Campeonato Brasileiro
[23/10 e 24/10] .::. Atlético-PR x Fluminense / Botafogo x Vitória / Vasco x Flamengo .::.

sábado, 11 de abril de 2009

CHOCOLATE DE PÁSCOA

Maicosuel comemora o primeiro gol
Foto: Globoesporte.com


Torcedores do Glorioso,

Nada melhor do que um saboroso chocolate para comemorar a Páscoa. Havíamos tropeçado diante do mesmo Vasco da Gama no decorrer da Taça Rio. Retribuímos, e com juros, a goleada sofrida. Houve um combinado antes do jogo: Se o Botafogo fizesse gol, teria que ser golaço. E foi assim, com verdadeiras pinturas, que o Bota despachou o até então invicto Vasco. Maicosuel duas vezes, Thiaguinho e Gabriel fizeram a festa no Maracanã.

Antes de escrever qualquer linha sobre os lances do jogo, gostaria de me desculpar com a torcida alvinegra por subestimar o nosso Glorioso e apostar num título do Vasco na Taça Rio.

Acredito que nem o mais otimista, ou o mais louco, poderia apostar num resultado tão elástico que o fogão aplicou. Com sobras e num futebol vistoso que eu não via há tempos, o alvinegro foi lá e balançou o barbante por quatro vezes. Mas a peregrinação até o gol que abriu o caminho foi árdua. O Vasco assustou em chute colocado de Élton, o Bota respondeu depois em pancada certeira de Juninho no poste e nada de balançar a rede.

O Botafogo ainda buscava uma maneira de chegar ao gol do Vasco, até que descobriu um atalho maravilhoso: a "Avenida Paulo Sérgio". Maicosuel foi o primeiro se aproveitar da peça nula cruzmaltina para marcar o primeiro. Após bola chutada na barreira o camisa 10 pegou pelo lado esquerdo, passou num corte lindo por Paulo Sérgio, driblou Amaral que quase foi ao solo e completou num chute na gaveta, indefensável. 1 a 0, o início da Páscoa recheada.

Com a vantagem o Bota começou a jogar mais solto, as jogadas fluíam, o futebol começou a ficar da melhor qualidade. O Vasco voltou a assustar com o serelepe Rodrigo Pimpão. Ele pegou pelo lado direito de ataque, rabiscou e chutou cruzado, a bola passou perto da trave de Renan. O Bota respondeu sete minutos mais tarde, e foi a melhor resposta possível. Maicosuel, incansável, pegou a bola pelo lado esquerdo e tocou para Victor Simões apenas fazer o papel de pivô e tocar de primeira para Thiaguinho (o especialista em fazer gols no Vasco) invadir a área e fulminar num chute preciso. Botafogo 2 a 0.

A festa da primeira etapa, apenas metade do show alvinegro, estava completa. A equipe vascaína ainda não tinha desistido de buscar seu gol. Ramón cobrou falta para a área, Élton rebateu e a bola ficou com Carlos Alberto que virou uma bicicleta e mandou pela linha de fundo. Até que terminou o primeiro tempo.

Na volta para o intervalo, Ney Franco foi obrigado a tirar Thiaguinho, lesionado, e colocar Gabriel - "O anjo alvinegro" - que havia sido expulso no outro clássico diante do Vasco. O Bota não contava com a vontade do bacalhau - prato típico desta época do ano - logo no início da segunda etapa. Com apenas dois minutos, Élton recebeu pelo lado esquerdo, invadiu a área e colocou para fora perdendo chance incrível. Depois, num cruzamento, Nílton desperdiçou em cabeçada.

Antes mesmo dos dez minutos de jogo, a partida ficou como o Bota queria: Leonardo derrubou Gabriel e levou o amarelo, como já estava pendurado, levou o vermelho e, como se diz no jargão do futebol: "Foi para o chuveiro mais cedo". Completamente abalado o Vasco foi deixando os espaços cada vez mais abertos, até que entrou em cena a "Avenida Paulo Sérgio".

O Botafogo poderia até ter marcado mais gols, mas Dorival Júnior mandou demolir a Avenida Paulo Sérgio e colocou Mateus. As jogadas do fogão mudaram e num cruzamento preciso, Túlio Souza cabeceou e Tiago espalmou pela linha de fundo. O Bota começou a criar as jogadas para marcar o quinto, mas não havia mais tempo e o árbitro colocou fim no massacre.

Feliz Páscoa, Vascão!!!


VASCO 0 X 4 BOTAFOGO

Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 11/4/2005 - 18h30 (de Brasília)
Árbitro: João Batista de Arruda (RJ)
Auxiliares: Claudio José de Oliveira Soares (RJ) e Ricardo Mauricio Ferreira de Almeida (RJ)
Renda/público: R$ 1.096.229,50 / 66.255 pagantes e 69.500 presentes
Cartões amarelos: Amaral e Leonardo (VAS); Leandro Guerreiro, Wellington, Alessandro e Victor Simões (BOT)
Cartão vermelho: Leonardo, 9'/2ºT (VAS)
GOLS: Maicosuel, 18'/1°T (0-1); Thiaguinho, 29'/2°T (0-2); Gabriel, 16'/2°T (0-3); Maicosuel, 20'/2°T (0-4).

VASCO: Tiago, Paulo Sérgio (Mateus, 22'/2ºT), Leonardo, Titi e Ramon; Amaral, Nilton, Jeferson e Carlos Alberto (Alan Kardec, 19'/2ºT); Rodrigo Pimpão e Elton (Alex Teixeira, 19'/2ºT). Técnico: Dorival Júnior.

BOTAFOGO: Renan, Wellington (Tulio Souza, 22'/2ºT), Juninho e Leandro Guerreiro; Alessandro (Batista, 25'/2ºT), Fahel, Léo Silva, Maicosuel e Thiaguinho (Gabriel, intervalo); Reinaldo e Victor Simões. Técnico: Ney Franco.

2 comentários:

Fernando Gonzaga disse...

vitória MAIÚSCULA do fogão...sem chances e sem dó do adversário...Maicossuel é um monstro...o Thiaguinho incansável, o Leandro Guerreiro um samurai....

chocolate na véspera da páscoa...

abraço!!

Germano disse...

Feliz páscoa para você também! Esse chocolate foi amargo...Excelente post. Parabéns.