Campeonato Brasileiro
[23/10 e 24/10] .::. Atlético-PR x Fluminense / Botafogo x Vitória / Vasco x Flamengo .::.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

NOVEMBRO: O MÊS DE DODÔ

Montagem: Ricardo Oliveira (Futebol Carioca Oficial)

Torcerdores do Glorioso,

Desde Túlio Maravilha o Botafogo não tinha um jogador de frente em que pudesse confiar plenamente. Não tinha um ídolo, um matador, um craque. Essa história começou a mudar no ano de 2001, quando Ricardo Lucas, o Dodô, deixou o Santos e veio se aventurar no Botafogo, seu segundo clube carioca na carreira, antes teve passagem apagada pelo Fluminense.

A primeira passagem do artilheiro dos gols bonitos pelo fogão, foi muito abaixo do esperado. Dodô marcou 10 gols em cerca de quase 30 jogos. No mesmo ano, o craque foi atuar pelo Palmeiras, clube pelo qual amargou o descenso para a série B. No ano seguinte foi jogar na Coréia do Sul, no Ulsan Hyundai, dos 31 gols que marcou, um foi especial, Dodô conseguiu balançar a rede chutando a bola do campo de defesa.

A carreira do atacante voltou a deslanchar em 2006, quando acertou seu retorno ao Botafogo. A equipe de General Severiano investiu firme no setor ofensivo no centenário do campeonato estadual, além de Dodô, Zé Roberto, Lúcio Flávio e Reinaldo formavam o quarteto ofensivo. O alvinegro sagou-se campeão carioca deste ano, tendo Dodô como artilheiro. Entretanto, no campeonato nacional, quando era o artilheiro da competição, foi se aventurar no Al-Ain, dos Emirados Árabes. Esse episódio foi o primeiro atrito entre Dodô x torcida do Botafogo.

No ano seguinte ele voltou ao Botafogo. Novamente em grande forma, foi artilheiro do carioca outra vez, mas o fogão foi vice-campeão estadual. No brasileirão manteve o ritmo intenso fazendo mais golaços. Com outro quarteto magnífico, Zé Roberto, Lúcio Flávio, Jorge Henrique e Dodô, o Bota encantou o país com a maneira fácil de jogar. Essa facilidade no ataque fez o Botafogo chegar a liderança do campeonato através das goleadas. Numa delas, contra o Vasco, Dodô marcou duas vezes na vitória por 4 a 0, mas foi flagrado no exame anti-dopping por uso de Femproporex.

A carreira do atacante entrou em declínio e assim aconteceu com o Botafogo, que no final das contas perdeu de maneira incrível a sul-americana e teve que se contentar com a classificação para disputá-la novamente no ano seguinte. O Fluminense, que havia vencido a Copa do Brasil, entrou na briga para ter o atacante em 2008, e assim conseguiu. Dodô trocou o Botafogo pelo Flu e a torcida não perdoou. No confronto entre as duas equipes no estadual, Dodô recebeu uma sonora vaia e foi xingado, nada produziu e o Bota venceu por 2 a 0 o time de estrelas do Fluminense.

Pelo Flu, Dodô foi vice-campeão da Taça Libertadores da América e o tricolor por pouco não foi rebaixado no brasileirão. No fim do ano, ele foi suspenso pelo dopping que o havia flagrado quando estava no Botafogo. A suspensão dura até esse mês de Novembro, a partir de então o craque está livre para negociar com qualquer clube e entrar em campo. O Bota está na briga, e quem sabe não possamos gritar novamente no Engenhão: "Uh, tá maneiro, o Dodô é artilheiro".

Nessa relação instável e de altos e baixos, Dodô e Botafogo tem se encontrado em diversas competições. Quando eles se juntam, quem ganha é a torcida alvinegra. VOLTA DODÔ!!!

Ficha técnica:
Nome: Ricardo Lucas
Nascimento: 2 de Maio de 1974 - São Paulo (SP)
Posição: Atacante
Pé bom: Direito
Apelido: Artilheiro dos gols bonitos
Clubes na carreira: Nacional, Fluminense, São Paulo, Paraná, Santos, Botafogo, Palmeiras, Ulsan Hyundai, Oita Trinita, Goiás e Al-Ain
Pela seleção brasileira foram 5 jogos e 2 gols no ano de 1997.

VIDEOBLOG: O SHOW DE DODÔ


Um comentário:

Fernando Gonzaga disse...

sou totalmente a favor da volta de Dodô...ele é craque e sempre brilha quando vesta a camisa alvinegra...muitos torcedores são contra a sua volta, mas estes torcedores ainda irão comemorar os seus gols e esquecer toda a mágoa...

abraço!!