Campeonato Brasileiro
[23/10 e 24/10] .::. Atlético-PR x Fluminense / Botafogo x Vitória / Vasco x Flamengo .::.

sábado, 15 de maio de 2010

O SÁBIO DA BOLA, COM CARLOS PINHO

Foto : Arquivo da Internet


Temo pelo futuro . . . (Carlos Alberto de Pinho Junior)

Passada a primeira rodada do Campeonato Brasileiro e os torcedores cariocas já presenciaram dois empates em casa (de Botafogo e Flamengo) e duas derrotas fora. O meu temor evidenciado no título dessa carta não é meramente circunstancial. Baseia-se na preparação confusa das nossas equipes e no que elas podem oferecer dentro da competição nacional mais disputada no mundo da bola.

O Fluminense dispensou um dos heróis da surpreendente arrancada final de 2009, Cuca, e contratou a peso de ouro o competente Muricy Ramalho. O saldo atual de tamanho investimento é negativo: três derrotas. As duas para o Grêmio (que eliminou o tricolor carioca da Copa do Brasil) e uma para o Ceará, no Castelão, na estréia do time na “grande procissão” do futebol brasileiro, como diria Washington Rodrigues.

Muricy alega estar à espera de reforços, principalmente no setor de armação da equipe, dependente da categoria do argentino Dario Conca. Cacife, pelo menos, o patrocinador do clube possui para atender aos pedidos do treinador. No entanto, prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém, e saber tirar o que há de melhor do que, de fato, há no elenco é o diferencial de um grande técnico. E ele está buscando isso.

O Botafogo, incontestável campeão carioca, apagou as velas e estourou as bexigas e, ainda varrendo os confetes e serpentinas da festa do título, empatou com o Santos, no Engenhão, por 3 a 3. E digno de nota: empatou com um Santos recheado de reservas. Sem Robinho e Paulo Henrique. Empatar dentro de casa é um pecado mortal para quem almeja vôos mais altos na classificação.


A equipe titular é boa, mas carece de algumas peças de reposição, especialmente no meio campo, já que Lúcio Flávio não agrada os alvinegros há muito tempo. Carece também de recursos para trazer esses reforços pontuais por conta própria. A esperança está depositada na possível volta do Mago Cruel de General Severiano, Maicossuel. Porém, esse desejo só está sendo alimentado graças a um grupo de empresários dispostos a trazê-lo.

A nau que parece estar furada é a cruzmaltina. Que o Vasco passa por uma profunda crise financeira é pública e notória. O que é estranho nisso tudo? A falta de capacidade da sua diretoria em fechar contratos de patrocínio que realmente rendam frutos, e não somente passem a falsa ilusão de parceria trazida por uma marca estampada num uniforme. O elenco está aquém das tradições do clube, mesmo com bons valores como P. Coutinho, C. Alberto e Dodô (este que ainda não emplacou de fato).

No entanto, não destoa da maioria das demais equipes desta competição que a cada ano mostra-se mais equilibrada. Mas isso pode mudar para pior, pois a possibilidade de saída de Coutinho e Carlos Alberto é iminente e os recursos são escassos para repor à altura tais ausências. Foram anunciadas as contratações de Zé Roberto (que estava encostado na Alemanha), Nunes e Cesinha (destaques do Santo André). Entretanto, tudo dependerá da benevolência de Werder Bremen e Internazionale para a permanência do líder e do menino de ouro de São Januário.

O Flamengo é uma caixinha de surpresas. Quando você pensa que ele está morto, suspira. E quando você acha que vai, nada acontece. A equipe conseguiu, aos trancos e barrancos, a classificação para a segunda fase da Copa Libertadores. Eliminou a equipe de melhor campanha na primeira fase , o Corinthians. E aí , tentou aprovação com louvor contra a Universidade do Chile e levou “bomba”. “Deu branco” em pleno Maracanã.

Vamos ver se na próxima avaliação, fora de casa, a equipe se recupera e volta a ter bons sonhos com o título. Já no Brasileirão, o pós Copa do Mundo pode trazer muitas mudanças. Adriano e Vagner Love não estão assegurados, apesar de terem sido ignorados na lista de convocados de Dunga (particularmente, no caso do Imperador da Gávea).


Bruno e Petkovic não atravessam os seus melhores dias no assunto relação com setores do clube . O primeiro, com parte da torcida e o segundo, com parte da diretoria e do elenco. Capital, o rubro negro tem para trazer jogadores de qualidade que suprem futuras carências no time comandado por Rogério Lourenço. O término da Copa do Mundo será de muita expectativa para a nação.

Resta-nos aguardar para saber se, após a tempestade dos maus resultados e a deriva da paralisação por conta da realização da Copa do Mundo, encontraremos um porto seguro de vitórias , contratações e manutenções, ou o pesadelo de outra tempestade, reservando a agonia do rebaixamento sob o olhar melancólico das arquibancadas vazias.

Nenhum comentário: