Campeonato Brasileiro
[23/10 e 24/10] .::. Atlético-PR x Fluminense / Botafogo x Vitória / Vasco x Flamengo .::.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

É O FIM?

Rogério Lourenço: o novo discípulo de Dunga
Foto: Globoesporte.com


Torcedores do Mais Querido do Brasil!

A torcida arco-íris já comemora a desclassificação do Flamengo, mas o gol do lateral-esquerdo Juan aos 44 minutos do segundo tempo diminuindo o prejuízo para 3 a 2 dá um fio de esperança para o time conseguir a classificação para a semifinal da Taça Libertadores, quinta-feira, em Santiago, diante da Universidad do Chile.

O Flamengo atuou diante do São Paulo no final de semana com uma equipe mista já que o foco estava na competição sul-americana. Com isso, boa parte dos jogadores estavam descansados e prontos para o confronto, mas já na segunda-feira, o treinamento visando esta partida foi displicente. O time parecia acreditar que desta vez conseguiria fazer o resultado necessário quando quisesse.

O técnico Rogério Lourenço só poderia estar de brincadeira ao confirmar Kléberson entre os titulares mesmo com a convocação para a seleção brasileira (outra piada) e segundo ao colocá-lo em uma função que o camisa 15 não está habituado a desempenhar e que se na verdadeira posição ele já não se sai bem, imagina como homem de criação... O agora "efetivado" Lourenço é mais um daqueles treinadores covardes que não priorizam a ofensividade.

Isso é história para boi dormir ao falar que nem sempre o ataque é a melhor arma. O Flamengo é um time ofensivo por si só, entretanto, vem conquistando vitórias e classificações no tranco. Partidas irregulares e com diversas falhas na zaga mesmo atuando com vários cabeças-de-área na contensão ao sistema defensivo. Alguma coisa deve mudar. Como barrar o jovem Fabrício e continuar com Angelim diante de adversários como estes?

O Mengo entrou em campo com quatro cabeças-de-área. Rômulo apesar de tudo atuou como um terceiro zagueiro auxiliando a terrível zaga formada por David e Angelim (está na fila no INSS para se aposentar) com liberdade para os laterais que constantemente afunilavam as jogadas. Willians, Maldonado e o próprio Kléberson completavam o meio.

Outro erro foi a dispersão nos primeiros minutos de jogo. Alguns culpam o atraso ao chegar ao estádio, mas sinceramente isso não é desculpa para a derrota muito menos a arbitragem que apesar de alguns equívocos expulsou um jogador adversário de forma errada já que Iturra nem encostou em Willians no fim do primeiro tempo.

No início do jogo, o nerovisismo falava mais alto e com menos de três minutos, "La U" teve duas chances claras de marcar. Porém, aos quatro minutos não teve jeito. A bola passou por toda a área, Willians cortou mal e o zagueiro Vitorino chutou forte entre as pernas de Bruno. 1 a 0.

Sem criar nenhuma jogada com a bola no chão, Vágner Love quase empatou aos 12 após cruzamento de Léo Moura da direita, mas o travessão apareceu em cena. Aos 20 minutos, Rogério Loureço contrariou a torcida que pedia Petkovic e pôs a campo Michael, que retornava de suspensão na vaga de Rômulo. Porém, o que ele conseguiu foi mais um gol do adversário.

Após cruzamento, a zaga do Fla ficou olhando, Bruno saiu todo atabalhoado e Olarra cabeceou na dividida com o goleiro. 2 a 0. Desaparecidos em campo, o Império do Amor não assustava a Universidad do Chile. Até porque, a bola não chegava na área. Aos 38, novamente na base do "chuveirinho", Kléberson no único lampejo durante a partida cruzou na medida e o Imperador deixou o dele de cabeça. 2 a 1.

Aos 43 minutos, o jogador ainda perdeu mais uma chance de gol. Nota-se a falta de ritmo e o excesso de peso de Adriano. A torcida de qualquer maneira incendiou o estádio ainda mais com a expulsão de Iturra.

Na volta do intervalo, Petkovic entrou em campo. Mas na base do tudo ou nada, logo aos dois muinutos, montillo cruzou da esquerda, ninguém cortou, e Fernandez, sozinho completou para o fundo da rede. 3 a 1.

Petkovic começou a dar o toque que faltava ao meio-campo com passes bons e que abriam espaços no ferrolho chileno. Porém, nem Love nem Adriano estavam em sintonia. A presidente Patrícia Amorim não parece conhecer o elenco que tem na Gávea ao afirmar que os MELHORES JOGADORES DO BRASIL estão no Flamengo. Aos 20, o treinador rubro-negro chamou Denis Marques para entrar na partida.

Engraçado é o senso crítico da torcida que sabe mais que qualquer um que a "Luluzinha" não pode vestir o manto sagrado. Todo desajeitado, ele foi peça nula durante o restante da etapa complementar.

Quando todos esperavam que o jogo estava sacramentado, a pressão final do Flamengo deu resultado em um lance despretencioso. Juan arriscou o chute, a bola desviou e o goleiro Pinto falhou feio. 3 a 2.

Na partida de volta, a Universidad não contará com cinco jogadores entre eles chilenos e uruguaios convocados para as suas respectivas seleções e o Flamengo ganhou pelo menos um "reforço": Fierro, que também estará servindo ao Chile. Bem que o Kléberson já poderia ter sido liberado, mas, enfim... é aturar este estorvo dias antes da apresentação para a Copa do Mundo.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 2 X 3 UNIVERSIDAD DE CHILE


Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 12/5/2010 - 19h30
Árbitro: Carlos Amarilla

FLAMENGO: Bruno (4.5); Léo Moura (5.0), David (3.0), Angelim (3.5) e Juan (5.5); Rômulo (3.0) (Michael - 3.5), Maldonado (4.5) (Petkovic - 4.5), Willians (6.0) e Kleberson (4.5) (Dênis Marques - 2.0); Adriano (5.5) e Vagner Love (4.5). Técnico: Rogério Lourenço (3.0)

UNIVERSIDAD DE CHILE: Miguel Pinto, Rafael Olarra, Mauricio Victorino, Fernández, José Rojas, Seymour, Iturra, Rodríguez, Montillo (Puch), Olivera (Rivarola) e Vargas. Técnico: Gerardo Pelusso.

Nenhum comentário: