Campeonato Brasileiro
[23/10 e 24/10] .::. Atlético-PR x Fluminense / Botafogo x Vitória / Vasco x Flamengo .::.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

NEY FRANCO X CUCA

O maior clássico fora das quatro linhas
Foto: Globoesporte.com

Flamengo x Botafogo, esse é o clássico que vem dominando o futebol carioca nos últimos três anos, tendo o Fla saido vencedor nas duas primeiras oportunidades, a terceira batalha seguida acontecerá no próximo domingo. A vantagem tende ao lado alvinegro, vencendo o jogo, o Bota é campeão carioca direto. Já o Flamengo, além de ter que vencer no próximo domingo, terá que jogar mais duas vezes contra o Botafogo para aí sim, caso consiga as vitórias, comemorar o Tricampeonato carioca.

Outro Tri que está em jogo, é o da Taça Rio, o Botafogo vencedor em 2007 e 2008 pode tornar-se Tri em sequência, assim como Cuca, também bicampeao da Taça Rio como técnico do Botafogo, hoje, no Flamengo, ele tenta repetir o feito e acabar com a fama de vice.

Outra particularidade dos treinadores é que ambos já treinaram Botafogo e Flamengo.

Ney Franco está em sua primeira passagem pelo Glorioso, tendo chegado em Julho do ano passado ao alvinegro, pegou o time em situação nada fácil no campeonato brasileiro, alguns resultados positivos colocaram o Botafogo na briga por uma vaga na Libertadores, o ritmo caiu e o alvinegro ficou com a sétima colocação da competição. Mas a melhor passagem de Ney Franco por um time grande foi no Flamengo. No rubro-negro Ney consagrou-se campeão da Copa do Brasil, aonde já havia chegados às semifinais com o Ipatinga e no ano seguinte conquistou o título estadual pelo Fla e logo contra quem? Em cima do Botafogo de Cuca.

Ney Franco ainda passou por Atlético-PR, o rubro-negro do Paraná (terra natal de Cuca), ganhou destaque na mídia e voltou a ser chamado de Furacão pela sequência de goleadas e resultados positivos que conseguia. Por todo time que passa, Ney Franco leva seu jeitinho de mineiro e canta (literalmente) e encanta as torcidas.

Cuca está em sua segunda passagem pelo Flamengo, em 2005 o treinador assumiu o clube da Gávea tendo saído de lá sem ganhar nenhum título e brigado com um dos dirigentes. No São Paulo o treinador montou uma grande equipe, mas ficou marcado pela derrota para o Once Caldas(COL) na Libertadores, o que custou a eliminação do tricolor paulista. Cuca ainda passou por grandes clubes como Grêmio, Santos e Fluminense, mas quis o destino que sua melhor equipe fosse o Botafogo, adversário de domingo.

No fogão Cuca conseguiu feitos incríveis, o Bota ficou durante muito tempo jogando o futebol mais bonito do país, o trio ofensivo formado por Zé Roberto, Lúcio Flávio e Dodô era o terror de qualquer defesa no país, mas, sem muita sorte, perdeu duas finais consecutivas de carioca para o Flamengo e saiu do Botafogo com fama de perdedor sem ter conquistado um título sequer durante dois anos no Glorioso.

Domingo eles estarão frente a frente de novo, Ney Franco pelo Botafogo, Cuca pelo Flamengo. Na última vez em que isso aconteceu, ficou tudo igual, empate em 1 a 1, com Batista marcando para o Botafogo e Josiel igualando para o Flamengo no útlimo instante de jogo. O treinador do Bota leva vantagem sobre Cuca, ele jamais foi derrotado por seu adversário em jogos decisivos. Os dois melhores times do carioca chegam a fase final, pela terceira vez seguida, quem leva a melhor? Acompanhe as trajetórias e tire suas próprias conclusões:

NEY FRANCO 1 x 0 CUCA - TAÇA GUANABARA 2009

Quis o destino, no sorteio do carioca, que Botafogo e Flamengo caissem no mesmo grupo. O Fla levou a melhor na pontuação interna: 17 pontos contra 16 do Botafogo. Nas semifinais, o Flamengo de Cuca encarou a surpresa Resende e perdeu, 3x1. O caminho ficou livre para o Botafogo que venceu o Fluminense por 1x0 e fez a final contra o time do interior. Com uma goleada por 3x0, a torcida do Bota não perdoou e chamou seu ex-treinador de vice. Cuca não gostou e se disse fortalecido no rubro-negro.

TAÇA RIO 2009

Novamente o Botafogo de Ney Franco chegou a final da competição, através de outro clássico na semifinal, goleada no Vasco, 4x0. O Flamengo de Cuca também fez sua parte na semifinal, 1x0 sobre os "galáticos" do Fluminense. Agora é entre eles, Botafogo e Flamengo; Flamengo e Botafogo. O clássico que a cada ano aumenta mais em rivalidade vai novamente decidir o campeonato.

Quem leva a melhor? Será que o Botafogo de Ney Franco vai despachar o Flamengo de Cuca e provar que a torcida do Botafogo estava certa, ou o Flamengo de Cuca vai liquidar com o Botafogo e dizer quem realmente é vice? Façam suas apostas, esse jogão eu não perco por nada.

DOMINGO - 19/04 - O Rio de Janeiro vai conhecer o seu verdadeiro campeão.

Nenhum comentário: