Campeonato Brasileiro
[23/10 e 24/10] .::. Atlético-PR x Fluminense / Botafogo x Vitória / Vasco x Flamengo .::.

domingo, 5 de abril de 2009

FÁCIL, FÁCIL...

Victor Simões comemora o segundo gol do Bota
Foto: Alexandre Cassiano / O Globo


Torcedores do Glorioso,

Com show do trio ofensivo Maicosuel, Reinaldo e Victor Simões - cada um deu um passe e marcou um gol -, o Botafogo goleou o Resende e garantiu vaga às semifinais da Taça Rio. O alvinegro poderia até mesmo classificar-se em primeiro, mas o empate no clássico Fla-Flu fez o Bota permanecer na segunda colocação. O adversário do fogão nas semifinais será o Vasco em clima de revanche.

Os jogadores sabiam da tarefa que teriam nessa tarde no campo do parceiro América, em Mesquita. O gol que Túlio Souza marcou no último minuto contra o Madureira deu um pouco mais de tranquilidade ao time, que precisaria apenas fazer sua parte para avançar de fase. Sem contar com o zagueiro Juninho, suspenso, Ney Franco optou por dar uma chance ao jovem Wellington. Com diversos pendurados, o Bota soube se segurar e levou apenas um amarelo durante todo o jogo, mesmo com um árbitro rigoroso.

Já no começo o Botafogo começou a impor o seu ritmo, toques de bola rápidos e objetivos colocaram o frágil Resende "na roda". Antes mesmo de os quatro minutos de partida, o time de Ney Franco criou duas boas oportunidades de abrir o placar, a primeira foi com Reinaldo, que recebeu passe e chutou de pé direito para defesa de Cléber. Pouco depois foi a vez de Victor Simões desperdiçar em chute forte de pé esquerdo.

O Resende assustou em pancada de Fábio Azevedo, que Renan segurou no centro do gol. O ritmo que o Bota havia criado caiu consideravelmente e seguiu assim durante boa parte do jogo. Até que aos 19 minutos Victor Simões deu um belo drible no zagueiro e tocou para Reinaldo que invadiu a área com liberdade, esperou a decisão do goleiro Cléber e tocou no canto oposto ao que o goleiro caiu. Fogão 1 a 0.

Com a vantagem no placar o Botafogo se prendeu um pouco, mas ainda assim seguia melhor no ataque e sabia da importância de vencer por um placar elevado para evitar qualquer acidente de percurso em relação ao Bangu, que ainda podia alcançar em pontos. Alessandro teve a chance de fazer o segundo, mas pegou mal na bola em um cruzamento de Gabriel e mandou muito longe. Já ao final do primeiro tempo, Reinaldo aproveitou falha da defesa para deixar Victor Simões livre na área, mas o camisa 9 não conseguiu a conclusão.

Na volta para o segundo tempo o Bota foi logo marcando: Maicosuel cobrou escanteio e Victor Simões foi lá no alto e cabeceou como manda o figurino, para baixo, marcando o segundo. Fogão 2 a 0 e Victor Simões encostou em Bruno Meneghel (Resende) e Josiel (Flamengo), na artilharia da competição. O Resende tentou responder aos seis minutos, passe de Bruno Leite e Fabiano tentou encobrir Renan que salvou o Bota no reflexo.

Para completar a tarde inspirada do trio ofensivo, faltava Reinaldo dar um passe para gol e Maicosuel marcar, isso aconteceu aos 10 minutos. Reinaldo recebeu livre e deixou Maicosuel numa boa e o camisa 10 só escorou na saída do goleiro. Fogão cada vez mais garantido na semifinal 3 a 0. Ney Franco optou por desfazer o trio para guardá-lo para a partida diante do Vasco. Sacou Maicosuel e colocou Jean Carioca.

A essa altura o Bota não parecia querer mais nada, estava com o placar que desejava: Vitória por goleada. Mas o Resende resolveu dar uma ajuda ao time de General Severiano e Bruno Leite derrubou Túlio Souza na entrada da área e foi expulso. Com um a mais, o que estava fácil, ficou ainda mais.

Aos 39 Batista fez jogada pelo lado esquerdo e cruzou na área, Jean Carioca escorou e acertou a trave, no rebote o próprio Jean fuzilou o goleiro e marcou o quarto na festa do Botafogo. 4 a 0. A partir daí, foi só tocar a bola, deixar a torcida fazer a festa nos gritos de olé e comemorar mais uma goleada.

RESENDE 0 X 4 BOTAFOGO

Estádio: Giulite Coutinho, Mesquita (RJ)
Data/hora: 5/4/2009 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Auxiliares: Cláudio José de Oliveira Soares (RJ) Marcos Antonio Bastos Junior (RJ)
Cartões amarelos: Nailton, Márcio Gomes, Fred e Breno (RES); Wellington (BOT)
Cartões vermelhos: Bruno Leite, 34'/2ºT (RES)
GOLS: Reinaldo, 19'/1ºT (0-1); Victor Simões, 2'/2ºT (0-2); Maicosuel, 10'/2ºT (0-3), Jean Carioca, 38'/2ºT (0-4)

RESENDE: Cleber (Márcio, 41'/1ºT), Bruno Leite, Breno, Nailton e Marquinhos; Márcio Gomes, Fred (Bruno Reis, 23'/2ºT), Fabio Azevedo e Léo; Bruno Meneghel e Hiroshi (Fabiano, 15'/1ºT) - Tecnico: Antonio Carlos Roy.

BOTAFOGO: Renan, Emerson, Leandro Guerreiro e Wellington; Alessandro, Fahel, Thiaguinho (Túlio Souza, 17'/2ºT), Maicosuel (Jean Carioca, 10'/2ºT) e Gabriel (Batista 35'/1ºT); Reinaldo e Victor Simões - Técnico: Ney Franco

Nenhum comentário: