Campeonato Brasileiro
[23/10 e 24/10] .::. Atlético-PR x Fluminense / Botafogo x Vitória / Vasco x Flamengo .::.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

NOITE DE GUERREIRO

Firme na marcação, Leandro Guerreiro comemora seu centésimo jogo pelo Bota
Foto: Lancenet



Torcedores do Glorioso,

Nos times cariocas temos vários "Leandros", é Leandro Amaral, Bonfim, Domingues... Mas o Botafogo, que tem apenas um Leandro, tem o melhor de todos, o "GUERREIRO", que hoje comemorou 100 jogos com a camisa mais gloriosa do Brasil. Apesar de não ter feito gol, foi fundamental na contenção da zaga e comemorou a marca com uma vitória por 2 a 0, gols de Reinaldo e Victor Simões e de quebra viu o Botafogo assumir a liderança do grupo B.

A marca alcançada pelo volante alvinegro fez cada um de seus companheiros assumirem o sobrenome de "Guerreiro" e salvar o fogão em momentos decisivos. O primeiro foi Renan, ou Renan "Guerreiro", com defesas milagrosas o camisa 1 salvou o Botafogo em diversas oportunidades impedindo o time da casa de ficar em vantagem. A trave também ajudou o jovem goleiro num chutaço de Nil.

O Botafogo seguia guerreando, mas naquele momento o Mesquita era melhor, com troca de passes envolventes, o time da baixada não deixava o Glorioso respirar e a torcida começou a ficar impaciente. Algumas vezes o Bota assustava com o pelotão da frente, Victor Simões e Reinaldo, mas nada de muito perigo. Quando um dos guerreiros está mal, todos os outros sofrem, Lucas Silva esteve apático e as principais jogadas do Mesquita saiam nas costas dele.

Um dia especial como esse não poderia terminar em derrota e, em mais um ataque do Mesquita, Juninho isolou a bola ao campo de ataque, a redonda quicou enganando a marcação e Victor Simões deu um leve toque, o goleiro rebateu e um pouco antes de cruzar a linha, Reinaldo "Guerreiro" empurrou para dentro abrindo vantagem, aos 40 minutos. O árbitro acabou confirmando gol para Reinaldo, mas no intervalo, ainda na dúvida sobre quem marcou, Victor Simões foi muito feliz na resposta sobre quem fez o gol: -"Foi o Botafogo..."

O resultado, até ali, era injusto pelo futebol que o Mesquita apresentou, mas, o bom guerreiro precisa ter sorte, atacar na hora certa e obter vantagem, foi isso que o Glorioso conseguiu. O guerreiro do intervalo foi Ney Franco, que percebeu uma deficiência em seu meio-campo, e fez uma mudança dupla. Lucas Silva e Eduardo deram lugar a Fahel e Thiaguinho. Léo Silva foi avançado e Thiaguinho ficou responsável pela lateral-esquerda.

MUDANÇA DE POSTURA E VITÓRIA GARANTIDA

No histórico, o Botafogo tem um bom exemplo de um jogador destro que se destacou na lateral-esquerda, Nílton Santos. É claro que não quero comparar Thiaguinho a um dos maiores ídolos da história fogão, mas o lateral foi um verdadeiro raio em campo. Jogadas de efeito, velocidade incrível, passes corretos e um futebol vistoso. É esse Thiaguinho que quero ver em campo, o que apresentou um futebol de primeiro nível no segundo semestre da temporada passada.

O Botafogo voltou com mais vontade, mais garra e isso fez com que o Mesquita ficasse recuado com o fogão arriscando diversos chutes de fora da área. Aos 13 minutos, Léo Silva arrancou pela direita e colocou na medida, Victor "Guerreiro" Simões completou de carrinho e fez o segundo. Dois minutos depois, André, do Mesquita, foi expulso e a certeza da vitória na batalha começou a aparecer.

Aos 22 minutos, a chance de acabar de vez com as pretenções do Mesquita. Tabelinha de Reinaldo com Victor Simões que resultou num pênalti de João Filipe no camisa 7 do fogão. O próprio Reinaldo, que até pouco tempo estava impedido de guerrear devido contusão, soltou a bomba e carimbou o travessão. A única baixa do Botafogo no segundo tempo. Pouco depois Thiaguinho voltou a atordoar a defesa adversária e deixou Juninho na boa, o capitão bateu firme na bola, mas sem rumo.

Aos 29, Reinaldo saiu do jogo por ainda não está 100% fisicamente, mesmo com o pênalti perdido, a torcida botafoguense aplaudiu o jogador sabendo de seu esforço em campo. Jean Carioca assumiu a vaga dele. Maicosuel, um camisa 10 que ainda vai dar o que falar no estadual, teve oportunidade de marcar de falta, mas Alonso afastou o perigo. Sem seu companheiro de ataque, Victor Simões viu em Thiaguinho a oportunidade de marcar e era com o lateral que ele fazia as principais jogadas, mas a essa altura o Mesquita só estava preocupado em não levar outro gol e evitava as investidas do alvinegro.

GUERREIROS ABRAÇADOS

Depois de três minutos de acréscimo, o jogo terminou e os 11 jogadores do Botafogo saíram de campo abraçados com a vitória na batalha garantida. Ainda em busca de não só vencer a batalha, mas também a guerra, o Glorioso recebe, na próxima quinta-feira, o Volta Redonda em seus domínios. É mais um confronto duro para esse time que aos poucos vai pegando a cara de vencedor.

Mesquita 0 X 2 Botafogo

Estádio: Los Larios, Xerém(RJ)
Data/hora: 01/02/2009 - 19h10
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Auxiliares: Ricardo Mauricio Ferreira de Almeida (RJ) e Daniel do Espirito Santo Parro (RJ)
Renda/público: R$ 32.110,00 - 2.280 pagantes
Cartões amarelos: Léo Silva (BOT), Haroldo, André, Maricá, João Felipe (MES)
Cartões vermelhos: André (MES), 14'/2ºT
GOLS: Reinaldo, 39'/1ºT (0-1); Victor Simões, 12'/2ºT (0-2)

Mesquita: Alonso, Maricá, Vinicius, João Felipe e Nill; Haroldo, Alemão, Yves (Gleisson, 6'/2ºT) e Fabrício (Renan, 17'/2ºT); Leandro Netto (Vanderson, 24'/2ºT) e André. Técnico: Rubens Filho

Botafogo: Renan, Emerson, Juninho e Leandro Guerreiro; Alessandro, Léo Silva, Lucas Silva (Fahel, Intervalo), Maicosuel e Eduardo (Thiaguinho, Intervalo); Reinaldo (Jean Carioca, 29'/2ºT) e Victor Simões. Técnico: Ney Franco.

Nenhum comentário: