Campeonato Brasileiro
[23/10 e 24/10] .::. Atlético-PR x Fluminense / Botafogo x Vitória / Vasco x Flamengo .::.

sábado, 1 de agosto de 2009

NO ÚLTIMO MINUTO E... VITÓRIA

Personagem do jogo: André Lima comemora a vitória
Foto: AGIF

Torcedores do Glorioso,
Tem coisas que só acontecem ao Botafogo. Vocês devem estar estranhando o que essa frase, que sempre é pensada pelo lado negativo, está fazendo logo no início da postagem num dia em que tudo deu certo e o fogão venceu. Acontece é que essa frase só está aqui, porque o Bota não jogou nem metade do que o Barueri jogou e acabou levando sorte para vencer, sorte que faltou nas partidas diante do Coritiba, Náutico e Flamengo. Agora deve ser assim, para vencer, é preciso jogar mal, se jogar bem, prepare-se para uma frustração. André Lima salvou nossa pátria balançando a rede duas vezes, Márcio Careca descontou.

Em meio a essa vitória conseguida no último suspiro eu não tenho nem o que falar contra o time, apesar dos erros bobos de marcação e posicionamento que acompanham o Botafogo desde que eu me lembre. Lúcio Flávio novamente foi um gigante em campo, é verdade que sumiu por uns dez minutos, mas conseguiu mostrar sua força em campo, André Lima marcou dois gols, mas foram gols na vontade, na raça, sem técnica alguma. Parabéns também para a torcida, que gritou queremos raça e cantou com o time o segundo tempo todo, até o gol que coroou a vitória. Após o jogo, um aplauso duradouro diante a comemoração alvinegra de André Lima.

Nos primeiro 15 minutos o Botafogo foi dono do jogo, embora com uma superioridade nítida, o Bota só conseguiu dois chutes ao gol, ambos com Lúcio Flávio. O Barueri equilibrou a partida e exatamente aos 16 minutos conseguiu seu primeiro chute a gol, Ralf mandou um chutaço da entrada da área e Castillo se esticou todo para salvar com a ponta dos dedos. Com esse equilibrio, o Botafogo foi levando a pior na partida, com três zagueiros fixos, ambos com mais de 1,90m o Barueri bloqueava as tentativas do alvinegro, enquanto isso, Fernandinho assustava a defesa do Bota com decidas rápidas.

De tanto insistir nos cruzamentos, o Botafogo acabou sendo recompensado com a jogada que parecia a mais manjada e sem objetivo até então. Juninho ergueu na área, Batista testou, o goleiro Renê rebateu e o caneleiro mais habilidoso do Brasil (me desculpe Obina), empurrou para a rede, André Lima, Fogão 1 a 0. É, tudo parecia tranquilo, mas aí apareceu Fernandinho que rabiscou a defesa do Botafogo e rolou para trás, Márcio Careca chegou enchendo o pé para estufar a rede. Quando a bola entrou, já passavam dos 44 minutos, era o filme se repetindo e foi esse o papo do intervalo, os gols no final do jogo.

Sem alterações, e sob vaias, os dois times voltaram a campo. O panorama do jogo não mudou, o Barueri parecia mais perto do gol, enquanto o Botafogo, desorganizado, não criava. Assim Ney Franco se viu obrigado a mudar, e foi logo uma mudança dupla. Renato e Batista sairam para as entradas de Jonatas e Reinaldo, respectivamente. Passou um pensamento em minha cabeça: -" O Ney Franco é maluco? A gente está tomando pressão e ele coloca mais um atacante para tirar um cabeça de área? Tinha que ter tirado o André Lima".

Pensamento errado, as vezes nós, torcedores, subestimamos aqueles que estão com os jogadores todo dia, Ney Franco talvez tenha feito as alterações mais certas da carreira dele. O Botafogo ganhou corpo no meio campo e qualidade no ataque. As jogadas começaram a aparecer, mesmo com o Barueri estando cada vez mais vivo em campo. Victor Simões ganhou no lado esquerdo e meteu para a área, André Lima desviou e por pouco não marcou. Minutos depois Lúcio Flávio apareceu de surpresa e colocou a bola no canto de Renê, mas a bola tirou tinta da trave e não entrou.

Nos últimos 15 minutos, não havia mais esquema tático, nem posições fixas, o Glorioso passou a usar o fator campo e a contar com o apoio da sua torcida em busca do gol salvador. Como se fosse num gol de ouro em final de Copa do Mundo (guardada as devidas proporções) o Botafogo foi valente e foi para cima. Toda a mágoa guardada nas últimas partidas pelos gols que levou no final, fez o time ter vontade até alcançar o objetivo. Jonatas começou a jogada e tocou para Reinaldo que de primeiro tocou para André Lima soltar o pé direito e balançar a rede para decretar o delírio no Engenhão, enfim a sorte virou para o nosso lado. Nas entrevistas, Leandro Guerreiro retratou o que é o Botafogo: -"Com a gente sempre tem que ser difícil, por mais que a gente se esforçe, parece que fica cada vez mais complicado".


BOTAFOGO 2 X 1 BARUERI

Estádio: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 01/08/2009 - 18h30 (Brasília)
Árbitro: Arilson Bispo da Anunciação (Aspirante FIFA-BA)
Auxiliares: Altemir Hausmann (RS) e Marco Antonio Martins (SC)
Renda/público: R$ 139.367,50 / 12.432 presentes
Cartões amarelos: André Lima e Alessandro (BOT); Márcio Careca, Leandro Castan, Bruno Ribeiro e Ralf(BAR)
GOLS: André Lima, 36'/1°T (1-0); Marcio Careca, 44'/1°T (1-1); André Lima, 46'/2°T (2-1).

BOTAFOGO: Castillo, Wellington, Juninho e Eduardo; Alessandro (Thiaguinho, 28'/2°T), Leandro Guerreiro, Renato (Jônatas, 10'/2ºT) Lucio Flavio e Batista (Reinaldo, 10'/2ºT); André Lima e Victor Simões. Técnico: Ney Franco.

BARUERI: Renê, Leandro Castan, Xandão e André Luiz; Bruno Ribeiro (Márcio Hahn, 22'/2°T), Ralf, Everton, Thiago Humberto e Márcio Careca; Fernandinho (Willian, 40'/2°T) e Luis. Técnico: Estevam Soares

Nenhum comentário: