Campeonato Brasileiro
[23/10 e 24/10] .::. Atlético-PR x Fluminense / Botafogo x Vitória / Vasco x Flamengo .::.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

GARANTIDOS OS 600 PONTOS

Juninho comemora: capitão foi alvo de críticas da torcida
Foto: Paulo Sérgio / Lance
Torcedores do Glorioso,

Já está mais do que provado: Com o Botafogo tudo é mais difícil. Parece que o campo fica maior, a bola fica mais pesada, o ar falta, os chutes não saem certo, o gol fica pequeno e o tempo corre demais. Precisando do resultado, o alvinegro foi empurrado por cerca de pouco mais de 6 mil torcedores, o jogo foi sofrido, foi apertadinho, mas o "600 pontos" deixaram o fogão respirar aliviado, pelo menos nessa rodada. Juninho, de pênalti, marcou o gol salvador.

Desfalcado de Lúcio Flávio, Estevam Soares optou por Jonatas para compor o meio-campo. Embora o maestro precisasse deste descanço para colocar a cabeça no lugar após o pênalti desperdiçado no último domingo, não sabiasse o que esperar do Jonatas, que saiu por indisciplina e voltou com status de bom moço.

As primeiras ações ofensivas da partida foram todas dos pernambucanos. Aquele botafoguense acostumado com seu Botafogo, pensou: "O Náutico vai vencer". Logo com cinco minutos, após cruzamento na área, dois atacantes do Timbu se esticaram tentando o desvio, a bola passou pelos dois e tomou a linha de fundo. Aos 18 minutos Jéfferson voltou a ser ameaçado, desta vez ficou cara a cara com Carlinhos Bala, a única opção foi cometer falta no atacante do Náutico. O árbitro marcou falta e aplicou cartão ao goleiro do Bota.

O Glorioso resolveu acordar, mas a essa altura o jogo já estava com incríveis 25 minutos, para quem torcia, não parecia ter mais do que 10. O primeiro lance de perigo do Bota veio num chute de Léo Silva, que tirou tinta do travessão e foi pela linha de fundo. Aos 41 minutos, Reinaldo puxou contra-ataque com rapidez e serviu Jóbson, na frente do goleiro ele não conseguiu concluir.

No segundo tempo o Bota voltou mais ligado. Apesar de ter superioridade na posse de bola, o Botafogo viu o primeiro ataque da segunda etapa ser do Náutico. Tuta ficou de cara com Jéferson que fechou o ângulo e salvou mais uma (alguém lembra do Castillo?). O alvinegro tentava o ataque, mas não conseguia concluir a gol, Estevam tirou André Lima e colocou Victor Simões, buscando dar mais força e cadencia ao ataque.

Aos 28 minutos, coube aos homens de defesa fazerem a diferença na partida. Diego invadiu a área e foi derrubado por Johnny, pênalti duvidoso, mas como teve um pênalti não assinalado em cima de Reinaldo na primeira etapa, compensou. Ao contrário do que se esperava, viu-se um Engenhão calado e travado diante a possibilidade do primeiro gol. Para cobrança veio o capitão Juninho. Ele foi para a bola e jogou no canto direito, o goleiro chegou a tocar na bola, mas não evitou. 1 a 0.

A partir de então, o Bota tinha mais ou menos 20 minutos para garantir o resultado, ou fazendo mais um, ou não tomando. Melhor na partida, o fogão conseguia ter a posse de bola, entretanto ainda deu espaços para que o Náutico tivesse oportunidades, mas não foi nada que assustasse. E assim ficou no Engenhão. Botafogo 1,Náutico 0.

FICHA TÉCNICA:
BOTAFOGO 1 X 0 NÁUTICO

Estádio: Olímpico João Havelange, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 28/10/2009 - 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Leonardo Gaciba da Silva (FIFA-RS)
Auxiliares: Paulo Ricardo Silva Conceição (RS) e Marcelo Bertanha Barison(RS)
Renda/público: R$ 90.760,50 / 6.127 pagantes

Cartões amarelos: Jefferson, Reinaldo, Jônatas, Alessandro e Renato (BOT); Márcio, Vagner, Johnny e Mariano Torres (NAU)

GOL: Juninho, 27'/2°T (1-0)

BOTAFOGO: Jefferson, Alessandro, Juninho, Wellington e Diego; Leandro Guerreiro, Léo Silva (Renato, 23'/2°T), Jônatas e Reinaldo; Jobson (Rodrigo Dantas, 33'/2°T) e André Lima (Victor Simões, 14'/2°T). Técnico: Estevam Soares.

NÁUTICO: Glédson, Fernando, Vágner e Márcio; Patrick, Johnny (Anderson Santana, 38'/2°T), Aílton, Irênio (Mariano Torres, 33'/2°T) e Michel; Carlinhos Bala e Tuta (Elton, 20'/2°T). Técnico: Geninho.

Um comentário:

Fernando Gonzaga disse...

esta vitória valeu mesmo só pelos 3pontos conquistados, pois a atuação foi desastrosa....apesar da necessidade de continuar vencendo, um empate no Beira Rio não pode ser desprezado...

abraço!!