Campeonato Brasileiro
[23/10 e 24/10] .::. Atlético-PR x Fluminense / Botafogo x Vitória / Vasco x Flamengo .::.

segunda-feira, 29 de março de 2010

“GOL DE LETRA É INJÚRIA; GOL CONTRA É INCESTO; GOL DE BICO É ESTUPRO."

Zagueiro Cássio é observado pelo volante cruzmaltino Souza
Foto: Photocamera


Caros amigos tricolores,

Peço desculpas aos amigos que acompanham o nosso blog. Neste domingo tivemos o clássico em que o Vasco com justiça venceu o Fluminense por 3 a 0, com gols de Tiago Martinelli, Dodô e Fágner. O Fluminense não faz uma boa partida, pareceu desinteressado e preguiçoso. Mesmo assim necessita apenas de um empate na última rodada da Taça Rio para se classificar para as semifinais.
Mas não quero escrever mais nada a repeito do clássico. Quero apenas prestar uma pequena homenagem ao mestre Armando Nogueira, que morreu nessa segunda, aos 83 anos, ao perder a luta contra um câncer no cérebro.
Essa humilde homenagem começa no título do post. Para quem não o conhece, mestre Armando foi um dos inovadores do telejornalismo, sendo responsável por vários programas, como o Jornal Nacional, Globo Esporte e Esporte Espetacular.

Armando nasceu em Xapuri, no Acre, e com 17 anos chegou ao Rio de Janeiro. Se formou em Direito e começou a carreira de jornalista começou em 1950, no jornal Diário Carioca, onde foi repórter, redator e colunista. Ao longo dos 60 anos de carreira, passou também pela Revista Manchete, O Cruzeiro, Jornal do Brasil e nas TVs Rio e Bandeirantes.

Torcedor apaixonado pelo Botafogo e pelo Futebol, participou da cobertura de diversas Copas do Mundo, a partir de 1954, e dos Jogos Olímpicos, a partir de 1980.

Escreveu textos para o filme "Pelé Eterno" (2004) e é autor de dez livros, todos sobre Esporte: Drama e Glória dos Bicampeões (em parceria com Araújo Neto); Na Grande Área; Bola na Rede; O Homem e a Bola; Bola de Cristal; O Voo das Gazelas; A Copa que Ninguém Viu e a que Não Queremos Lembrar (em parceria com Jô Soares e Roberto Muylaert), O Canto dos Meus Amores; A Chama que não se Apaga e A Ginga e o Jogo.

Foi autor também de várias frases, algumas como:

"Pelé é tão perfeito que se não tivesse nascido gente, teria nascido bola."

"Para Mané Garrincha, o espaço de um pequeno guardanapo era um enorme latifúndio."

“A tabelinha de Pelé e Tostão confirma a existência de Deus.”

"No futebol, matar a bola é um ato de amor. Se a bola não quica, mau-caráter indica."

"Anúncio: troco dois pés em bom estado de conservação por um par de asas bem voadas."

"Os cartolas pecam por ação, omissão ou comissão"

"Heróis são reféns da glória. Vivem sufocados pela tirania da alta performance"

"Tu, em campo, parecias tantos, e no entanto, que encanto! Eras um só, Nílton Santos".

"A bola é uma flor que nasce nos pés de Zico, com cheiro de gol.".

MESTRE Armando sempre foi considerado um poeta. Trouxe isso ao esporte. Como alguns sabem, trabalho no Sportv e tive a honra de tê-lo como companheiro de trabalho, mas a doença me imposibilitou de conhecê-lo pessoalmente.

Entretanto, fica o meu orgulho de ter como companheiro de profissão o POETA, o MESTRE...Armando Nogueira!!!!

Nenhum comentário: