Campeonato Brasileiro
[23/10 e 24/10] .::. Atlético-PR x Fluminense / Botafogo x Vitória / Vasco x Flamengo .::.

sábado, 8 de maio de 2010

COM GARRA DE CAMPEÃO

Zagueiro artilheiro, Antonio Carlos comemora seu gol
Foto: BFR (www.bfr.com.br)
Seguidores da Estrela Solitária,

Começo de campeonato sempre é muito difícil. No caso do Botafogo, essa dificuldade dobrava, já que o adversário era o Santos, o campeão paulista, o time que encheu os olhos dos admiradores do bom futebol em todo país. Mesmo desfalcado de alguns de seus craques, entre eles Robinho, o time do Peixe ainda é temido pra onde quer que vá. Mais uma vez o ataque produtivo dos paulistas balançou a rede por três vezes, mas, contando com um elemento surpresa da zaga, o fogão marcou outros três e saiu pelo menos com um empate.

Joel Santana resolveu apostar no time que conquistou o campeonato carioca, novamente o Botafogo foi a campo no esquema 3-5-2, com Alessandro na ala direita e Somália improvisado na esquerda. Fahel continuou sendo o homem base da defesa e sem Lúcio Flávio, que ainda se recupera de uma fratura na mão esquerda, Túlio Souza foi o encarregado pelos pensamentos do meio-campo. O Santos, que poupou alguns jogadores visando a Copa do Brasil, apostou em André na vaga de Robinho. O jovem talento Neymar seguiu na equipe e teve marcação individual de Fahel. Roberto Brum também entrou como titular, mas saiu machucado com pouco mais de 12 minutos.

O Glorioso, mostrando uma garra impressionante, abriu a vantagem aos 6 minutos. Após cobrança de escanteio de Túlio Souza, a bola ficou vadia dentro da grande área e depois de uma tentativa de chute que virou cruzamento, Antonio Carlos meteu a cabeça para fazer o primeiro do Botafogo e o primeiro do Brasileirão 2010. A torcida sentiu o momento e o Fogão foi abrindo espaço para o segundo. Melhor no jogo, o alvinegro carioca teve pelo menos duas boas oportunidades para marcar. O Santos teve melhor sorte no quesito finalização e virou a partida em apenas dois minutos. O empate veio aos 30, após belo passe de Alex Sandro, Neymar apareceu livre dentro da área para apenas escorar. Logo em seguida, a defesa do Botafogo cortou mal e a bola ficou livre com André, o garoto nem dominou, já chegou chutando para vencer Jéfferson e virar. 2 a 1.

O Botafogo acusou o golpe e passou a aceitar as investidas cada vez mais perigosas do Santos. A torcida já pedia o término do primeiro tempo para não sair com uma desvantagem maior, quando Alessandro cobrou falta e acertou as nádegas de Leonardo Gaciba. Renato Cajá ficou com a sobra e deu um lindo passe por cima da defesa, Antonio Carlos chegou chutando sem deixar a bola cair e marcou um lindo gol. E assim ficou o primeiro tempo. 2 a 2.

O fogão voltou modificado para o segundo tempo com as entradas de Edno e Caio buscando levar mais perigo no setor ofensivo. O primeiro grande lance foi do Santos, com Mádson, que ganhou jogada pelo lado esquerdo e só parou em bela intervenção de Jéfferson. O Botafogo respondeu aos 13 no melhor estilo Loco Abreu. Após levantamento na área, o grandalhão ganhou da defesa e cabeceou por cima do gol de Felipe com muito perigo. No minuto seguinte foi a vez de Herrera fazer uma jogada maravilhosa, driblando dois adversários, mas o chute acertou a rede pelo lado de fora.

O ritmo de jogo caiu bruscamente logo após Dorival Júnior optar pelas saídas de Mádson e Neymar. A organização de ataque do peixe ficou por conta do voltante Wesley. E quando o Santos era pior no jogo, por obra do destino coube a Wesley desequilibrar. Ele colocou a bola na cabeça de Zé Eduardo que com apenas um toquinho deslocou Jéfferson e colocou o alvinegro paulista em vantagem. 3 a 2.

Mais uma vez o Botafogo teve personalidade para buscar o resultado. Após falta pelo setor direito de ataque, Marcelo Cordeiro mostrou porque merece ser escalado entre os onze principais jogadores, ele colocou a redonda para a área e Herrera se antecipou a Felipe para igualar e fazer justiça na partida. E ficou nisso, o duelo dos campeões mais exaltados do país ficou no empate em 3 a 3.


FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 3 X 3 SANTOS

Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 8/5/2010 - 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Leonardo Gaciba da Silva (RS)
Auxiliares: Paulo Ricardo Silva Conceição (RS) e Marcelo Bertanha Barison (RS)
Cartões Amarelos: Herrera (BOT); Alex Sandro, Zé Eduardo e Wesley (SAN)


Cartão vermelho: Alex Sandro, 47'/2°T (SAN)

GOLS: Antônio Carlos, 6'/1°T (1-1); Neymar, 29'/1°T (1-1); André, 32'/1°T (1-2); Antônio Carlos, 45'/1°T (2-2); Zé Eduardo, 34'/2°T (2-3); Herrera, 43'/2°T (3-3)


BOTAFOGO: Jefferson, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Fahel; Alessandro (Marcelo Cordeiro, 36/2°T), Leandro Guerreiro, Renato (Caio, intervalo), Túlio Souza (Edno, intervalo) e Somália; Herrera e Loco Abreu. Técnico: Joel Santana.

SANTOS: Felipe, Maranhão, Bruno Aguiar, Durval e Alex Sandro; Roberto Brum (Rodrigo Mancha, 12'/1°T), Wesley e Marquinhos; Neymar (Zé Eduardo, 16'/2°T), André e Madson (Brieitner, 44'/2°T). Técnico: Dorival Júnior.

Nenhum comentário: