Campeonato Brasileiro
[23/10 e 24/10] .::. Atlético-PR x Fluminense / Botafogo x Vitória / Vasco x Flamengo .::.

domingo, 16 de maio de 2010

SE VALER A SUPERSTIÇÃO...

Antonio Carlos empata o jogo e vibra com os companheiros
Foto: BFR


Seguidores da Estrela Solitária,

O Botafogo não vencia o São Paulo no Morumbi, em Campeonatos Brasileiros, há 15 anos. A última vitória da equipe da estrela solitária sobre o tricolor paulista em território inimigo, havia sido em 1998, pelo Torneio Rio-São Paulo. Tudo bem que ainda é cedo para dizer, mas, confiando na superstição do torcedor alvinegro, podemos dizer que, nas duas oportunidades (1995 e 1998), o Botafogo foi campeão da competição. Hoje, mais uma vez o feito foi alcançado, gols de Antonio Carlos e Renato Cajá. Quem descontou para o São Paulo foi Léo Lima. Com a vitória, o Botafogo alcançou a segunda colocação do campeonato.

O técnico Joel Santana tinha uma dúvida para a partida. Não sabia se iria escalar Sandro Silva ou Edno no meio-campo, acabou optando por Sandro, mas, no segundo tempo, Edno entrou e deu mais volume de jogo a equipe, o que pode significar a sua titularidade a partir de então no Glorioso. Outra ausência foi a de Loco Abreu, que foi relacionado para defender a seleção uruguaia na Copa de 2010; O substituto foi o jovem Caio.

Quando a bola rolou, o Botafogo parecia o mandante do jogo, melhor na partida, o fogão tinha as oportunidades mais claras de gol. O São Paulo respondeu em dois lances capitais, no primeiro, Washington driblou Jéfferson e não conseguiu finalizar porque foi desarmado por Antonio Carlos. No minuto seguinte, Jorge Wágner desceu pelo lado esquerdo e cruzou para a área, Léo Lima deu apenas um toquinho de cabeça, o suficiente para deslocar Jéfferson e marcar.

O Botafogo conseguiria o empate aos 15 minutos, com Antonio Carlos, mas o árbitro Sandro de Meira Ricci anulou erradamente, alegando falta do zagueirão alvinegro sobre Alex Silva. Aos 23 minutos, o glorioso teve grande oportunidade. Em falta na meia lua pelo lado direito do ataque, Lúcio Flávio preferiu fazer jogada ensaiada e tocou para Sandro Silva, que não conseguiu acertar o gol, parando na marcação de Jorge Wágner. Depois dos 28 minutos, só deu Botafogo. Lúcio Flávio cobrou falta pelo setor esquerdo e Antonio Carlos apareceu livre para empatar em bela cabeçada. 1 a 1.

Caio ainda teve a oportunidade de deixar o Bota em vantagem ao final do primeiro tempo, mas foi travado por Alex Silva. Para o segundo tempo, os dois técnicos voltaram sem alteração. A única coisa que mudou foi a postura, o São Paulo tinha mais volume de jogo e passou a dominar as ações, enquanto o Botafogo tentava apenas os contra-ataques em velocidade.

As equipes, nos primeiros dez minutos de jogo, iniciaram uma sequencia de chutes ao gol, mas todos eles sem direção. Pelo lado do São Paulo Washington e Léo Lima, pelo Botafogo, Herrera perdeu. Aos 18 minutos, Ricardo Gomes fez logo duas mudanças, colocou Fernandinho na vaga de Washington e Wellington saiu para a entrada de Cicinho. Joel Santana respondeu do outro lado e colocou Edno na vaga de Sandro Silva, buscando dar um pouco mais de ofensividade ao fogão.

O Botafogo conseguiu grande jogada aos 35 minutos, depois de lançamento longo, Caio não conseguiu uma boa cabeçada e jogou por cima. A superioridade do alvinegro só se fez presente aos 42 minutos. Renato Cajá tabelou com Herrera e finalizou na saída de Rogério Ceni para garantir a virada. O São Paulo ainda tentou desesperadamente o empate, mas Jéfferson evitou com personalidade.

SÃO PAULO 1X2 BOTAFOGO

Estádio: Morumbi, São Paulo (SP)
Data/hora: 16/5/2010 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Cartões amarelos: Alex Silva, Cicinho, Marcelinho Paraíba (SP); Antônio Carlos (BOT)
GOLS: Léo Lima, 8'/1ºT (1-0); Antônio Carlos, 27'/1ºT (1-1); Renato, 42'/2ºT (1-2);

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Richarlyson, Renato Silva e Alex Silva; Wellington (Cicinho, 17'/2ºT), Jean, Cléber Santana, Léo Lima e Jorge Wágner; Marcelinho Paraíba (Marlos, 38'/2ºT) e Washington (Fernandinho, 17'/2ºT). Técnico: Ricardo Gomes.

BOTAFOGO: Jefferson; Antônio Carlos, Fahel e Fábio Ferreira; Alessandro (Marcelo Cordeiro, 33'/2ºT), Leandro Guerreiro, Sandro Silva (Edno, 19'/2ºT), Lucio Flavio (Renato, 33'/2ºT) e Somália; Caio e Herrera. Técnico: Joel Santana.


Nenhum comentário: