Campeonato Brasileiro
[23/10 e 24/10] .::. Atlético-PR x Fluminense / Botafogo x Vitória / Vasco x Flamengo .::.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

NO CIRCO DO CARIOCA, NOS SOBROU O PAPEL DO PALHAÇO.

Amigos vascaínos,


Passava das 20:30 quando virei a esquina da Rua do Acre, sede do TJD-RJ. Um senhor me avisou: "filho, perdemos. Já foi dado o quinto voto: 5x0. Sai de lá porque vai dar confusão". Insisti e fui para a porta do prédio onde se localiza o Tribunal. Dezenas de vascaínos gritavam palavras de protesto, inconformados com a decisão da Injustiça. Fiquei ali vendo o movimento de fotógrafos e cinegrafistas. Um por um, saiam os homens que julgaram o destino do Vasco.

Os mais velhos, que hoje reconheci pelas fotos como sendo os julgadores, saiam sorridentes com suas pastas. O que será que havia ali dentro? Algumas pessoas que assistiram o julgamento se dirigiram até o grupo de torcedores, tentando explicar o inexplicável: como um jogador absolutamente regular causou a perda de seis pontos e a consequente eliminação vascaína.

Em todo o caso, houve apenas uma irregularidade e ela não foi cometida pelo Vasco. Ao receber o fax do TRT-DF, a FERJ não deveria ter alterado a situação do jogador no BIRA, assim como a CBF não alterou no BID.
Quem autorizou essa mudança na situação de Jéferson?

Por qual razão, somente em 06/02, treze dias após o jogo, um promotor (e não nenhum Clube interessado) 'denunciou' o Vasco? Por que esse mesmo promotor disse que era difícil o Vasco perder a causa? Por que o presidente da Federação disse na véspera do jogo que não haveria irregularidade na liminar e agora vem com discurso que avisou o Vasco para não escalar o jogador? Por que deixaram para julgar apenas após a penúltima rodada, não permitindo que o time trabalhasse com a hipótese dos (-6)?

Vale lembrar que faltaram apenas dois pontos para que o Vasco se classificasse mesmo tendo os pontos tomados.

Hoje, dou graças a Deus por ter marcado minhas férias para março. Assim, estarei bem longe de toda essa vergonha que é o Estadual. Meu desejo é que o Vasco colocasse o time sub-15 pra jogar. Que boicotássemos esse torneio imbecil e comandado por calhordas que circulam pelos corredores da FFERJ. Agora, até de eliminação nos ameaçam. Na boa. Que se dane. Seria melhor que não teríamos que perder nosso tempo e nosso dinheiro assistindo nosso time jogar bem dentro de campo e ser garfado fora dele.

Apóio e concordo que o Clube tenha que ir até a última instância atrás dos seus direitos. Que se vá ao STJD e se for preciso até a FIFA. Porém, pra mim esse campeonato acabou. Não importa o que aconteça, não escreverei mais e não irei mais aos jogos do Estadual deste ano. No máximo, algumas linhas sobre o resultado e ponto final. Me ocuparei com textos sobre política, história e etc.

Que hoje façamos uma boa estréia na Copa do Brasil, competição muito importante para o Vasco. Continuarei torcendo para que a justiça seja feita, seja com o campeonato sendo paralisado ou sei lá como. Pra mim porém, o Estadual acabou ontem, com o Vasco sofrendo uma goleada de 7x1. A goleada mais injusta e ilegal de nossa história.

Muita gente se pergunta: se fosse com o Eurico isso teria acontecido? Na minha opinião, não, até porque o caso nem chegaria a ser julgado. Mas isso não tira a culpa do ex-presidente no caso. Só fica a dúvida se ele foi sujeito ativo ou passivo. Eurico continua circulando pelos corredores da FERJ. Assim, muito se especula que ele tenha sido um dos que ajudou a fazer a denúncia e a condenar o Vasco. Não posso afirmar por não ter como provar, mas não duvido desta hipótese.

Por outro lado, de modo passivo, ele certamente atrapalhou o Vasco. Eurico Miranda sempre foi e continua sendo uma das maiores forças políticas do futebol brasileiro. Há mais de 30 anos no meio esportivo e jurídico, conhece cada ponto dos regulamentos e cada um dos procedimentos adotados pelos julgadores. Assim, poderia ajudar o Vasco na causa. Não foi o que fez. Na mesma hora, ele estava em reunião da Oposição, onde certamente foi comemorado o fracasso e a eliminação do Vasco. O episódio com certeza será utilizado politicamente por seu grupo, quando ao invés de se omitir, ele poderia ter ajudado e muito o Vasco a não ser roubado.

Até quando seremos vítimas da briga pelo poder. Até quando os egos e os cargos serão mais importantes que o Vasco. Até quando veremos os lados políticos brigando contra o progresso do Vasco, confundindo o sucesso do rival político com o sucesso do nosso amor maior. Vimos durante anos o MUV sabotando a administração Eurico Miranda e hoje o grupo do ex-presidente parece querer fazer o mesmo. Onde a ganância desses homens vai levar o Vasco? Viraremos um América?
O recurso no STJD só será julgado após o Carnaval. Assim, já terão sido realizadas as duas semifinais e ficará tudo por isso mesmo. Por outro lado, a hipótese do Vasco ser eliminado do Estadual por ter ido a Justiça do Trabalho só pode ter saído da cabeça de um retardado.

Se o Brasiliense ganhou a causa contra Jéferson na Justiça do Trabalho, tentando obrigar o atleta a voltar ao antigo emprego, onde o Vasco deveria recorrer? Na justiça esportiva? Tem gente que estuda, estuda e continua sendo idiota.

Muito se falou em 'o Vasco ganha no Tapetão', mas quero deixar bem claro que não queremos nada de ninguém. Queremos o que é nosso. O que nos foi tomado pela Injustiça. Qualquer um que leia uma só vez o processo, observa que se trata do roubo mais discarado da história da Justiça Desportiva brasileira.

Não sei se venceríamos a Taça GB. Poderíamos perder a semi para o Botafogo ou a final para Fla ou Flu. Não sou vidente. Porém, sei que temos um bom time e todas as condições para conquistarmos a competição de que fomos eliminados. Esse será eternamente um campeonato manchado pela eliminação de um dos favoritos, de quem foi tirado o direito de competir em igualdade com os rivais.

Sds vascaínas a todos!

Nenhum comentário: