Campeonato Brasileiro
[23/10 e 24/10] .::. Atlético-PR x Fluminense / Botafogo x Vitória / Vasco x Flamengo .::.

domingo, 1 de março de 2009

É CAMPEÃO!!! É CAMPEÃO!!!

A camisa 7 desequilibrou mais um vez em favor do Botafogo
Foto: O Globo

Torcedores do Glorioso,

O urubu secou, o pó-de-arroz secou, o bacalhau secou - todos assistindo a TV - e o Glorioso goleou. Não teve zebra nem vexame - como certos times fizeram- , o fogão não amarelou e mostrou ao Resende a força de sua camisa, principalmente da mística camisa 7, que hoje abençoou REInaldo. Claro que vão vir as tradicionais desculpas: "Ah, era o Resende", "O Resende não jogou nem metade do que jogou contra o Flamengo." Entre outras coisas. Tudo desculpa de perdedor, pode ser Taça Guanabara, mas, pela quarta vez consecutiva, vou ver meu time na final do carioca, coisa que alguns torcedores não vêem desde 2004.

A partida começou morna, acompanhada do forte calor que fazia na cidade maravilhosa que hoje completou 444 anos ao som do hino do Glorioso. A marcação do Resende era forte e os contra-ataques perigosos, mas o Bota contornava isso com domínio amplo do meio-campo, as chegadas de Leandro Guerreiro e Juninho faziam um apoio positivo ao ataque e complicavam bastante a defesa que tinha de se preocupar com mais jogadores rondando a meta perigosa, aos poucos o Resende foi pressionado em seu campo de defesa e então o Botafogo pode criar as jogadas na frente.

A primeira jogada de perigo foi com Leandro Guerreiro que chutou de direita e mandou para fora, aos 14 minutos Alessandro cruzou na área, mas Reinaldo cabeceou por cima. Aos 20 minutos Thiaguinho não deixou o ritmo cair e soltou uma bomba no meio do gol acordando o goleiro do Resende. O Bota então passou a sentir bastante o calor e oferecia espaços para o Resende atacar, porém essa não era a tarde de Bruno Meneghel, ele pouco exigiu defesas de Renan.

Com 28 minutos a estrela de Maicosuel começou a brilhar, o meia arrumou um carnaval fora de hora no setor esquerdo da defesa do Resende e cruzou na área, Reinaldo não conseguiu o chute e a bola passou no meio de suas pernas. Reinaldo teve outra oportunidade minutos mais tarde e nessa não desperdiçou. Emerson subiu bem ao ataque e lançou Fahel, o volante mandou para a área, a bola carimbou dois zagueiros e sobrou para Reinaldo, de pé direito, balançar a rede de Cléber. É o número 7!! 1 a 0 Fogão.

O gol gerou um frisson no estádio, os mais de 70 mil pagantes começaram a cantar músicas de incentivo e o Resende, fragilizado, sentiu o golpe fulminante do Glorioso. Outras oportunidades surgiram com Alessandro e com o próprio Reinaldo, mas nada de muito perigo, então o segundo gol, que já estava amadurecendo, foi adiado para a segunda etapa.

Na volta do intervalo o excelente treinador Carlos Roy, sacou o apagadinho Márcio Gomes e colocou Beto. Com três minutos da nova formação o Resende poderia ter empatado. Cruzamento na área e Bruno Meneghel apareceu livre cabeceando para baixo, como manda o figurino, a bola quicou no gramado obrigando Renan a fazer uma defesa linda salvando o Botafogo de tomar o empate que traria problemas para o restante do jogo.

Ney Franco já se preparava para a mudança dupla quando o alvinegro de General Severiano balançou a rede no momento certo. Lucas Silva, que seria um dos substituídos, recebeu passe de Juninho, driblou o goleiro e bateu meio desequilibrado, a bola foi na direção do gol e quicando no gramado irregular, dava a impressão de que não entraria, mas ela deu um toque na trave e tomou o rumo do gol. 2 a 0 Botafogo.

Lucas Silva, que fatalmente seria vaiado, deu lugar a Jean Carioca e saiu aplaudido. Léo Silva também entrou, na vaga de Emerson. O técnico Roy colocou o veterano Viola em campo, junto a ele entrou Hiroshi (aquele da bomba e do golaço contra o urubu secador). Mas o Botafogo não deu espaços para o Resende descontar e abusava do direito de perder gols lá no ataque. Aos 18 minutos, Jean Carioca recebeu bom passe e soltou um chutaço de direita, o goleiro Cléber desviou levemente e a redonda carimbou o poste direito.

Quem voltou a aparecer com destaque foi Maicosuel, as jogadas plásticas do camisa 10 obrigaram o jogador Fred a rasgar o manto alvinegro que vestia o meia. Ele foi obrigado a trocar de camisa e um torcedor chegou a pedir o uniforme, mesmo rasgado, ao massagista, mas não foi atendido.

A resposta de Maicosuel em relação a camisa rasgada viria em campo e com gol. Naílton já havia sido expulso quando Léo Silva soltou a bomba, o goleiro Cléber defendeu dando rebote para Wellington Júnior que pegou torto na bola, mas contou com a falha do goleiro e do zagueiro, a pelota ficou livre com Maicosuel que só empurrou para fazer o terceiro. Nesse momento os gritos de "É campeão" já tomavam conta do Maracanã e não diminuiram mesmo após a expulsão injusta de Wellington Júnior. A partir de então, foi só deixar a bola correr aos gritos de olé e em seguida soltar, em definitivo e com sobras, o de "É campeão!!! É campeão!!! É campeão!!!".

PS1: Parabéns, Diguinho. Excelente escolha em trocar o Bota pelo Flu, se não fosse isso hoje não teríamos o Fahel em fase incrível.
PS2: Quinta-feira o Bota estreia na Copa do Brasil contra o Dom Pedro-DF, famoso time de bombeiros que bateu o Fluminense na TERCEIRA DIVISÃO.

Botafogo 3 x 0 Resende

Data/hora: 1/3/2009 - 16h
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: João Batista Arruda (RJ)
Assistentes: Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ) e Wagner Almeida Santos (RJ)
Cartões amarelos: Bruno Leite, Naílton, Beto (Resende); Wellington Júnior e Maicosuel (Botafogo)
Cartões vermelhos: Naílton (Resende) e Wellington Júnior (Botafogo)
Renda e público: R$ 1.251,174 / 72.301 pagantes (75.350 presentes)
GOLS: Reinaldo, 34'/1ºT (1-0), Lucas Silva, 6'/2ºT (2-0) e Maicosuel,
40'/2ºT (3-0)

BOTAFOGO: Renan, Wellington, Juninho e Emerson (Léo Silva, 8'/2º);
Alessandro, Leandro Guerreiro, Fahel, Maicosuel e Thiaguinho (Wellington Jr., 38'/2ºT); Lucas Silva (Jean Carioca, 8'/2º) e Reinaldo - Técnico: Ney Franco

RESENDE: Cléber, Márcio Costa (Beto, intervalo), Naílton e Breno; Bruno Leite (Hiroshi, 10'/2ºT), Márcio Gomes, Fred, Léo (Viola, 10'/2ºT) e Marquinhos; Bruno Meneghel e Fabiano - Técnico: Antônio Carlos Roy

VideoBlog - Melhores Momentos de Fogão campeão 3 x 0 Resende