Campeonato Brasileiro
[23/10 e 24/10] .::. Atlético-PR x Fluminense / Botafogo x Vitória / Vasco x Flamengo .::.

domingo, 18 de abril de 2010

FECHOU A CONTA: É CAMPEÃO!!!

Herrera vibra com o gol que deu início ao título do Fogão
Foto: Globoesporte.com

Seguidores da Estrela Solitária,


UFA! Depois de três anos traumatizantes, enfim o torcedor alvinegro pode abrir o sorriso novamente. Foi suado, mas merecido. Em nova disputa com o Flamengo, conseguimos, sem interferência da arbitragem, o título estadual. Dois gols de pênalti da dupla gringa para garantir o dois a um. Agora é só fazer é festa. Aqui no Rio de Janeiro, SÓ O BOTAFOGO É TETRA!!!!

Tarde de sol no Maracanã. Dia de futebol, dia de jogão. O tradicional Flamengo e Botafogo que já faz parte do calendário do torcedor carioca. O Glorioso tinha o objetivo de vencer para eliminar a necessidade de mais duas partidas decisivas. Já o rubro-negro precisaria sair vitorioso para ter a chance de conquistar alguma coisa esse ano. O ex-hexa contava com Adriano, que não treina seriamente há muito tempo para conseguir a vitória. Já o Botafogo tinha o atacante que é presença certa na Copa do Mundo da África do Sul, Loco Abreu. Mas dele falaremos mais tarde.

Em 1989, com gol de Maurício aos 12 minutos do segundo tempo, o fogão quebrava um jejum de 21 anos sem títulos sobre o Flamengo. Agora, 21 anos depois, mais uma vez o rubro-negro pela frente. Por força do destino, da mística do glorioso, da superstição da camisa 13 e sob a batuta do mestre Joel observado pelos ilustres botafoguenses que deixaram esse nome estampado no futebol mundial para sempre. O Botafogo foi superior, mostrou garra, mostrou força, mostrou raça e não faltou aquela pitadinha de suspense, com direito a defesa de pênalti do goleiro Jéfferson. Agora, esse título é nosso e de forma antecipada, fato que não acontecia desde 1998, com a conquista do Vasco da Gama.

Como já é tradicional, as equipes entraram perfiladas em campo. De um lado o preto e branco, do outro o preto e vermelho. e ao redor de tudo isso, uma festa magnífica só proporcionada pelo futebol mais charmoso do MUNDO! Ali, dentre aqueles 22 atletas, estava o vilão, estava o herói, estava o coadjuvante-protagonista e o protagonista-coadjuvante. Nenhum tipo de sinal de quem seria quem antes da partida, o sol estava brilhando para todos.

Com os times já em campo, Adriano deu o pontapé inicial para 90 minutos de pura emoção. Com 30 segundos o atabalhoado Fahel já havia feito falta em Vágner Love mostrando o que estaria por vir. O Botafogo teve duas oportunidades para marcar com o uruguaio. Aos 12 minutos, a tradicional espetadinha de garfo no Botafogo. Falta escandalosa de Angelim em Herrera, segundo o árbitro, lance normal e vida que segue. Numa postura diferente da que está acostumado, o glorioso foi ganhando espaço e passou a atacar o Fla. Em cobrança de falta, Renato Cajá por pouco não marcou.

Aos 23 minutos, em bola levantada na área, Ronaldo Angelim, sempre ele, puxou Fábio Ferreira, pênalti. Herrera foi pra cobrança e soltou a pancada no meio do gol, Bruno saltou para o lado direito e quase conseguiu evitar o gol com o pé. Em vão. Botafogo mais perto do título 1 a 0. O técnico Andrade resolveu mexer na equipe e colocou Vinicius Pacheco na vaga de Toró. O time rubro-negro ficou mais ofensivo e passou a ter oportunidades para marcar. Aos 27 minutos, Adriano cabeceou e Jéfferson defendeu.

Aos 43 minutos, Somália recebeu em posição legal, frente a frente com Bruno e o árbitro assinalou impedimento. Essa arbitragem... Para piorar, Michel ganhou jogada pelo lado direito e cuzou para a área, Adriano cabeceou, Jéfferson fez excelente defesa, mas a bola sobrou com Vágner Love que encheu o pé para estufar a rede e empatar.

