Campeonato Brasileiro
[23/10 e 24/10] .::. Atlético-PR x Fluminense / Botafogo x Vitória / Vasco x Flamengo .::.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

VOLTA REDONDA É DA PRIMEIRA!

Matéria: Fred Huber / Globoesporte.com


O TJD/RJ julgou e deu ganho de causa ao Volta Redonda, nesta quarta-feira, no pedido de mandado de garantia feito pelo time da Cidade do Aço. Desta forma, o pleno entende que o Cabofriense deverá ser rebaixado para a segunda divisão do Carioca em 2010. A equipe da Região dos Lagos havia conseguido, em arbitral realizado na Ferj, o direito de disputar duas partidas para decidir quem seria rebaixado. O caso ainda pode parar no STJD.

- Aconteceu o que todos em Volta Redonda esperavam. Simplesmente o regulamento foi cumprido. Não adiantou nenhum complô contra o Volta Redonda. Estamos na primeira divisão e agora seguimos nossa vida já pensando na Copa Rio comemorou o presidente do Volta Redonda, Rogério Loureiro, em comunicado oficial.

Na última semana, o Cabofriense havia conquistado o direito de disputar dois jogos de desempate com o Volta Redonda para saber quem seria o rebaixado. O presidente da Ferj, Rubens Lopes, já havia dado entrevista dizendo que considerava a equipe da Região dos Lagos rebaixada, já que o Voltaço terminou em 14º geral do Campeonato Carioca.

A confusão começou por conta de interpretações divergentes no regulamento do Carioca, que diz que, em caso de empate de pontos entre mais de duas equipes, deveria haver a realização de dois jogos extras para determinar o clube rebaixado. O Voltaço, porém, alegava que havia superado o Cabofriense no saldo de gols e, por isso, não queria a disputa dentro do campo.


Confira o que diz o regulamento do Campeonato Carioca:

Os critérios de desempate:

Art. 5º - Ocorrendo empate em números de pontos ganhos entre duas ou mais associações num mesmo turno, exceto nas semifinais e finais dos mesmos, serão aplicados os seguintes critérios de desempate:

1º) Maior número de vitórias;
2º) Maior saldo de gols;
3º) Maior número de gols pró;
4º) Menor número de cartões amarelos e vermelhos durante todo o campeonato.
5º) Sorteio público na sede da Federação, em dia e horário a serem determinados.

O descenso e o acesso

Art. 19 – Com exceção das finalistas do campeonato, as duas associações que ao final dos dois turnos tiverem obtido o menor número de pontos ganhos dentre as participantes, serão rebaixadas para a Segunda Divisão de Profissionais, observado o disposto no parágrafo único.

Parágrafo único – Ao término do Campeonato, caso ocorra empate em pontos ganhos entre mais de duas associações colocadas nas penúltima e última colocações na tabela, serão submetidas ao descenso as duas que obtiverem o menor número de pontos ganhos nas partidas extras a serem realizadas entre elas, em sistema de ida e volta, jogadas apenas entre as de mesma colocação. Persistindo o empate em pontos ganhos, após as partidas extras, serão aplicados os critérios estabelecidos no art. 5º.

Nenhum comentário: