Campeonato Brasileiro
[23/10 e 24/10] .::. Atlético-PR x Fluminense / Botafogo x Vitória / Vasco x Flamengo .::.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

QUANDO VALE... É BICAMPEÃO

Marcelo Cordeiro, Loco Abreu, Herrera e Caio festejam o gol do título
Foto: Pedro Kirilos / Lance
Edição: Ricardo Oliveira (FC OFICIAL)

Seguidores da Estrela Solitária,

Já está virando rotina ver o Botafogo na final do Campeonato Carioca, enquanto tem times que não chegam. Não adianta ser o melhor do campeonato, não adianta ter o melhor time, não adianta golear se na hora decisiva amarela. O Glorioso mostrou ao Vasco mais uma vez que é time de decisão quando se trata desse clássico. Em todos esses anos de história, o cruzmaltino só derrotou o Alvinegro em finais uma vez e já faz muito tempo. O futebol felizmente tem dessas coisas, num dia se é goleado e no outro retribui a vitória e é campeão. O zagueirão Fábio Ferreira e o uruguaio Loco Abreu garantiram a festa.

No início do jogo o Botafogo teve a postura que se esperava dele, recuo, entretanto a equipe mostrou evolução daquilo que foi apresentado contra o Flamengo e também buscava seu lugarzinho no ataque. O primeiro grande momento foi do Vasco, após cobrança de falta pela lateral, Carlos Alberto subiu mais que a zaga e tirou tinta do poste esquerdo de Jéfferson. O Botafogo respondeu de maneira mais objetivo, Alessandro chutou de primeira no cantinho, mas Herrera errou o tempo da bola e serviu como zagueiro evitando o gol.

O Vasco criava suas oportunidades quando a bola passava pelos pés de Carlos Alberto e Phillipe Coutinho, a equipe cruzmaltina tentava marcar também em chutes de fora da área, principalmente com Nílton e Márcio Careca. Em um dos bons lances de ataque, Coutinho tocou para Dodô que tentou iludir Fábio Ferreira, mas acabou errando o tempo da jogada e proporcionou um lance bisonho.

O Botafogo ainda tinha sérias limitações ofensivas e as jogadas aéreas eram as principais tentativas do time. Numa delas, Loco Abreu sofreu pênalti de Fernando ignorado pelo árbitro Marcelo de Lima Henrique. Antes disso, Fahel ainda simulou uma infração dentro da grande área, mas nada foi marcado. A última chance desperdiçada ao fim do primeiro tempo foi do Vasco. Phillipe Coutinho entrou na área driblando e bateu, a bola desviou em Wellington e por pouco não entrou.

Na volta do intervalo o Botafogo já impôs um ritmo intenso ao jogo, logo aos três minutos, Herrera recebeu lançamento e finalizou forte, Fernando Prass defendeu com muita categoria. Enquanto Dodô não fazia nada, Carlos Alberto tentava se virar e quase marcou depois que se livrou da zaga do Fogão. Percebendo que o time precisava de mais qualidade com a bola nos pés, Joel Santana colocou o jovem Caio e sacou Lúcio Flávio. O jogador deu mais velocidade ao time e conseguiu mudar a cara do jogo.

Com o talismã em campo, o Bota abriu o placar. Após cobrança de escanteio de Marcelo Cordeiro, Fábio Ferreira subiu no segundo pau e contou com a falha de Fernando Prass para abrir o placar. O que já era bom ficou melhor. Caio recebeu no meio de campo e Nílton chegou com muita disposição nos pés do menino e foi expulso. A partir daí, a torcida começou a sentir que a noite era do Botafogo. Desesperados, os jogadores do Vasco passaram a caçar Caio em campo. Titi também chegou firme no garoto e levou o amarelo.

No lance seguinte falta de Titi, o próprio zagueiro vascaíno puxou Abreu na área, pênalti e expulsão do defensor. Loco Abreu foi para a cobrança e colocou no cantinho, sem chances para Fernando Prass. 2 a 0. A partir daí foi só festa com a classificação do Botafogo para a quinta decisão de estadual seguida.

Craque do Time: Alessandro

Perna-de-pau: Eduardo


FICHA TÉCNICA:
VASCO 0 X 2 BOTAFOGO

Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 21/2/2010 - 17h1 (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Auxiliares: Dibert Pedrosa Moisés (RJ) e Ricardo Maurício Ferreira de Almeida (RJ)
Renda/público: R$ 2.078.890,00 / 66.957 pagantes
Cartões amarelos: Léo Gago, Titi (VAS); Marcelo Cordeiro, Fábio Ferreira (BOT)
Cartões vermelhos: Nilton, 26'/2ºT (VAS); Titi, 37'/2ºT (VAS)
GOLS: Fábio Ferreira, 24'/2ºT (0-1); Loco Abreu, 39'/2ºT (0-2)

VASCO: Fernando Prass, Élder Granja, Fernando, Titi e Márcio Careca; Nilton, Souza (Rafael Carioca, 20'/2ºT), Léo Gago (Magno, intervalo), (Rodrigo Pimpão, 32'/2ºT) e Carlos Alberto; Philippe Coutinho e Dodô. Técnico: Vágner Mancini.

BOTAFOGO: Jefferson, Fábio Ferreira, Fahel e Wellington; Alessandro, Leandro Guerreiro, Eduardo, Lucio Flavio (Caio, 17'/2ºT) e Marcelo Cordeiro; Herrera e Loco Abreu (Renato, 41'/2ºT). Técnico: Joel Santana.

2 comentários:

Fernando Gonzaga disse...

não gostei da postura da equipe no primeiro tempo, mas depois do intervalo o time se soltou mais e criou mais oportunidades...nossa marcação está de parabéns, mas o nosso meio precisa ser revisto, pois a saída de bola está sendo feita na base do chutão....mas não vou ficar aqui cornetando, pois acredito que o Joel saiba o que este time ainda precisa para chegar ao título carioca...

grande abraço!!

Gabriel Campi disse...

O Botafogo só tem uma jogada, a bola aérea, e funcionou na fraca defesa do Vasco. O time da Colina não acertava o ultimo passe, com Dodô tropeçando na bola. Começar do zero, de novo.
Já está seguindo meu blog? Se não, segue lá! O endereço está aí:

www.blogfutebolnaveia.blogspot.com

Abraços.