Campeonato Brasileiro
[23/10 e 24/10] .::. Atlético-PR x Fluminense / Botafogo x Vitória / Vasco x Flamengo .::.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

MARACANÃ FECHADO!

Flamengo pode ficar sem palco principal na final da Libertadores
Foto: Globoesporte.com



Após a secretária estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Márcia Lins, ter afirmado que o Maracanã só fechará em setembro, após a final da Taça Libertadores, marcada para agosto, o chefe da Casa Civil, Régis Fitchner, afirmou que a data-limite para o fechamento do estádio será decidida em reunião entre empreiteiras, a Fifa e a CBF. Portanto, caso o Flamengo chegue a final da competição sul-americana, o clube terá que ser obrigado a escolher outro estádio para atuar.

De acordo com o gerente das pastas do Governo do Estado, somente com o projeto final será possível fazer esta previsão. Ele frisou que nenhuma medida será tomada sem o aval da Fifa, respeitando os prazos estipulados.

- A secretária tem esse desejo, mas ainda não podemos dar a garantia de que o estádio será fechado em setembro - assegurou Fichtner.

Fitchner disse que as obras no Maracanã começarão no dia 1º de março, quando se encerra o prazo dado pela Fifa para serviços de sondagem que não dependem do resultado de licitação. Segundo o jornal "O Globo", a previsão é que o vencedor da concorrência seja conhecido em meados de março.

No dia 9, o Governo do Estado e a Prefeitura apresentarão à Fifa, em sua sede na Suíça, o projeto de modernização do Maracanã, além das obras que serão realizadas em seu entorno, como a construção da passarela que ligará o complexo esportivo à região da Quinta da Boa Vista.

Para atender às exigências da Fifa, o ex-maior estádio do mundo perderá mais quase 13 mil assentos para a Copa de 2014. Mesmo com a reforma que fechará o estádio por dois anos e consumirá R$ 745 milhões, a capacidade será reduzida dos atuais 95,4 mil pessoas para 82,5 mil, porque uma parte do anel superior onde atualmente ficam os camarotes, que serão deslocados para outro ponto, não atende à chamada curva de visibilidade. A revelação foi feita pelo subsecretário estadual de Urbanismo, Vicente Loureiro.

- A Fifa exige que, em diagonal, a distância máxima dos assentos até as linhas de escanteio não ultrapasse os 190 metros. Ficaremos com cerca de 12,9 mil lugares fora dessa regra. Não havia como atender a Fifa e manter o estádio como foi contruído - explicou Loureiro, segundo "O Globo".

Fonte: O Globo e Lancenet!

Nenhum comentário: