Campeonato Brasileiro
[23/10 e 24/10] .::. Atlético-PR x Fluminense / Botafogo x Vitória / Vasco x Flamengo .::.

quinta-feira, 12 de março de 2009

PREOCUPANTE!

Jogadores comemoram o gol do lateral-esquerdo Juan em cobrança de falta
Foto: Agência Estado


Torcedores do Mais Querido do Brasil!

Vocês podem estar perguntando como posso colocar no título da postagem a palavra "preocupante" para descrever o jogo de ontem, diante do Duque de Caxias, que o Flamengo venceu por 4 a 2, manteve os 100% de aproveitamento na Taça Rio e lidera o Grupo B do Campeonato Carioca.

Além da dura pena que afastará o presidente Márcio Braga por 1440 dias por agredir o Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro, o caos extra-campo anda mexendo com a cabeça da equipe e pode desestruturar o Flamengo para o restante da temporada. Léo Moura, principal jogador da vitória fácil contra a equipe da Baixada pode estar se despedindo da Gávea rumo ao CSKA, comandado por Zico. Juan, Josiel, Ibson e Jonatas são outros jogadores que podem sair na abertura da janela de transferências para a Europa, como também é o caso do goleiro Bruno, que após a confusão com o auxiliar-técnico Andrade, afirmou que se ele estiver atrapalhando o grupo, pode ser outro atleta que deixará o Rubro-Negro.

Com a expulsão de Ibson no segundo tempo, ficou evidente a queda de rendimento da equipe e consequentemente os gols sofridos que poderiam complicar a situação do Flamengo no jogo se não fosse os quatro gols já marcados.

O esquema tático criado pelo técnico Cuca dando liberdade ao "meia-lateral", Léo Moura, com a cobertura de Everton Silva e as triangulações no meio-campo tem sido o ponto forte da equipe. Entretanto, o ataque continua isolado. Principalmente Josiel, que dificilmente foi notado no primeiros minutos da partida, mas conseguiu anotar o seu.

Apesar do domínio no começo da partida, quem arriscou primeiro foi o Caxias com um chute de Alberoni. O Flamengo continuou com o domínio da posse de bola. Juan buscando o jogo era um das principais armas de ataque, bem diferente da última partida na qual foi vaiado impiedosamente pela torcida.

Depois de seguidas chances desperdiçadas, aos 19 minutos, Ibson sofreu falta na entrada da área. Bruno apareceu para a cobrança, mas Juan cobrou e marcou um golaço. Fla 1 a 0.

O Flamengo reduziu o ritmo, mas administrava a partida sem maiores sustos. Aos 36, Léo Moura apareceu na nova função com um belo lançamento para Zé Roberto, que cruzou rasteiro e Josiel escorou para marcar o segundo. Quase ele perdeu, mas o que valeu foi o gol.

Na volta do intervalo, o Caxias sofreu o terceiro gol rapidinho com menos de cinco muinutos. Numa troca de passes rápida, Zé Roberto deixou Léo Moura livre para entrar na área e tocar na saída do goleiro adversário. Fla 3 a 0.

Aos 11 minutos um feito para o Flamengo. Desde 2007, quando Renato Abreu ainda atuava com a camisa do Mengão, que o clube não marcava dois gols de falta no mesmo jogo, porém Léo Moura tratou de quebrar esse tabu. Com uma cobrança magnífica, o camisa 2 estufou a rede. 4 a 0.

Com o resultado "garantido", Cuca mexeu na equipe. Paulo Sérgio entrou na vaga de Josiel e na primeira oportunidade na grande área, sem marcação, o jovem atacante chutou para fora, para a ira da torcida que iria ficar irritadíssima logo após.

Ibson com o segundo cartão amarelo foi expulso e o Flamengo acabou se desarrumando em campo. Fábio Luciano cometeu penalti aos 36. Edivaldo cobrou bem e diminuiu. Três minutos depois, em falha da marcação, o mesmo atacante marcou o segundo gol do Caxias.

Por sorte a partida estava no fim e a preocupação com relação a qual elenco o Flamengo disponibilizará ao técnico Cuca para o restante da temporada fica pairando no ar. A crise impossibilita a contratação de verdadeiros reforços e a debandada parece comum e impossível de ser revertida, como uma das alternativas para salvar o clube dos problemas financeiros.

O próximo compromisso do Flamengo é no sábado contra o Tigres do Brasil, no Maracanã.


FICHA TÉCNICA:
DUQUE DE CAXIAS 2 X 4 FLAMENGO


Estádio: Raulino de Oliveira , Volta Redonda (RJ)
Data/hora: 11/03/2009 - 21h50 (de Brasília)

Renda/público: R$ 27.650 / 2.133 pagantes

Árbitro: Pablo dos Santos Alves (RJ)
Auxiliares: Jackson Lourenço Massara dos Santos (RJ) e João Luiz Coelho de Albuquerque (RJ)

Cartões amarelos: Welinton, Ibson, Toró, Fábio Luciano, Zé Roberto (FLA); Eduardo Telles, Cadu, Renatinho, Alberoni (DCA)
Cartões vermelhos: Ibson, 28'/2ºT (FLA)

DUQUE DE CAXIAS: Borges, Arílson (Fábio Valle), Henrique, Eduardo Telles e Alan; Léo Oliveira, Alberoni, Cadu (Juninho) e Renatinho; Deni (Zé Carlos) e Edivaldo. Técnico: Marcelo Buarque.

FLAMENGO: Bruno (6.0), Everton Silva (6.0) (Toró - 5.5), Fábio Luciano (5.0), Welinton (5.5) e Juan (6.5); Aírton (5.5), Willians (6.0) (Kleberson - 5.5), Leonardo Moura (8.0) e Ibson (6.5); Zé Roberto (6.5) e Josiel (6.0) (Paulo Sérgio - 5.0). Técnico: Cuca (6.5)

Um comentário:

Colin Foster disse...

o lado direito do flamengo está muito forte, com leo moura e everton silva, uma grata surpresa. olho de forma cética para essa possível debandada. já falaram numa possível debandada nacional no fim do ano, e não aconteceu, a crise não afetou o futebol em termos de saída de jogadores. agora, se oferecem 12 milhões (multa rescisoria) por um jogador de 30 anos, como o leo moura, a proposta tem de ser aceita. é momento de reestruturação na gávea, hora de apostar na garotada, fazer um trabalho mesmo de remontagem do grupo. nao acredito na saída do juan, vive má fase. josiel e jonatas serão ausencias sentidas apenas no numero do elenco. ibson sim, seria uma grande perda. é o motor do time há anos.

é hora de rezar, nação...