Campeonato Brasileiro
[23/10 e 24/10] .::. Atlético-PR x Fluminense / Botafogo x Vitória / Vasco x Flamengo .::.

sexta-feira, 6 de março de 2009

"LAÇOS FORA", DOM PEDRO-DF

Jean Carioca comemora seu primeiro gol pelo Bota
Foto: Agência Estado
Torcedores do Glorioso,

Ainda sob o efeito do título da Taça Guanabara, o Botafogo foi até a capitão do Brasil encarar o Dom Pedro-DF. O rival do Fluminense não tem mais o time todo composto por bombeiros, são todos jogadores profissionais, onde se destaca o atacante Renaldo, que jogou, entre outros clubes, pelo Atlético-MG. Mesmo sem brilho e deixando o jogo correr, o Bota venceu, no sufoco, por 2 a 0 eliminando o jogo da volta.

O Dom Pedro-DF teve problemas em seu estádio, portanto teve que jogar no Bezerrão, estádio do Gama que foi reinaugurado com a vitória da seleção brasileira por 6 a 2 sobre a seleção portuguesa. Estádio belissímo, por sinal, que não deixa nada a desejar para os dos grandes centros futebolísticos do país.

Sem o gramado como obstáculo, o glorioso foi em busca da vitória para eliminar o jogo de volta e assim ter uma Taça Rio mais tranquila sem preocupações com a Copa do Brasil. Nos primeiros dez minutos o Botafogo dominou todas as ações ofensivas, mas sentia muita falta de Victor Simões. Jean Carioca até esteve bem, mas não mostrava muita qualidade na finalização e Reinaldo pouco apareceu. Percebendo isso, o rival do Flu viu que "o bicho não era tão feio" e partiu em busca da vitória.

A iniciativa tomada pelo time da casa fez o jogo ficar mais aberto e as oportunidades começaram a surgir, porém o jogo sonolento permanecia e a cada olhada no tempo vinha o pensamento: "ainda?". É, quando o jogo é fraco tecnicamente o tempo demora a passar... Melhor para o Botafogo que tinha que furar, por pelo menos duas vezes, a defesa do Dom Pedro-DF.

Deixando espaços e jogando mal de verdade, o Glorioso foi surpreendido por uma cabeçada de Renaldo que explodiu no travessão de Renan. O gol desperdiçado pela estrela do time da casa faria uma diferença enorme no decorrer do jogo. Ney Franco então pediu um time mais ofensivo, uma postura de time grande e o Botafogo passou a dominar o jogo até o término dos 45 minutos iniciais. A superioridade se transformou em gol aos 29 minutos. Maicosuel cobrou escanteio da direita e desta vez a bola não chegou em Fahel, ela passou por toda a defesa e encontrou o pé de Jean Carioca. 1 a 0. Alguns dizem que a bola fez uma curva por fora, a conferir...

O jogo foi para o intervalo e o Bota tinha uma vantagem que até ali era fundamental. O Dom Pedro- DF só parecia preocupado em forçar um jogo no Rio de Janeiro, hipótese que nem passava pela cabeça de Ney Franco, sob o risco de prejudicar o planejamento do segundo turno do carioca.

Na volta do intervalo, os times vieram sem alterações, mas o Botafogo mostrou um futebol um pouco mais envolvente e com maior qualidade ofensiva. Antes dos dez minutos, duas oportunidades já haviam assustado o goleiro Fernando. Porém o tempo não se alterava, parecia demorar a passar e a lentidão no jogo voltou pouco depois.

O jogo voltou a ficar morno aos 18 minutos, Maninho cobrou falta com extrema categoria e Renan viu novamente seu travessão balançar, quase o empate. A resposta do Botafogo foi fatal, Jean Carioca alçou na área, a zaga não cortou e Thiaguinho deu passe preciso para Reinaldo apenas escorar, 2 a 0, o placar que garantia a classificação.

O jogo passou a ser tudo ou nada para o time da casa que se lançou ao ataque inconscientemente. Percebendo que a defesa do time candango não acompanhava as decidas do ataque e frequentemente tomava bola nas costas. Ney Franco colocou o garoto Júnior no ataque. E foi dele o lance mais próximo do terceiro gol. O camisa 18 recebeu livre e avançou em velocidade, a conclusão foi em cima do goleiro e no rebote ele chutou pela linha de fundo quando tinha o opção de passe para Reinaldo. A partida terminou sem o Dom Pedro-DF marcar e o Bota comemorou a classificação ao som de "Na beira do caos", música composta pelo técnico Ney Franco.

DOM PEDRO (DF) 0 X 2 BOTAFOGO

Estádio: Bezerrão (DF)
Data/hora: 5/3/2009 - 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Elmo Alves Resende (GO)
Renda/público: R$ 294.600,00 e 14.730 pagantes
Cartões amarelos: Taru, Renaldo e Gabriel (DPE); Maicosuel (BOT).

GOLS: Jean Carioca, 29'/1ºT (0-1); Reinaldo, 23'/2ºT (0-2)

DOM PEDRO (DF): Fernando; Rafael, Léo, Rodrigo Melo e Júlio (Juninho - 33'/2ºT); Gabriel, Taru (Mazinho - 26'/2ºT), Maninho e Mailson; Renaldo e Índio. Técnico: Fernando Tonet.

BOTAFOGO: Renan; Leandro Guerreiro, Emerson (Júnior - 16'/2ºT) e Juninho (Lucas Silva - 37'/2ºT); Alessandro, Fahel, Léo Silva, Maicosuel (Wellington Júnior - 28'/2ºT) e Thiaguinho; Jean Carioca e Reinaldo. Técnico: Ney Franco.

Nenhum comentário: