Flavio (Emerson, 46'/2ºT); Reinaldo (Victor Simões, 37'/2ºT) e Jobson. Técnico: Estevam Soares.

CORITIBA: Vanderlei; Ângelo (Thiago Gentil, 26'/2ºT), Dirceu, Pereira e Luciano Amaral; Jailton (Marcos Aurélio, intervalo), Leandro Donizete, Pedro Ken (Márcio Gabriel, 32'/2ºT) e Renatinho; Marcelinho Paraíba e Ariel. Técnico: Ney Franco.

4 comentários:

Michel Farias disse...

O time do Botafogo ganhou com muita facilidade o inoperante time do Coxa, acredito que o Botafogo já está na série A do ano que vem.


Abraços!!

http://ofuteboleoscariocas.blogspot.com/

Jessica Corais disse...

Vitória muito importante e necessária do Botafogo.

Ainda não dá tanta tranquilidade, mas foi bastante fundamental a vitória sobre um concorrente direto ao rebaixamento.

Abraço, Jessica Corais

Fernando Gonzaga disse...

esta vitória era mais do que necessária até pela dificuldade que teremos nas próximas partidas...o Diego foi o grande nome da partida, ao lado do Jéferson e do Leandro Guerreiro (sempre eles)...a vitória foi de certa forma tranquila...o Estevam acertou na escalação...

em meu blog, acabei de publicar a entrevista que realizei com o Túlio Maravilha na semana passada...está lá pra quem quiser ver...

abraço!!

Luís Felipe Barreiros disse...

Importatissima vitória alvi-negra. Não acredito mais que o Botafogo caia, tem time para isso.

Grande abraço,

Luís
http://porforadogramado.blogspot.com/