Para o segundo tempo os times voltaram na mesma formação. Somente aos 15 minutos Joel Santana colocou o talismã Caio em campo. Logo depois, Herrera, num ótimo giro, quase marcou. O Flamengo respondeu com a velocidade de Vinicius Pacheco, que chegou cruzando pelo lado esquerdo, mas Fábio Ferreira salvou o Botafogo antes da conclusão de Vágner Love.

A partida caiu um pouco de ritmo e ficou sem oportunidades, mas o glorioso conseguiu uma falta pelo setor esquerdo de ataque. Edno mandou para a área e Herrera foi puxado por Maldonado, pênalti e expulsão do volante rubro-negro. Para a cobrança veio o uruguaio Loco Abreu. Era ele contra o pegador de pênalti Bruno. Abreu foi para a bola e bateu feito um louco, com a famosa cavadinha de Djalminha, a branquinha foi devagar para o gol e deu um leve toque de misericórdia no travessão antes de entrar. 2 a 1.

O jogo voltou a ter emoção e outro pênalti surgiu. Desta vez de Fahel em Ronaldo Angelim. E ficaram frente a frente um goleiro pouco badalado e um atacante com exposição exagerada na mídia. Deu a humildade, deu o trabalho suado, deu a perseverança, Jéfferson saltou no cantinho e defendeu a cobrança de Adriano. Os atletas do fogão comemoraram como se fosse um gol.

O erro de Adriano desestabilizou a equipe flamenguista. Aos 38 minutos, a bola sobrou no pé do talismã, mas o garoto acabou chutando a bola muito por cima e desperdiçou a oportunidade. A partir de então o alvinegro decretou o famoso feriado nacional do sistema defensivo. Só dava Flamengo e o técnico Andrade resolveu colocar o gringo Petkovic em campo. Com pouco tempo para o término do duelo, Bruno foi duas vezes para a área sem sucesso, mas a certeza do título do Botafogo só veio aos 43 minutos, quando Rodrigo Alvim chutou e Somália salvou o Glorioso. A partir daí, foi só esperar o apito final e soltar o grito de É CAMPEÃO!!!!.

Com um campeonato tão fácil, o Botafogo terá que fazer partida extra para não ficar sem atividade. O clube escolhido para a tradicional festa de entrega das faixas é o Corinthians, já que aqui no Rio de Janeiro não temos adversário a altura.

FICHA TÉCNICA:
FLAMENGO 1 X 2 BOTAFOGO

Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 18/4/10 - 16h (de Brasília)
Renda/Público: R$ 1.677.565,00 / 50.303 pagantes
Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca (RJ)
Auxiliares: Wagner de Almeida Santos (RJ) e Jackson Lourenço Massara dos Santos (RJ)
Cartões Amarelos: Bruno, Toró, Maldonado, Renato, Ronaldo Angelim, Somália, Alessandro, Túlio Souza, Vagner Love, Vinícius Pacheco, Leandro Guerreiro, Rodrigo Alvim, David
Cartões Vermelhos: Maldonado, Herrera

GOLS: Herrera 22'/1ºT (0-1), Vagner Love 44'/1ºT (1-1), Loco Abreu 26'/2ºT (1-2)

FLAMENGO: Bruno, Léo Moura, David, Angelim e Rodrigo Alvim; Toró (Vinicius Pacheco - 24'/1ºT), Willians, Toró e Michael; Adriano e Vagner Love. Técnico: Andrade.

BOTAFOGO: Jefferson, Fábio Ferreira, Antônio Carlos e Fahel; Alessandro, Leandro Guerreiro, Túlio Souza (Caio - 13'/2ºT), Renato (Edno - 19'/2ºT) e Somália; Herrera e Loco Abreu. Técnico: Joel Santana

Um comentário:

Carlos Gregorio Junior disse...

Parabens ao Fogão. Sou Vascaíno e claro que gostaria de ser campeão, mas parabéns ao Botafogo por ter posto fim na hegemonia rubro-negra.

O VICE VOLTOU!!

ABRAÇOS