Campeonato Brasileiro
[23/10 e 24/10] .::. Atlético-PR x Fluminense / Botafogo x Vitória / Vasco x Flamengo .::.

terça-feira, 13 de abril de 2010

BALANÇO FINAL!

Vasco acaba eliminado do Estadual e amarga jejum no Carioca desde 2003
Montagem: Renan Moura

Por: Diego Louzada (Blog Sou-Vascaíno)

Com a derrota do último domingo, chegou ao fim mais um Campeonato Carioca para o Vasco da Gama. Nele, o time chegou à decisão da Taça Guanabara, e à semifinal da Taça Rio.

No primeiro turno, o Vasco terminou como líder do Grupo B, enquanto no segundo ficou atrás do Botafogo. Em 18 jogos, 11 vitórias, 2 empates e 5 derrotas. Nos clássicos, 2 vitórias, 1 empate e 3 derrotas.

Na Taça Guanabara, o Vasco arrancou com seis vitórias seguidas e um empate na fase de grupos. Na semifinal, vitória nos pênaltis sobre o Fluminense, seguida de derrota para o Botafogo na decisão. O ponto alto da campanha foi o 6x0 sobre o Botafogo na 3ª rodada e o ponto baixo, a derrota para o mesmo rival na decisão, onde o time teve atuação abaixo das anteriores.

Já na Taça Rio, o time não voltou a mostrar o bom futebol do início da competição e venceu os três primeiros jogos com dificuldade. Em seguida, três derrotas que colocaram a vaga em risco e terminaram com a demissão de Vagner Mancini. Com a entrada de Gaúcho, o Vasco venceu seus dois últimos jogos e se garantiu na semifinal, onde foi derrotado pelo Tráfico por 2x1.

Como os números mostram, a campanha esteve longe de ser maravilhosa. Fosse o campeonato por pontos corridos, teríamos ficado na 4ª posição, atrás dos outros três grandes, o que é o mínimo que se espera. Em comparação com o ano passado, caímos uma posição, ficando dessa vez atrás do Fluminense.

No fim das contas, isso pouco importa, já que o campeonato é de fato decidido nos clássicos de semifinal e final, todos muito equilibrados. E tanto em um turno quanto no outro, os detalhes decidiram os vitoriosos.

E além da decepção por mais um ano sem a conquista, fica para o torcedor vascaíno a visão do grupo que defenderá nossa camisa na temporada. E como esse é um ano de volta da Série B, a expectativa e a cobrança são grandes. Pelo mostrado no Estadual, o Vasco mostrou algumas vezes um bom time, mas um elenco deficitário. Para a Copa do Brasil, dá pra brigar, Brasileirão, não.

Um dos grandes problemas neste início de temporada foi repetir uma escalação. Em abril, qualquer torcedor já sabe a escalação do seu time, mas o vascaíno não. Ora por suspensões, lesões ou invencionices, fato é que não havia sequência.

O time base foi algo parecido com: Fernando Prass; Fagner (Granja), Fernando, Martinelli (Titi), Márcio Careca; Rafael Carioca, Souza (Nilton), Léo Gago e Carlos Alberto; Coutinho e Dodô (Élton).

Com a entrada de Ramon e todos em condição de jogo, vejo o Vasco em condições de formar um bom onze inicial. O problema é que no Brasileiro, dificilmente vamos ter uma sequência com o time ideal. E aí, há a necessidade de reposição, coisa que o Vasco mostrou não ter à altura. Especialmente do meio pra frente, não há um banco que possa corresponder.

Além disso, seria bom que viesse um zagueiro para ser titular e um meio-campista, de preferência um típico 10. Isso considerando que ninguém saia no meio do ano.

Para a Copa do Brasil, principalmente do nosso lado da chave, não há ninguém a temer. O mais difícil adversário seria o Palmeiras, que não passa por boa fase. Os hoje favoritos Grêmio e Santos estão do outro lado e só cruzam conosco na final. Completos, podemos chegar à decisão.
Pra não ficar em cima do muro, com as impressões iniciais, meu time seria: Fernando Prass; Fágner. Martinelli, Fernando e Ramon; Nilton, R. Carioca, Léo Gago, Carlos Alberto e Coutinho; Élton.

Sobre o comando técnico de Gaúcho, ainda não deu pra ver nenhuma mudança no time a não ser de motivação. Prefiro esperar a sequência do trabalho dele para analisar. Quatro jogos, todos de vida ou morte, ainda não permitiram a ele mexer na estrutura deixada por Mancini.

Ah, e pelo cômputo geral da competição, o Vasco não merecia vencer a competição, apesar de ter chegado mais perto disso que no ano passado, onde teve desempenho técnico superior.

E só pra deixar BEM claro: quando chamo o rival de Tráfico, não digo que sua torcida é só de traficantes, até porque tenho amigos e parentes que torcem para tal time e nem por isso são pessoas desonestas.

Sds vascaínas a todos!

Nenhum comentário: