Campeonato Brasileiro
[23/10 e 24/10] .::. Atlético-PR x Fluminense / Botafogo x Vitória / Vasco x Flamengo .::.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

ELIMINADO, MAS AINDA COM ESPERANÇAS

Amigos vascaínos,


Na tarde desta quinta-feira o Vasco foi punido pelo TJD-RJ com a perda de seis pontos e uma multa de R$ 5 mil. A condenação, por quatro votos a um, foi em virtude da suposta escalação irregular de Jeferson, ainda na primeira rodada contra o Americano. Dessa forma, o time, que estava na liderança, cai seis posições e com apenas 5 pontos, não tem mais chances matemáticas de classificação às semifinais da Taça Guanabara. O recurso da sentença será julgado na terça-feira, evitando assim que a competição fique paralisada.


Toda a história começou quando o Brasiliense obteve uma decisão no Tribunal do Trabalho do Distrito Federal obrigando Jeferson a voltar ao time candango, interrompendo assim o contrato com o Vasco. No sábado, dia 24, data da estréia, o Clube conseguiu uma liminar que permitia a escalação do jogador. Assim, apesar do jogador não constar no BIRA da FERJ (na data Jeferson constava no BID da CBF), ele atuou durante toda a partida, que terminou com a derrota do Vasco por 2x0. O Clube então foi denunciado e acabou punido. Vale lembrar que na sexta-feira, o presidente da Federação, Sr. Rubens Lopes declarou que se Jeferson obtivesse a liminar poderia jogar normalmente. Além disso, o procurador-geral do TJD, André Valentim, afirmou que o atleta atuou de forma legal.

O caso deixa claro algumas coisas: claramente houve má-intenção da federação e o nosso jurídico é absolutamente despreparado. Os dois fatores caminham juntos e culminaram nesse triste desfecho do processo.

A perda dos pontos pelo Vasco deixa ainda mais claro que o campeonato está armado. Não bastassem as manobras dos árbitros em campo, agora o tribunal se intrometeu na disputa. Assim, o único beneficiado foi o Fluminense, apontado como favorito pela imprensa, mas que faz campanha vergonhosa na competição. Agora, o timinho das Laranjeiras depende apenas de si para obter a classificação e quem sabe fazer a sonhada final da federação: Fla x Flu. Além disso, recentemente nossa diretoria criticou a presença de Eurico Miranda nos corredores da federação, o que causou irritação a Rubens Lopes. Se não bastasse, ainda permitiram a entrada de um representante do Fluminense no julgamento, sendo que a Unimed em nada participava do processo. O próprio Americano, envolvido na partida polêmica, em momento algum se pronunciou quanto ao tema.

Vale lembrar que o Vasco PERDEU o jogo, o que desqualifica a hipótese do Clube ter tentado tirar vantagem. Além disso, o jogador constava como atleta do Vasco na CBF, órgão máximo do futebol brasileiro. O mais correto seria a aplicação de uma multa ao Clube, porém não interferindo nos pontos conquistados dentro de campo, todos de forma lícita e inquestionável.

De todo modo, não podemos negar o pecado do nosso jurídico. Se havia algum risco na escalação de Jeferson, não havia um porquê de escalá-lo. Alguém que se propõe a trabalhar no jurídico de um Clube deveria saber os problemas que uma escalação incorreta poderia trazer. Caso se tratasse de um craque não valeria correr o risco, imagine tratando-se do Jeferson...

A defesa do caso também foi muito mal formulada. Não é preciso ser um craque do direito para saber que usar o pretexto 'como o torcedor leigo irá entender?' nunca iria colar em um tribunal. O que parece é que depois da declaração de Rubens Lopes e do procurador André Valentim, nosso advogado acomodou e achou que íamos vencer facilmente. Caímos do cavalo, porém certamente ele não será descontado nos R$ 55 mil mensais que recebe do Clube.

Terça será julgado o recurso. Minha opinião: prevalecerá o bom-senso e o Vasco não perderá os pontos. Porém, que o caso sirva de lição para nossa diretoria.

Alheio a tudo isso, o grupo segue trabalhando para a partida de domingo contra o Madureira. O duelo, marcado para as 16 horas, será realizado no Engenhão. O Vasco contará com força total, tendo o retorno de Titi e Alex Teixeira. Nossa situação quanto a classificação segue confortável (sem levar em conta os pontos perdidos no tapetão).

Uma vitória nos dá o primeiro lugar sem depender de outros resultados. Um empate nos classifica, mas precisamos torcer contra o Americano para garantirmos a liderança. Até mesmo em caso de derrota o Vasco pode garantir a vaga, mas ai seria uma combinação de resultados bem mais complicada.

Enquanto somos obrigados a ir ao estádio do Botafogo visitar o Madureira, o Fluminense vai ao nosso por não ter estádio pra jogar. Não duvidem se São Januário ficar totalmente destruído após o jogo. Coisas de uma federação despreparada e de uma diretoria incompetente em negar ceder nosso maior patrimônio às bichas loucas.

E por falar na diretoria, as declarações do Coelho ainda seguem rendendo. Ontem ele soltou mais algumas bombas, todas respondidas por Dinamite e Mandarino. Veja aqui, aqui e aqui, trechos da entrevista de ambos.
Sobre as declarações, concordo com as opiniões de Dinamite e Mandarino. Sobre a troca de acusações, elas em nada somam ao Vasco e por não estar dentro do Clube, prefiro não comentar.
Apesar de que entre o Pinóquio e o Coelho, eu acredito no bom e velho boneco de madeira.

Sds vascaínas a todos!

Nenhum comentário: