Campeonato Brasileiro
[23/10 e 24/10] .::. Atlético-PR x Fluminense / Botafogo x Vitória / Vasco x Flamengo .::.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

NA VONTADE, BOTA ARRANCA EMPATE

William, do Avaí, deu trabalho ao zagueiro Wellington
Foto: Globoesporte.com
Torcedores do Glorioso,

Como nosso colega de blog Renan já havia adiantado, o Botafogo foi aguerrido na partida de hoje, entretanto, não foi aguerrido o suficiente para vencer até porque o árbitro foi um tanto covarde, mas o importante agora é somar pontos. Já estamos há três além do G4 do mau e a dois do Coritiba. Hoje, no Engenhão, 33 mil alvinegros viram o empate em 2 a 2 contra o Avaí, e depois ainda vem qualquer "jornalistazinho" falar mal da torcida alvinegra, haja paciência...

No dia da criança, nada melhor do que uma tarde com a brincadeira preferida dos meninos brasileiros, o futebol. Assim Botafogo e Avaí foram medir forças na partida válida pela 29ª rodada da competição. Os catarinenses saíram na frente, com gols de Emerson e William, na segunda etapa brilhou a estrela de Victor Simões que deixou tudo igual, aliviando o glorioso. No último minuto, o árbitro ainda deixou de dar uma falta a favor do Botafogo na entrada da área, optando pelo término da partida.

Aos 12 minutos, Reinaldo, que parece ter encontrado a boa forma, invadiu a área e foi derrubado por Rafael, a torcida pediu pênalti e o Sr. André Luiz Freitas de Castro mandou seguir. Seis minutos depois, André Lima calibrou o pé lá da intermediária e assustou Eduardo Martini. Logo depois o garoto Jóbson fez fila na defesa e foi derrubado na entrada da área, o capitão Juninho assumiu a cobrança e Eduardo Martini evitou o gol.

O Botafogo era melhor, entretando não conseguia marcar. Num contra-ataque, Assis tentou ganhar e Leandro Guerreiro levantou demais o pé para tentar evitar, pênalti. Mas o árbitro marcou falta. Na cobrança Caio levantou na área e Emerson colocou no cantinho de Jéfferson. Avaí 1 a 0. Ao fim do primeiro tempo o Avaí ampliou, após bate-rebate na área, William ganhou na dividida de Wellington e bateu cruzado para fazer o segundo. 2 a 0. O time do Botafogo foi para o intervalo vaiado.

Para o segundo tempo, Estevam Soares, que havia sido expulso ainda no primeiro por reclamação, colocou Victor Simões no lugar de Léo Silva, assim o Botafogo começou a jogar com quatro atacantes, é essa disposição que tem que haver, com esse pensamento o Bota sai da degola com facilidade, Estevam mostrou que o esquema medroso de Ney Franco ficou para trás.

O Avaí, com a vantagem no placar, considerava-se vencedor do jogo e por isso não tinha pressa alguma quando tinha a bola em seus domínios. Aos 11 minutos, nova mudança no fogão, Rodrigo Dantas substituiu Reinaldo, assim o esquema de quatro atacantes teve seu fim. Aos 15 minutos Jóbson deixou Victor Simões na boa, mas ele desperdiçou. Três minutos mais tarde, Lúcio Flávio levantou a falta para dentro da grande área, Juninho dividiu no alto e a bola sobrou para Victor Simões fuzilar Eduardo Martini e descontar.

A defesa do Avaí ficou nervosa com a chegada dos atacantes alvinegros e por pouco Augusto não marcou contra. O rolo compressor alvinegro começou a se formar e o time ficou jogando junto com a torcida. Aos 27 minutos Lúcio Flávio chutou colocado e tirou tinta do ângulo esquerdo. Aos 33 minutos, em outra bola de Lúcio Flávio para a área, Eduardo Martini errou e Victor Simões ficou com a sobra para igualar o marcador. O time catarinense pediu falta de André Lima e William foi expulso por reclamação.

O Botafogo, com um jogador a mais, foi para cima em busca do empate. Lúcio Flávio chegou a cobrar falta que acertou a rede pelo lado de fora. Exposto nos contra-ataques, o alvinegro perdeu o capitão Juninho, expulso. E ficou nisso, Botafogo em crescente e rumo a Sul-Americana 2, Avaí 2.

FICHA TÉCNICA:
BOTAFOGO 2 X 2 AVAÍ

Estádio: Olímpico João Havelange, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 12/10/2009 - 16h
Árbitro: Andre Luiz de Freitas Castro (GO)
Auxiliares: Altemir Hausmann (FIFA-RS) e Cristhian Passos Sorence (GO)
Renda/público: R$ 320.470,00 / 33.641 pagantes
Cartões amarelos: Leandro Guerreiro e Juninho (BOT); Caio e Ferdinando (AVA)
Cartões vermelhos: William, 34'/2°T (AVA); Juninho, 47'/2°T (BOT)

GOLS: Emerson, 36'/1°T (0-1); William, 44'/1°T (0-2); Victor Simões, 18'/2°T (1-2); Victor Simões, 32'/2°T (2-2)

BOTAFOGO: Jefferson, Alessandro, Juninho, Wellington e Diego (Renato, 36'/2°T); Leandro Guerreiro, Léo Silva (Victor Simões, intervalo) e Lucio Flavio; Reinaldo (Rodrigo Dantas, 13'/2°T), Jobson e André Lima. Técnico: Estevam Soares.

AVAÍ: Eduardo Martini, Rafael, Augusto e Emerson; Luís Ricardo (Roberto, 36/2°T), Ferdinando, Léo Gago, Assis (Fabinho Capixaba, 23'/2°T), Caio (Marcus Vinícius, 32'/2°T) Uendel; William. Técnico: Silas.

Um comentário:

Fernando Gonzaga disse...

o Botafogo mostrou velhos problemas defensivos na primeira etapa e por por pouco não pagou caro por isso...na segunta etapa na base da pressão chegou ao empate e poderia até ter virado o placar se tivesse um pouco mais de calma na hora do último passe...mas pelas circunstâncias o empate foi um bom resultado...

lamentável foi o episódio dos torcedores que não conseguiram entrar no Engenhão...a diretoria tanto se queixa da ausência de sua torcida, e quando ela vai, o clube não está pronto para recebe-la!!! puro amadorismo por parte dos nossos cartolas...

abraço!!!