Campeonato Brasileiro
[23/10 e 24/10] .::. Atlético-PR x Fluminense / Botafogo x Vitória / Vasco x Flamengo .::.

terça-feira, 23 de março de 2010

ALGO PRECISA MUDAR URGENTEMENTE!

Vagner Mancini balança, mas não cai por enquanto
Foto: Divulgação


Em jogo válido pela quinta rodada da Taça Rio, o Vasco perdeu para o Olaria por 1x0 em Volta Redonda. Com o resultado, o time cruzmaltino caiu para o 3º lugar no Grupo B, estando momentaneamente fora do grupo dos classificados para as semifinais. O próximo compromisso do Gigante da Colina será na próxima quarta-feira, às 21:50 contra o Americano em São Januário.

De longa data, sou um amante do futebol e mais ainda do Vasco. Há anos, tem sido sempre um prazer assistir ao Vascão jogando, seja em São Januário ou fora de casa. Mas confesso que esse ano está difícil. O time parece se esforçar em um único objetivo: conseguir a pior atuação da história do Clube. O jogo de sábado foi mais um dos péssimos jogados pela equipe após a perda da Taça Guanabara.
Me exigiria muita criatividade escrever um texto sobre aquilo. Sim, aquilo, porque chamar de futebol é uma ofensa a este esporte tão apaixonante. O time não mostrou nada: garra, técnica, tática, NADA. Perder de 1x0 foi pouco pelo que o time jogou. Ou melhor, não jogou.

O clássico de domingo passado contra o Tráfico, criou uma ilusão de que o time podia jogar melhor. Mas hoje, passadas duas partidas, só consegui ter duas visões do que aconteceu. O time se motivou pelo valor da partida e jogou acima do nível comum. E a outra, mais irônica, é que o Vasco de Mancini deu aquela de paciente terminal: mostrou claro sinais de melhora e esperança de cura para depois morrer de vez.

Sei que muita gente torce o nariz para alguns jogadores do elenco. Respeito e até concordo que alguns nomes não são aqueles que gostaríamos de ver no nosso Vasco. Mas afirmo também que com esse time aí, o mesmo que entrou em campo no sábado, é impossível jogar tão mal em condições normais. Não dá pra defender tão mal, criar tão pouco e não finalizar, contra um time como o Olaria, o melhor dos pequenos do Rio, mas simplesmente um Olaria.

E aí, cabe aos que dirigem o Clube, buscar os motivos de um futebol tão ruim. Atraso nos salários, racha no elenco, desmotivação ou desejo de derrubar o técnico? Fortes indícios apontam na direção da última opção. Gente de dentro do Clube diz que Mancini perdeu o grupo após o jogo contra o Botafogo, quando mudou meio time para a partida seguinte, como que jogando a responsabilidade do fracasso para o elenco. Verdade ou não, desde esse dia, ele muda o time jogo após jogo, sem encontrar um meio da equipe render.

Não sou adepto do hábito brasileiro de se trocar treinadores a qualquer tropeço. Penso que o trabalho deve ter objetivos traçados e analisados constantemente, onde se compreenda o motivo do andamento ruim e se tente consertar, se houver conserto, claro.

Dizem que essa semana vai haver uma reunião que definirá o futuro de Mancini na Colina. Espero que ele seja cobrado e apresente respostas e soluções para o futebol da equipe. Está mais do que claro que o time não rende nem perto do que diretoria e torcida esperam e o responsável por isso tem que dar explicações.

Caso se verifique que ele realmente está perdido e não tem nenhuma chance de solucionar o problema, cabe ao Clube buscar quem possa fazer esse time render, no mínimo, um futebol condizente com os jogadores que possui.

Caso não ocorram mudanças de rumo, corremos o SÉRIO risco de sermos eliminados pelo ASA na Copa do Brasil e ficar de fora das semifinais da Taça Rio, o que seria uma vergonha em um campeonato armado para os grandes passarem.

Aguardemos os próximos capítulos.

Nenhum comentário: