Campeonato Brasileiro
[23/10 e 24/10] .::. Atlético-PR x Fluminense / Botafogo x Vitória / Vasco x Flamengo .::.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

COLUNA: "O SÁBIO DA BOLA" COM CARLOS PINHO

Maracanã, templo sagrado do futebol carioca
Foto: Arquivo de Internet


"A epopéia do futebol" (Carlos Alberto de Pinho Junior)

Os portões se abrem, uma satisfação inexplicável toma os corações daquelas pessoas de forma avassaladora. Ponte ao céu, trampolim para o inferno.

Os espectadores se acomodam. O coliseu tem carne até as vigas. O centro das atenções é um pedaço de grama cercado de sonhos, desilusões, alegrias e tristezas por todos os lados. O que há de mais doce e de mais odioso.


As delícias e delírios de milhares de almas mundanas estão nos pés, na cabeça de um daqueles que, como num épico de Homero, sairá altivo, vigoroso, no entanto, fatigado, no limite da estafa, após tão selvagem batalha.

Os olhares submissos fitados no altar. Adorado, porém, imaculado, inalcançável a nós, simples mortais , que almejamos em noventa minutos uma fuga para nossas aflições.

Os minutos, violando as regras de Chronus, por vezes, são angustiantes tal qual uma eternidade. Contudo, também podem ser pacificadores como a morte e extasiantes como a paixão.

Mediar o desafio, cabe ao deus das decisões. O juiz. Dono da verdade errada e da mentira certa. Detentor do tempo. Pode se apossar do destino. É bondoso e sádico, uma dualidade típica das divindades.

O objeto de desejo é colocado entre argonautas e marujos. É chegado o momento em que o silêncio ensurdecedor dará lugar ao brado incessante.

Um braço se estende, o apito soa. E todos correm em busca de uma meta, de uma bola, numa rede.

Que vença o espetáculo!

Nenhum comentário: