Campeonato Brasileiro
[23/10 e 24/10] .::. Atlético-PR x Fluminense / Botafogo x Vitória / Vasco x Flamengo .::.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

SUBINDO MAIS UM DEGRAU

Amigos vascaínos,

Debaixo de forte calor, o Vasco venceu neste sábado o Duque de Caxias por 3x1, em partida válida pela 3ª rodada da Taça Guanabara. Com o resultado, a equipe cruzmaltina assumiu o segundo lugar no Grupo A, estando assim entre aqueles que hoje se classificariam para as semifinais. Os gols da partida foram marcados por Carlos Alberto (2) e Nilton. Edivaldo descontou para o Caxias. O próximo compromisso do Gigante da Colina será na quarta-feira, às 22 horas contra o Resende, em Volta Redonda.

Após a derrota na estréia, o público compareceu em número apenas razoável em São Januario, pouco mais de 6.000 pagantes. Com a temperatura acima de 35 graus era de se esperar que as equipes poupassem as energias para o decorrer do jogo. Não foi o que aconteceu. Os times, principalmente o Vasco, começaram com velocidade total e antes dos 20 minutos, já haviam ocorrido três gols. Logo aos cinco minutos, o zagueiro caxiense furou bisonhamente e a bola sobrou para Alex Teixeira no lado direito do ataque. Ele entrou em diagonal e cruzou para a pequena área. Carlos Alberto dividiu o lance com o zagueiro Henrique, que colocou no seu próprio patrimônio. Gol contra, que o árbitro preferiu dar para nosso camisa 9. Primeiro gol de Carlos Alberto com a camisa do Vasco. O Vasco tentou dosar o jogo, mas após falta não marcada em nosso ataque, o Caxias armou o contra-ataque pela esquerda e Dudu cruzou para a área. Amaral falhou bisonhamente e Edivaldo ficou livre para empatar. 1x1!

O gol não abalou o Vasco. Poucos minutos depois, Alex Teixeira puxou contra-ataque em velocidade e lançou Rodrigo Pimpão. A zaga voltou a falhar e nosso atacante, em um pique de dar inveja a Usain Bolt chegou antes do goleiro Borges, que foi obrigado a cometer o pênalti claro. Carlos Alberto cobrou rasteiro para deixar novamente o Vasco a frente do placar. 2x1!

Depois dos primeiros minutos frenéticos, o jogo caiu de ritmo. Os times procuravam o ataque, mas sem o mesmo ímpeto inicial. As melhores chances continuaram sendo do Vasco, sempre que o time procurava jogar em velocidade, especialmente com os inspirados Alex Teixeira e Pimpão.

Apesar da queda da temperatura, o jogo não ganhou qualidade na segunda etapa. Pelo contrário, em alguns momentos ficou chato de se assistir. Isso se deve, principalmente a péssima arbitragem de Nilton feitosa de Nascimento. Qualquer contato era marcada falta e em alguns momentos, nem os jogadores pareciam entender a sinalização da arbitragem. Nilton era um dos mais impacientes. A melhor chance do Caxias foi logo no início, com Dudu chutando para excelente defesa de Tiago. Para não dar chance ao azar, o Vasco matou o jogo no meio do segundo tempo. Aos 22, a dobradinha Paulo Sérgio-Nilton, a exemplo do jogo contra o Tigres, voltou a funcionar. Nosso camisa 2 cobou falta com perfeição na cabeça de Nilton, que cabeceou com firmeza para o gol. 3x1 e vitória sacramentada. Depois disso, o Vasco soube controlar o jogo e Dorival Jr. deu oportunidades a Faioli e ao estreante Élton, além de sacar o estafado Nilton para entrada de Mateus. Com dois atacantes canhotos e com presença de área, o Vasco criou poucas oportunidades, sendo a melhor em chute de Elton para defesa de Borges.

Assim, jogando para o gasto, o Vasco conseguiu o resultado que precisava e subiu ainda mais na classificação. O ponto negativo do jogo ficou pelo terceiro amarelo de Carlos Alberto que desfalcará o time na próxima quarta, estando porém confirmado para o clássico contra o Fluminense no domingo.

FICHA TÉCNICA

VASCO 3 X 1 Duque de Caxias

Estádio: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)

Data: 31/01/2009 (sábado) Hora: 16h
Árbitro: Nilton Feitosa do Nascimento (RJ)
Assistentes: Vinícius da Vitória Nascimento e Marcelo da Silva Cardoso
Público: 6.144 pagantes Renda: R$ 118.405,00
Cartões amarelos: Jéferson 3'/1ºT (VAS), Borges 16'/1ºT (DUQ), Nilton 25'/1ºT (VAS), Douglas Silva 2'/2ºT (DUQ), Carlos Alberto 4'/2ºT (VAS), Eduardo Teles 5'/2ºT (DUQ), Alan 20'/2ºT (DUQ)
Gols: Carlos Alberto 5'/1ºT (VAS), Edivaldo 11'/1ºT (DUQ), Carlos Alberto (pênalti) 16'/1ºT (VAS), Nilton (cabeça) 22'/2ºT (VAS)

VASCO: Tiago; Paulo Sérgio, Fernando, Titi e Ramon; Amaral, Nilton (Mateus 26'/2ºT), Jéferson e Alex Teixeira (Faioli 15'/2ºT); Carlos Alberto [cap] e Rodrigo Pimpão (Élton 23'/2ºT). Técnico: Dorival Júnior.

Duque de Caxias: Borges; Douglas Silva (Jhon 25'/2ºT), Henrique, Eduardo Teles e Alan; Léo Oliveira, Silva, Renatinho e Juninho (Cadu, intervalo); Dudu (Zé Carlos 23'/2ºT) e Edivaldo. Técnico: Toninho Barroso (interino).

.

Sds vascaínas a todos!

Nenhum comentário: