Campeonato Brasileiro
[23/10 e 24/10] .::. Atlético-PR x Fluminense / Botafogo x Vitória / Vasco x Flamengo .::.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

AGORA É MATA-MATA!


A Copa São Paulo de Futebol Júnior entra em sua fase mais emocionante. A terceira e última rodada da fase de classificação teve início no sábado, e cinco dos maiores clubes do país garantiram vaga para o mata-mata: São Paulo e Fluminense avançaram com 100% de aproveitamento; Corinthians e Flamengo se classificaram sem grandes sustos; e o Vasco chegou a passar sufoco, mas com o regulamento nas mãos ficou em primeiro lugar no seu grupo. E neste domingo houve emoção de sobra. Não apenas na luta pela liderança nas chaves que ainda estavam abertas, mas também (e principalmente) nas vagas definidas por índice técnico - das 22 equipes que terminassem em segundo lugar, as dez com melhor campanha seriam beneficiadas (assista a todos os gols no vídeo acima).

Palmeiras, Santos, Cruzeiro, Grêmio, Internacional e Atlético-PR foram os outros seis grandes que, no complemento da rodada, garantiram de primeira uma passagem à fase seguinte. Por outro lado, Juventus, São José-RS, Paraná, Avaí, São Caetano, Sertãozinho, Desportivo Brasil, Portuguesa, Rio Claro e América-SP foram contemplados, graças às campanhas de cada um, mas beneficiados por critérios de desempate, com as dez vagas restantes. O departamento técnico da Federação Paulista de Futebol, no entanto, terá um pouco mais de trabalho nesta segunda-feira.

Todos os 16 jogos estão marcados para a próxima quarta-feira, 14 de janeiro, mas ainda sem horário e local definidos. O anúncio da tabela já estava previsto, mas não a decisão sobre Desportivo Brasil e Sertãozinho, que fizeram campanhas exatamente iguais e terminaram em sexto lugar no grupo dos vices mais bem colocados. A FPF analisará a parte disciplinar das duas equipes e quem tiver o menor número de cartões vermelhos e amarelos, respectivamente, terá a melhor campanha. Além disso, a FPF decidirá também quem enfrenta o Corinthians e quem jogará contra o Goiás. Confira como ficou a segunda fase da Copinha:

Com a definição dos 16 confrontos da segunda fase, apenas Atlético-MG e Coritiba decepcionaram e ficaram para trás, mas ambos chegaram à última rodada sem grandes aspirações. Com três títulos da Copinha (1975, 1976 e 1983), o Galo tinha de golear o líder Rio Branco e torcer por uma combinação de critérios de desempate para sonhar com uma vaga por índice técnico. Perdeu por 3 a 0, ficando em terceiro lugar no Grupo L. Já o Coxa, que nunca sentiu o gostinho de conquistar o torneio, entrou em campo para cumprir tabela. Empatou em 1 a 1 com o São Bernardo e terminou a sua participação na lanterna do Grupo T.

Santos avança com goleada, e o Cruzeiro enfrenta o Juventude

No entanto, os outros grandes das principais praças do futebol brasileiro fizeram a festa. A começar pelo Santos, campeão em 1984. O Peixe sacramentou a ponta do Grupo A ao golear o América-SP por 6 a 2, entrando também no rol dos times que não perderam um ponto sequer. Seu adversário será o Guarani, que igualmente tem um título da Copinha, conquistado dez anos depois do time da Vila Belmiro. O Bugre fez o dever de casa ao derrotar por 3 a 2 o Campinas, concorrente direto no Grupo B.

Cruzeiro e Juventude fazem outro duelo no mata-mata, e a Raposa aposta no aproveitamento de 100% este ano (líder do Grupo C) e num desempenho recente (campeão em 2007) para impedir a primeira conquista do Alviverde. O time mineiro confirmou a classificação ao derrotar o Desportivo Brasil por 2 a 0, enquanto a equipe de Caxias de Sul jogou o que bastava para seguir em frente: empatou em 1 a 1 com o Primavera, resultado que garantia a primeira posição do Grupo D.

Flamengo conhece adversário, e Atlético-PR repete feito espetacular do São Paulo

Dono do taça em 1990, o Rubro-Negro carioca assistiu à rodada de camarote, e o seu rival não foi nenhuma surpresa. O Fortaleza, que em 2008 teve sua melhor participação, sendo eliminado nas quartas-de-final, superou o Rio Preto por 3 a 1, assegurando a melhor campanha do Grupo F e pela segunda vez consecutiva terminando a fase de classificação sem perder nenhum ponto - a primeira vez foi em 2006. Em busca do título inédito, o Grêmio ficou no empate sem gols com o Taubaté e terminou na frente no Grupo G, mas terá um adversário embalado pela frente.

Se também nunca foi campeão, o Atlético-PR se classificou ao arrasar o Jacareí por 10 a 0, igualando o feito do São Paulo, que goleou o Juventus-AC pelo mesmo placar. Internacional e Rio Branco colocam na mesa a campanha 100% na primeira fase. O Colorado, que detém quatro títulos da Copinha (1974, 1978, 1980 e 1988), fechou a sua participação no Grupo K derrotando o São José por 3 a 1. Já o time paulista, que acabou com as esperanças do Atlético-MG, foi o dono do Grupo L.

Atual campeão, Figueirense sofre para chegar à segunda fase

Na luta pelo bicampeonato, o Figueirense por pouco não viu as suas esperanças de continuar na competição se limitarem ao índice técnico. Mas o empate em 2 a 2 com o Força, aliado à vitória por apenas 2 a 0 do Marília sobre o Misto-MS, garantiu a primeira colocação do Grupo J. Agora, o time catarinense enfrenta o Vila Nova, que goleou o Paulínea por 5 a 1 e se manteve à frente no Grupo I - tendo um quinto lugar em 2005 como melhor colocação, o time goiano é mais um que sonha com a inédita conquista.

Já classificado, o São Paulo, campeão em 1993 e 2000, esperou apenas a definição das dez vagas para os melhores vices, e o Juventus (Grupo L), que em 1985 deu a sua única volta olímpica, é o adversário do Tricolor Paulista. Outras três equipes estavam na mesma situação, mas apenas duas delas já sabem quem terão pela frente. O Vasco enfrenta o Avaí (Grupo V), quinto melhor entre os que terminaram segundo lugar, e o Fluminense, com cinco faixas de campeão (1971, 1973, 1977, 1986 e 1989), terá o Rio Claro (Grupo M), nono pelo índice técnico, pela frente.

Goiás e Corinthians à espera da Federação Paulista de Futebol

Improvável, mas não impossível. Desportivo Brasil e Sertãozinho fizeram campanhas exatamente iguais nos Grupos C e U, respectivamente: seis pontos, duas vitórias, uma derrota, cinco gols a favor, dois contra e saldo positivo de três. Com isso, os dois ficaram empatados em sexto lugar no índice técnico. Assim, Goiás e Corinthians - o maior vencedor da Copinha, com seis títulos (1969, 1970, 1995, 1999, 2004 e 2005) - esperam pela FPF para saber quem enfrentam por uma vaga nas oitavas-de-final.

Alheio a tudo isso, o Palmeiras, que fechou com chave de ouro sua participação no Grupo O vencendo a terceira seguida (a vítima desta fez foi a Ferroviária, por 3 a 2), decide uma vaga para as quartas-de-final contra o Paraná. E a segunda fase ainda reserva um clássico paulista, entre Ponte Preta (primeiro lugar do Grupo T) e Portuguesa (vice do Grupo G), e um confronto entre Américas, o Mineiro (líder do Grupo V), campeão em 1996, e o Paulista (segundo lugar no Grupo A), campeão em 2006.

Fonte: Globoesporte.com


Nenhum comentário: