Campeonato Brasileiro
[23/10 e 24/10] .::. Atlético-PR x Fluminense / Botafogo x Vitória / Vasco x Flamengo .::.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

LÍDER!

Amigos vascaínos,

Jogando fora de casa o Vasco bateu o Resende de virada por 3x1 e chegou à liderança do Grupo A da Taça Guanabara. Os gols da noite foram marcados por Nilton, Tiago e Pimpão, com Leandro descontando. Agora com 9 pontos, o Vasco volta a campo contra o rival Fluminense, domingo no Maracanã.

Os mais de 5.000 vascaínos presentes ao belo estádio Raulino de Oliveira formaram um misto de cariocas e paulistas. Pela cidade de Volta Redonda se localizar no meio do caminho entre as duas capitais, o grito de 'Vasco' não teve tanto daquele tradicional sotaque carioca com o S puxado. Para um jogo com um horário horroroso e num município distante, o público até que compareceu em bom número e toda a cidade estava pintada de Vasco.

Em campo, o Vasco estava com a escalação que o torcedor já começa a se habituar, exceção a Carlos Alberto suspenso. Ainda que impossibilitado de jogar, o meio-campista esteve no vestiário, participando das conversas de Dorival Jr. com o time.

A postura inicial porém não foi a mesma e o time pareceu um tanto quanto disperso. A criação de jogadas ficou carente e o Vasco demorou a levar perigo ao gol de Cléber. O time adversário formava uma retranca, com três zagueiros, dois volantes e apenas Bruno Meneghel na frente, na esperança de encaixar algum contra-ataque. Aos 6 minutos quase deu certo, com Tiago salvando com os pés.

O gol do Resende só poderia sair em um contra-ataque ou em uma bola parada. E aos 18, acabou acontecendo. Leandro soltou o pé em falta de longe, a bola desviou na barreira e matou Tiago. 1x0. O gol premiava a equipe mais focada na partida. O Vasco acordou, mas esbarrou nos erros de passe do meio-campo. Aos 26, Laércio mandou bola na trave de Tiago, assustando a torcida.

Sem fazer por merecer, o Vasco acabou encontrando o gol aos 42. Paulo Sérgio cruzou na cabeça de Nilton, que subiu para marcar seu terceiro gol no campeonato: o terceiro de cabeça e todos com assistência de Paulo Sérgio. Com o placar empatado, o time ainda criou outra oportunidade em bola parada e pôde descer um pouco mais tranquilo para o vestiário.

Na volta, Dorival sacou um apagado Fernandinho para entrada de Elton. Assim, Alex Teixeira foi um pouco mais recuado, podendo partir em velocidade com a bola. O Resende se fechava cada vez mais na retranca e em nada ameaçava o Vasco. Sobrecarregado na armação, Jeferson errava passes e chutes. Em uma cobrança de falta, Tiago atravessou o campo para bater e o camisa 10 chutou na barreira. Resultado: saiu vaiado pela torcida.

O Vasco se esbaldava de perder gols, com direito a bola na trave de Pimpão. Faioli entrou aos 18 e com três atacantes, Dorival matou a sobra do time da casa. Aos 25, Pimpão entrou na área e sofreu pênalti. O goleiro Tiago, em seu 50º jogo pelo Vasco, cobrou no meio do gol e marcou seu terceiro tento com a camisa cruzmaltina. Era a virada vascaína: 2x1

O Resende ficou nervoso e o Vasco seguiu em cima. Aos 28, Breno fez falta sobre Élton, recebeu o segundo amarelo e foi expulso. Tiago partiu para a cobrança e chutou na barreira. Como os jogadores adversário se adiantaram, o juiz mandou voltar, mas quem cobrou foi Paulo Sérgio. Na barreira.

Com mais espaço para jogar, o Vasco seguiu criando e aos 32 matou o jogo. Faioli entrou pela direita da área e cruzou para Pimpão, que só escorou para o fundo da rede. 3x1 e jogo definido. Minutos depois, Nailton fez falta sobre Alex Teixeira, recebeu o segundo amarelo e também foi expulso. Dorival aproveitou para promover a estréia de Fernando Galhardo, em lugar de Alex Teixeira. A torcida, empolgada, gritou olé. Em campo, o time trocou passes e se forçasse poderia ter marcado mais um ou dois gols, tamanho o espaço que havia para jogar. Pimpão tentou dar chapéu e foi repreendido por Dorival.

Assim, com um primeiro tempo fraco e um segundo muito melhor, o Vasco venceu bem o Resende e assumiu a liderança do seu grupo na Taça GB. No próximo domingo, o primeiro grande desafio. A torcida certamente comparecerá em massa ao Maracanã, apoiando o time rumo a mais uma vitória.

RESENDE 1 X 3 VASCO
Campeonato Estadual - 1ª Turno - Taça Guanabara - 4ª Rodada.
Estádio: Raulino de Oliveira, Volta Redonda (RJ)
Data: 04/02/2009 (quarta) Hora: 22h (horário brasileiro de verão)
Árbitro: Felipe Gomes da Silva (RJ)
Assistentes: Eduardo de Souza Couto (RJ) e Flavio Manoel da Silva (RJ)
Público: 4.786 pagantes; 5.522 presentes
Renda: R$ 67.470,00
Cartões amarelos: Fábio Azevedo, Souza, Breno, Naílton e Leandro (RES) e Jeferson, Amaral e Titi
Cartões vermelhos: Breno e Naílton (RES)
Gols: Leandro (falta) 18'/1ºT (RES), Nilton (cabeça) 42'/1ºT (VAS), Tiago (pênalti) 25'/2ºT (VAS), Rodrigo Pimpão 32'/2ºT (VAS)

RESENDE: Cleber; Leandro, Nailton e Breno; Taercio, Marcio Gomes, Fred (Roberto 34'/2ºT), Fabio Azevedo (Sousa 42'/1ºT), Léo (Vinícius 19'/2ºT) e Felipinho; Bruno Meneghel. Técnico: Antônio Carlos Roy.

VASCO: Tiago; Paulo Sérgio, Fernando, Titi e Ramon; Amaral [cap], Nilton, Jéferson (Faioli 18'/2ºT) e Fernandinho (Élton, intervalo); Alex Teixeira (Fernando Galhardo 35'/2ºT) e Rodrigo Pimpão. Técnico: Dorival Júnior.

Saudações vascaínas a todos!


3 comentários:

Fernando Gonzaga disse...

olá Diego...parabéns pelo blog..vamos trocar link sim...

o Vasco está em ascensão e não errado sonhar com o título, diante do baixo nível técnico das demais equipes, tudo é possível...

abraço!!

Leandrus disse...

A postura do Vasco no segundo tempo foi totalmente diferente e isso foi fundamental para que o time conseguisse a vitória. Aos poucos Dorival deve ir acertando a equipe e vendo os jogadores em que pode confiar para a disputa da Série B.

Pimpão é um jogador que até agora está me surpreendendo, achei que ia ser um fracasso e apenas dono de declarações polêmicas mas pelo menos já fez uns golzinhos. E o Jefferson não parece ter começado bem, mas já li por aí que foi muito bem no Santo André. Então é bom ter um pouco de paciência com ele ainda.

Anônimo disse...

Realmente nosso vascão esta com tudo,superando nossas espectativas, acredito que com esse time e com a vontade de jogo que estão podemos sim sonhar com o título,seria ótimo para dar moral na 2ª e alegrar essa torcida linda que tanto sofreu ano passado.
Adorei seu post Diego, parabéns pelo texto.
Saudações Vascaínas !!!
Bju !