Campeonato Brasileiro
[23/10 e 24/10] .::. Atlético-PR x Fluminense / Botafogo x Vitória / Vasco x Flamengo .::.

terça-feira, 6 de abril de 2010

UFA!

Dodô salva o Vasco da eliminação precoce na Taça Rio
Foto: Netvasco

Por: Diego Louzada

Dentre os milhões de vascaínos espalhados pelo mundo, certamente alguns devem sofrer de algum problema cardíaco. E ontem, todos estes tiveram um grande teste para seus corações. Em um jogo emocionante do início até o fim, o Vasco superou o Duque de Caxias por 4x3 e garantiu a vaga para as semifinais da Taça Rio, onde enfrentará seu maior rival, o Tráfico, no próximo domingo às 16 hs. Botafogo e Fluminense fazem a outra semifinal.

Com o adversário brigando desesperadamente contra o rebaixamento, não dava para achar que seria fácil. Mas nem o mais pessimista dos vascaínos achava que seria tão complicado. E pelo apresentado pelas equipes em campo, não deveria ser mesmo. Porém, futebol é bola na rede e o jogo acabou se tornando um turbilhão de emoções, com o alívio vindo apenas após o apito final do juiz.

Bem postado em campo, o Vasco partiu com tudo para cima, apesar da dificuldade com o campo molhado. Mas coube ao Caxias abrir o placar. Júnior soltou uma bomba em cobrança de falta, Fernando Prass rebateu para frente e Maurinho marcou no rebote. Falha do nosso camisa 1.

É raro dizer isso, mas ontem ele falhou feio. Como a essa altura o América já vencia, o jogo poderia se tornar um drama. Mas Fágner empatou aos 16, em um golaço de fora da área. O lateral direito deixou um marcador sentado e colocou a bola lá onde a coruja dorme. 1x1

Cinco minutos depois, Léo Gago deu lindo corte no adversário e enfiou bola primorosa para Élton bater de primeira. Mais um belo gol e virada do Vascão. 2x1!

Dominando, o Vasco teve mais algumas chances de gol, uma delas com Coutinho, que chutou em cima do goleiro. Já no fim do primeiro tempo, na área do Caxias, Nilton levou vários socos do adversário, mas foi injustamente expulso junto ao agressor. Roubo, pois além de carregar um jogador nosso e tirá-lo da semifinal, o juiz ainda deveria ter marcado pênalti.

Como o Caxias tirou um atacante para recompor a zaga, o Vasco ficou com ainda mais campo para avançar. E logo aos 5 minutos, em linda troca de passes, Élton achou Dodô livre dentro da área e ele só encobriu o goleiro. Vascão 3x1! A essa altura, eu apostaria um dinheiro em goleada, já que o Vasco era bem superior e o adversário estava nervoso.

Mas aos 11, Júnior cobrou falta com maestria e dessa vez Fernando Prass não teve o que fazer. Lance casual, que não deveria mudar o andamento do jogo. Mas mudou. E aos 18, Gian, um zagueiro, tentou dar uma caneta no meio-campo, com a defesa aberta. Perdeu a bola e deu espaço para Marcelo correr, correr, driblar o goleiro e empatar. 3x3.

Por uma besteira, o Vasco estava prestes a perder sua vaga, antes tão clara. Mas ainda faltava muito tempo, suficiente para desempatarmos e vencermos. As chances se multiplicaram e até bola salva em cima da linha houve. O gol parecia questão de tempo, mas o coração sofria, temia.Aos 32, o alívio. Élton, deu passe de calcanhar para Dodô, que encheu o pé para marcar o gol da vitória, o gol da classificação. Vascão 4x3!

Com 15 minutos, apesar do Caxias ameaçar pouco, o coração seguia temendo por mais uma bola marota, que jogasse tudo por água abaixo.

Mas dessa vez o azar não bateu à porta e vencemos, garantindo a esperada vaga nas semifinais.Assim, terminou a semana decisiva do Vasco e de Gaúcho. Três vitórias e classificação nas duas competições. Era o mínimo que se esperava, mas devemos dar crédito ao novo treinador, que pegou um barco perdido e rapidamente o colocou no rumo. Agora vem a parte mais difícil, mas por essa semana, "Valeu Gaúcho!"

O Vasco atuou com: Fernando Prass; Fagner, Thiago Martinelli, Gian e Márcio Careca; Nilton, Souza, Léo Gago (Jumar 26'/2ºT) e Philippe Coutinho (Magno 43'/2ºT); Élton (Dedé 33'/2ºT) e Dodô.

Na Taça Guanabara, o Vasco venceu um jogo por 3x0 sobre o Friburguense e apesar do placar, jogou mal. Ontem, apesar do placar apertado, o time jogou muito bem. Não houve um período de domínio do adversário e os gols saíram de falhas e lances fortuitos.

Lógico que uma coisa não justifica a outra, mas como conjunto, o time jogou para vencer por margem de dois ou três gols de diferença. Aliás, os quatro gols foram pouco pela produção ofensiva. E olha que Coutinho não estava em dia muito inspirado.

Agora é a semifinal e tudo zera. Entram em campo todos os fatores enumerados em um post antes do início do Estadual e hoje, na base da garra e superação, o Vasco vive um momento favorável, que pode fazer a diferença nas partidas decisivas.

Sds vascaínas a todos!

Nenhum comentário: