Campeonato Brasileiro
[23/10 e 24/10] .::. Atlético-PR x Fluminense / Botafogo x Vitória / Vasco x Flamengo .::.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

COMENTÁRIOS!


O site FutRJ trouxe a opinião de alguns comentaristas quanto a Taça Guanabara. Vale a pena conferir a matéria!

Por: Paula Martini

O primeiro turno do Campeonato Carioca acabou sem surpresas. Dessa vez, nenhum dos considerados "clubes de menor investimento" conseguiu fazer frente aos quatro grandes do Rio de Janeiro e o Botafogo acabou conquistando o título da Taça Guanabara sobre o Vasco.

O SRZD conversou com alguns especialistas no assunto para tentar descobrir o que acontece com o Estadual de 2010. Será que a explicação é que Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo montaram supertimes e são imbatíveis, ou os pequenos não tiveram bom planejamento? O que esperar para a Taça Rio que começa neste final de semana?

No duelo entre pequenos e grandes, foram apenas três empates no primeiro turno. Na última rodada da Taça Guanabara o Olaria empatou em 0 a 0 com o Fluminense e o Madureira em 2 a 2 com o Vasco. E na penúltima rodada, o mesmo Olaria tirou ponto do Flamengo no jogo que terminou em 3 a 3. Para o narrador Luiz Roberto, o problema está na diferença econômica entre os clubes.

"Os melhores jogadores estão fora do país, aqueles de bom nível que voltaram, ou que ainda não foram para a Europa estão obviamente nos times grandes, e isso aumenta a diferença. O time revela bom jogador, mas logo tem que vender para fazer caixa e ter dinheiro. Tem um abismo econômico entre os clubes e para os pequenos fica difícil manter um elenco forte", disse.

Em 2009, o Resende, conseguiu chegar até a final da Taça Guanabara após vencer o Flamengo por 3 a 1, mas não perdeu o título ao ser derrotado pelo Botafogo por 3 a 0. Em 2007, Madureira e America fizeram uma das semifinais do primeiro turno da competição. O Tricolor Suburbano levou a melhor e foi derrotado pelo Flamengo na final.

Na Taça Rio mais surpresas, dessa vez foram Cabofriense e Volta Redonda, que chegaram até as semifinais. A Cabofriense perdeu o título do turno para o Botafogo. E o Voltaço, em 2005, chegou até a final do Estadual ao vencer a Taça Guanabara, mas perdeu o título para o Fluminense. No primeiro jogo das finais venceu o Tricolor carioca por 4 a 3.

O comentarista e ex-jogador Júnior acredita que esses exemplos fizeram com que Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo se preparassem melhor para 2010 e os ditos "pequenos" não tiveram o planejamento dos outros anos.

"Esse ano parece que os clubes investiram pouco e estão deixando a desejar. Pode tirar o Madureira e Olaria que conseguiram fazer frente aos clubes grandes, mas é muito pouco", contou Júnior.

O apresentador e comentarista Alex Escobar explicou que antes os clubes de menor investimento começavam a preparação em novembro, enquanto os quatro grandes jogavam até dezembro o Brasileiro e tinham pouco mais de 15 dias de férias antes dos Estaduais. Para ele, a ausência das chamadas "zebras" não deixa o campeonato sem graça.

"O fator surpresa acabou. A diferença técnica entre os jogadores é muito grande e o investimento nos clubes de menor expressão do Rio ainda é muito pequeno. O campeonato não fica sem graça sem essas zebras. Assim as coisas ficam nos seus devidos lugares. Acharia o Carioca muito mais sem graça se a semifinal fosse entre dois clubes pequenos, por exemplo. Mas também não precisava ser tão sem surpresas como foi", brincou.

Para a Taça Rio, Escobar acredita que será difícil aparecer uma "zebra". "Elas são mais possíveis na Taça Guanabara. Na Taça Rio, acho que apenas o Botafogo corre risco, porque ganhou o primeiro turno e é normal que o clube dê uma relaxada".

Caso elas resolvam dar o ar da graça no Campeonato Carioca de 2010, o apresentador destaca o America como possível candidato na Taça Rio.

"O clube trocou de treinador. Ponho muita fé no Gabriel, que é muito bom técnico. Acho que ele vai arrumar o time e o America pode surpreender".

Analisando as apresentações na Taça Guanabara, Junior e Luiz Roberto preferiram apontar o Olaria como favorito entre os pequenos no segundo turno.

"O Olaria jogou de igual para igual com os grandes que enfrentou", finalizou Júnior.

Nenhum comentário: