Campeonato Brasileiro
[23/10 e 24/10] .::. Atlético-PR x Fluminense / Botafogo x Vitória / Vasco x Flamengo .::.

domingo, 26 de abril de 2009

TINHA UM EMERSON NO CAMINHO

Reinaldo comemora o gol da virada
Foto: Globoesporte.com
Torcedores do Glorioso,

Domingo de sol, adivinha aonde nós vamos? No Maracanã, dia de Botafogo e Flamengo, o clássico que melhor representa ou o que mais representa o futebol carioca. Pelo terceiro ano seguido as equipes chegam a decisão do estadual, a única diferença é que o Bota tirou a hegemonia rubro-negra na Taça Guanabara e o Fla tirou a hegemonia alvinegra na Taça Rio. Hoje, no Maracanã, ninguém levou a melhor: empate em 2 a 2 e tudo indefinido para o segundo jogo.

Tudo parecia muito atrasado, cerca de dez minutos antes do início do jogo saíram as escalações. No Flamengo, Cuca colocou Wellington para substituir Aírton, no Botafogo, Ney Franco optou por Eduardo, para substituir Thiaguinho. A alteração de Ney Franco foi a que mais chamou a atenção, todos esperavam que Gabriel pudesse entrar no jogo, já que era ele quem vinha sendo a segundo opção do treinador para a posição. Mas Eduardo foi surpreendentemente bem no jogo e mostrou mais objetividade do que Gabriel.

O Botafogo apresentou uma postura diferente da que tinha apresentado na final da Taça Rio, estava mostrando que queria vencer e começou a jogar de igual para igual, ainda no começo de partida, tinha mais posse de bola do que o Flamengo. Aos 18 minutos, Juan invadiu a área e foi trombado por Alessandro, o árbitro marcou pênalti. O próprio Juan foi para a bola e acertou o canto direito de Renan. Fla 1 a 0.

Sentindo o golpe certeiro, o alvinegro se retrancou no jogo e passou a errar passes bobos. Assim como aconteceu na decisão da Taça Rio, o Flamengo não soube aproveitar o melhor momento no jogo e toda essa soberania resultou apenas em um chute de Fábio Luciano para fora. A partir de os 30 minutos o Bota começou a pressão que resultaria na virada. O primeiro chute foi de Maicosuel, assustando Bruno. Aos 37, em boa jogada no ataque, Maicosuel foi derrubado por Wellington na entrada da área, falta. A torcida sentiu o momento e passou a cantar. Maicosuel correu para a bola e passou direto abrindo caminho para o capitão Juninho soltar a bomba certeira, uma pancada que estufou a rede do Flamengo. 1 a 1.

Antes de virar o jogo, o Botafogo perdeu grande oportunidade com Fahel, ele ficou cara a cara com Bruno e chutou com o lado de fora do pé desperdiçando. Parece que o forte dele é mesmo a cabeçada, com o pé é uma negação. Aos 43 minutos, Maicosuel arrumou falta pelo lado esquerdo. O próprio Maicosuel bateu na cabeça de Reinaldo que apenas escorou para virar o jogo. Botafogo 2 a 1. O árbitro assinalou o fim do primeiro tempo sem acréscimos e quem comemorou foi o Flamengo, pela esfriada que deu no jogo.

Na volta para o segundo tempo, Cuca sacou o cada vez mais inoperante e peça nula "Zé Cachaça", o Zé Roberto, ex-Botafogo, nem parece mais aquele Zé que brincava com a bola nos pés e deixava passes açucarados para os atacantes apenas concluírem, fora os gols que fazia. Será que o ambiente da Gávea faz mal a ele? Com sete minutos de jogo, Ney Franco igualou o jogo nas alterações, sacou Eduardo, que estava recebendo ameaças de expulsão do árbitro, e colocou Gabriel. Engraçado que o Willians bateu o primeiro tempo inteiro e não levou nem um amarelinho, coisas do futebol...

No lado do Bota, Maicosuel seguia fazendo a defesa do Fla bater cabeça, pelo lado direito de ataque, lado esquerdo da defesa do Flamengo, ele brincou com Juan deixando o lateral para trás, foi parado com falta. Na mesma hora Juan deu um "ataque de estrelismo", "soltou a franga", "rodou a baiana" e etc... como queiram chamar e pagou geral para o jogador do Botafogo gerando a primeira confusão da decisão. Me adimiro o Juan, jogador que já defendeu a seleção brasileira, famosa por seu futebol arte, reagir de tal forma diante da mais pura beleza do futebol. Levou APENAS o amarelo.

Só que antes dos 20 minutos, o Botafogo perdeu sua jóia, em contra-ataque, Maicosuel lançou Reinaldo e sentiu a coxa, no domínio de bola Reinaldo pisou errado e torceu o tornozelo, que fase! Renato e Jean Carioca foram os substitutos. A partir de então, restou ao alvinegro adotar a postura defensiva, enquanto Renato achava que era Gérson tentando lançamentos de 40 metros e Jean Carioca errava passe de 1 metro, quem sofre é o torcedor.

A maré de azar ainda não havia passado, o Fla era melhor no jogo, mas isso não resultava em gols. Até que aos 39 minutos, Willians, que já era para ter sido expulso, passou por Gabriel e cruzou na área, mas contou com o desvio de quem? Emerson, o homem do gol contra na Taça Rio, (Aprenda a estar no lugar errado com Émerson, zagueiro do Botafogo) para marcar o gol de empate. Embora tenha feito outra excelente partida, o zagueirão do alvinegro pôs tudo a perder em um lance de fatalidade.

BOTAFOGO 2 X 2 FLAMENGO
Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 26/4/2009 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Auxiliares: Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Eduardo de Souza Couto (RJ)
Renda/público: R$ 1.462.853,00 / 58.711 pagantes (63.061 presentes)
Cartões amarelos: Juninho, Alessandro, Eduardo (BOT); Fábio Luciano, Emerson, Juan, Erick Flores (FLA) Cartões vermelhos: Não houve
GOLS: Juan, 19'/1ºT (0-1); Juninho, 37'/1ºT (1-1); Reinaldo, 43'/1ºT (2-1); Willians, 39'/2ºT (2-2)

FLAMENGO: Bruno, Welinton (Erick Flores, 25'/2ºT), Fábio Luciano e Ronaldo Angelim; Léo Moura (Everton Silva, 16'/2ºT), Willians, Kleberson, Ibson e Juan; Zé Roberto (Josiel,intervalo) e Emerson. Técnico: Cuca.

BOTAFOGO: Renan, Emerson, Juninho e Leandro Guerreiro; Alessandro, Fahel, Léo Silva, Maicosuel (Renato, 16'/2ºT) e Eduardo (Gabriel, 7'/2ºT); Reinaldo (Jean Carioca, 19'/2ºT) e Victor Simões - Técnico Ney Franco.

Nenhum comentário: