Campeonato Brasileiro
[23/10 e 24/10] .::. Atlético-PR x Fluminense / Botafogo x Vitória / Vasco x Flamengo .::.

sábado, 21 de março de 2009

FRED CHEGOLLL!

Fred comemora o segundo gol tricolor
Foto: Globoesporte.com


Caros amigos tricolores,

Dois jogos e três gols. Esse é Fred. Como diz a música, “Fred vai te pegar”. E é bom os adversários ficarem de olhos abertos, porque o artilheiro está com fome de gols, depois do bom tempo sem jogar no Lyon-FRA. Um possível adversário já abriu os olhos: o finalista Botafogo, através das declarações do atacante Reinaldo e do técnico Ney Franco. Concordo com eles, mas esse ainda não é o Fluminense que a torcida quer ver, mas as atuações sob o comando do técnico Carlos Alberto Parreira estão mais convincentes do que as com René Simões. Com Parreira, o Tricolor conquistou três vitórias em três jogos, e com mais duas, uma na era Simõese outra com o interino Gilson Gênio, chegou a cinco consecutivas, marca inédita em 2009. E isso é importante: uma seqüência de vitórias, para dar moral ao time, que é considerado muito bom, entretanto não demonstrou todo o potencial em campo.

Falando das partidas contra o Macaé, no último domingo, e contra o Bangu, hoje, algumas coincidências; mesmo placar (3 x 1), virada tricolor e gols de Fred. Mesmo não jogando bem nestas duas partidas, o Fluminense mostrou capacidade de reverter o placar adverso. E como é importante ter um jogador diferenciado como Fred: com ele em campo, a referência no ataque fica qualificada, e isso faz com que os amadores tricolores – Thiago Neves e Conca – consigam “dialogar” as jogadas de ataque, pois sabem que existe alguém com capacidade para colocar na rede. Com estas duas vitórias, o Fluminense chegou a 12 pontos e lidera o grupo A da Taça Rio.

Mas como nem tudo são alegrias, as tristezas: nestas duas partidas, e como eu já havia salientado, o Fluminense não teve uma boa saída de bola. Um volante, “carregador de pianos” é até aceitável, mas dois não. O que quero dizer? Que se joga Jaílton, Fabinho ou Wellington Monteiro (para mim não existe diferença entre eles), o outro jogador que entrar em campo deve ter um pouco mais de qualidade nos passes, para que a bola chegue até Thiago Neves e Conca rapidamente, e não que eles voltem para buscar, porque se o fizerem, o ataque ficará isolado. Acho que dois jogadores podem fazer isso: Leandro Bonfim e Diguinho. O primeiro tem muita habilidade, mas tem um problema: como se machuca. Já o ex-volante do Botafogo ainda não repetiu as atuações que teve no alvinegro carioca. As laterais também são posições carentes no Flu, mas nesta partida contra o Bangu, Mariano até que jogou melhor do que nas últimas partidas, o que também não era tão difícil.

O próximo jogo do Fluminense será na próxima terça-feira, às 19h30min, contra o Friburguense, fora de casa, no estádio Eduardo Guinle.

Nenhum comentário: