Campeonato Brasileiro
[23/10 e 24/10] .::. Atlético-PR x Fluminense / Botafogo x Vitória / Vasco x Flamengo .::.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

MAICON ABATE O ÁGUIA

Maicon comemora com João Paulo o primeiro do Flu
Foto: Photocamera

Não. Eu não troquei de time, continuo torcendo para o Botafogo. Digamos que apenas estou fazendo um "bico" de torcedor do Fluminense nesta rodada, afinal, uma vitória maiúscula dessa, não poderia passar em branco.

Muito criticado por sua torcida que chegou a colocar as tradicionais faixas de cabeça para baixo no Maracanã, em protesto a eliminação da Taça Rio para o Flamengo e a derrota no primeiro jogo da Copa do Brasil diante do Águia de Marabá(PA), o Fluminense, graças ao jovem Maicon, não tomou conhecimento do adversário e goleou por 3 a 0 avançando à próxima fase da competição, aonde encara o Goiás, mas agora sem o critério de eliminação com vitória por mais de dois gols fora de casa. Maicon balançou as redes paraenses por duas vezes e ainda deu um passe para Eduardo Ratinho completar.

O tricolor das laranjeiras começou num ritmo intenso, ainda sentia falta de Thiago Neves, que estava suspenso por ter sido expulso no jogo anterior. Conca também não jogou e Parreira colocou a campo um meio-campo modificado, com Wellington Monteiro, Marquinho e Tartá, além de Maurício que fazia a cobertura da zaga. Essa meiuca jovem do fluzão colocou uma dor de cabeça na torcida a medida que não conseguia criar as jogadas, mas o preparo físico e a velocidade fizeram a diferença na noite de gala do Fluminense.

A tal proposta ofensiva prometida por João Galvão, técnico do Águia, durou pouco menos de 10 minutos, quando o time de Marabá viu que não era possível lutar de igual para igual com o Fluminense no maior palco do mundo. O Águia então ofereceu uma defesa compacta ao Flu que tinha dificuldades de furar, e quando conseguia, parava na noite inspirada do goleiro Ângelo. O primeiro chute do tricolor veio com Everton Santos, não levou muita dificuldade ao goleiro que caiu no canto direito e evitou. Pouco depois, Edcarlos arrumou sem querer e Fred soltou a bomba, Ângelo evitou o primeiro gol do Flu com muita personalidade.

Quando o bandeirinha não atrapalhava marcando impedimento, o time de Marabá tinha boas condições de marcar. Sinézio ganhou em velocidade pela ponta direita e cruzou, a bola passou por toda a área do Fluminense e Felipe Mamão não conseguiu pegar certo e acabou desperdiçando. Logo depois, Felipe Mamão se livrou da defesa do Flu e bateu de pé direito, Fernando Henrique defendeu com a barriga. Até ali o tricolor não havia mostrado querer a classificação e foi para o vestiário sob os gritos de "time sem vergonha".

Ainda no intervalo Parreira resolveu fazer a primeira mudança, se le soubesse o quanto daria certo, teria mudado antes. O garoto Maicon - "O ilumindado" entrou na vaga de Everton Santos. O papel dele era apenas se movimentar e dar condições para Fred marcar, mas esse papel de coadjuvante não agradou o menino que quer mesmo ser titular. Com apenas 12 minutos ele fez a alegria da torcida. Após passe de Fred, Maicon arrumou e chutou preciso de fora da área, um chute de confiança, no canto, sem chances para Ângelo. Flu 1 a 0.

O resultado já servia ao Fluminense e o Águia, sentindo o gol, não mostrava qualquer interesse em reverter a vantagem. Dez minutos depois, quem deveria marcar, deu o passe. Fred encontrou Maicon na área, ele se livrou dos zagueiros e bateu na saída de Ângelo. Flu 2 a 0. O time de Parreira então passou a se aproveitar do nervosismo da equipe do Pará, sentindo a vitória, o técnico tricolor começou apenas a trocar peças. Promoveu a entrada de Romeu e sacou Maurício (seis por meia dúzia).

A defesa do Águia não contava com a noite inspirada de Maicon. Em outra jogada pelo lado direito, o camisa 17 esperou a aproximação de Eduardo Ratinho e fez o passe para ele chutar cruzado e marcar mais um para o Fluminense. 3 a 0. Em pouco mais de 30 minutos, um garoto de 18 anos, fez o que o time inteiro do Flu não havia feito em 45 mais acréscimos. A partir daí, foi só tocar de lado e garantir a classificação. E que venha o Goiás.

FLUMINENSE 3 X 0 ÁGUIA DE MARABÁ

Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 22/4/2009 - 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Cláudio Luciano Mercante (PE)
Auxiliares: Erich Bandeira (PE) e José Pedro Wanderley (PE)
Renda/público: R$ 83.090 / 7.475 pagantes e 8.383 presentes
Cartões amarelos: Analdo, Marabá (AGM)
GOLS: Maicon, 12'/2ºT (1-0); Maicon, 22'/2ºT (2-0); Eduardo Ratinho, 32'/2ºT (3-0)

FLUMINENSE: Fernando Henrique, Eduardo Ratinho (Mariano, 39'/2ºT), Luiz Alberto, Edcarlos e João Paulo; Wellington Monteiro, Maurício (Romeu, 29'/2ºT), Marquinho e Tartá; Everton Santos (Maicon, intervalo) e Fred. Técnico: Parreira

ÁGUIA DE MARABÁ: Ângelo, Darlan (Luis Fernando, 28'/2ºT), Charles e Magrão; Sinésio, Marabá (Marçal, 39'/2ºT), Analdo, Flamel e Marcondes; Felipe Mamão e Aleílson. Técnico: João Galvão.


2 comentários:

Fernando disse...

Eh rapaz, esse moço aí salvou o Fluminense de mais um declínio, do jeito que a coisa nessa Copa do Brasil o Fla pode ganhar mais uma.

Abraços para vc Rikaard

Antonio Carlos Junior disse...

O Flu passou raspando, mas pode cair na próxima!