Campeonato Brasileiro
[23/10 e 24/10] .::. Atlético-PR x Fluminense / Botafogo x Vitória / Vasco x Flamengo .::.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

OS VOLANTES NOS GUIAM À VITÓRIA

Amigos vascaínos,

Eles normalmente são responsáveis pelo trabalho sujo, aparecendo pouco para torcida. Quando erram um passe são criticados e poucas vezes tem a chance de ir ao ataque. Alguns até levam fama de brucutus e cabeças de bagre. Mas foram eles, os volantes, que conduziram o Vasco ontem. Amaral, Nilton e Allan foram os grandes nomes da goleada por 4x1 sobre o Vila Nova, que manteve o Cruzmaltino na liderança da Série B 2009.

O Vila Nova veio à Colina com o único intuito de se defender, chegando a ter dez jogadores atrás da linha da bola em alguns momentos. O Vasco apostava nas jogadas pelo lado direito, com Paulo Sérgio e Allan. E foi premiado logo aos sete minutos, quando Paulo Sérgio cobrou escanteio e Nilton marcou um golaço de voleio. ESPETACULAR!!!

Ao Vila, restava a estratégia dos times retrancados: a bola parada, onde levava pouco perigo. Aos 26, na única vez que conseguiu criar algo, fez o gol. Otacílio passou por Nilton e cruzou para Nena. A bola tocou em Titi e entrou sem chances para Fernando Prass. Era a tal má fase querendo dar as caras.

O time pressionou, tendo a bola durante quase todo o tempo, mas não conseguiu furar a retranca e o bom trabalho do goleiro Juninho. Mesmo empatando, o time desceu para os vestiários ouvindo incentivos da torcida.

Dorival não fez alterações no intervalo, mas recuou um pouco Élton para buscar jogo, ao invés de deixar duas torres na frente. O time seguia sufocando o Vila Nova, mas esbarrava em alguns erros para marcar. O treinador então sacou Fumagalli e Aloísio para entrada de Adriano e Magno, que ajudaram a mudar o jogo.

Aos 20, Amaral apareceu dentro da área e deu lindo toque por cima do goleiro. Mais um golaço na noite. Na comemoração ele se dirigiu com toda razão para as sociais, exatamente onde eu estava e alguns babacas vaiavam o time.

Minutos depois, Ernani, que substituira Pará, deu passe dentro da área para o zagueirão Titi, que tocou por baixo de Juninho. Vascão 3x1. A torcida comemorava extasiada uma vitória mais que encaminhada. Mas ainda faltava o gol do artilheiro. Aos 33, Adriano chutou, o goleiro defendeu e Élton empurrou para as redes. Artilharia isolada para nosso camisa 9. O time diminuiu o ritmo, mas mesmo assim poderia ter ampliado, com Adriano em bom contra ataque.

A vitória foi ótima para recolocar as coisas nos seus devidos lugares. E mostrou que mesmo com desfalques, o Vasco pode e deve sobrar nesta Série B. Basta ter um pouco de tesão e vontade de jogar, o que sobrou no segundo tempo.

Agora, esperaremos o restante da rodada para sabermos o quão mais perto do acesso estaremos. Na terça que vem o desafio é o ABC e já devemos ter a volta de Carlos Alberto e Ramon, além dos meninos da Sub-20. E aí quem segura?

.

Allan não fez gol, mas jogou muito. Driblou, passou, desarmou e criou jogadas. Sem dúvida a melhor atuação do menino na sua curta carreira. Na verdade ontem ele foi muito mais um meia, já que a retranca do Vila não justificava uma atuação defensiva.

Amaral e Nilton, além dos golaços, jogaram muito bem, com grande qualidade nos desarmes e subindo mais ao ataque. Foram esses os três principais destaques da noite.

Paulo Sérgio também foi muito bem e com a atuação tímida de Pará, por vezes chegou até a ir na esquerda criar jogadas. PS tem claras limitações técnicas, mas ontem mostrou que está com o fôlego em dia, correndo por todo o campo e se destacando.

A zaga esteve firme, vacilando apenas no lance do gol. O ataque teve dificuldades enquanto tinha Élton e Aloísio estavam juntos. Será difícil que os dois voltem a jogar juntos, no que pesa a característica semelhante.

Os piores do Vasco foram Fumagalli, Aloísio e Pará. De todo modo, não parece coincidência a falta de ritmo de jogo dos três, no que vai um desconto para todos.

A tendência, cada vez mais, é de termos o grupo completo e aí não será preciso recorrer a jogadores sem tanto ritmo, o que tende a facilitar nosso trabalho nos últimos jogos.

Força Vascão! O acesso está cada vez mais próximo.

E os babacas que vão ao estádio somente para vaiar e encher o saco dos jogadores serão obrigados a aplaudir a todos que construíram essa campanha.

O Vasco atuou com: Fernando Prass, Paulo Sérgio, Fernando, Titi e Pará (Ernani, 19'/2ºT); Amaral, Nilton, Allan e Fumagalli (Adriano, 9'/2ºT); Elton e Aloísio (Magno, 17'/2ºT)
.

Sds vascaínas a todos!


3 comentários:

Fernando Gonzaga disse...

na escassez mundial de camisa 10, os volantes muitas vezes é quem precisa resolver a parada, seja com um gol, ou mesmo com uma assistência açucarada...

abraço!!!

Anônimo disse...

Boa vitória para o Vasco!

Abraços
SFC

Visite:
http://jlntudosobrefutebol.blogspot.com/

Jessica Corais disse...

Os volantes realmente ajudaram o Vasco a vencer, mas o time todo jogou muito bem.

Além disso, foi o jogo dos golaços e até Amaral marcou!!!

Vai nevar daqui a pouco na colina!

Abraços, Jessica Corais