Campeonato Brasileiro
[23/10 e 24/10] .::. Atlético-PR x Fluminense / Botafogo x Vitória / Vasco x Flamengo .::.

sábado, 24 de janeiro de 2009

VITÓRIA ELETRIZANTE

O dono da dez
Foto: globoesporte.com

Torcedores do Glorioso,

O Boavista não é considerado time grande e o Botafogo não é do interior do estado, portanto, o jogo entre as duas equipes não pode ser chamado de clássico, mas, devido a acontecimentos recentes, quando Botafogo e Boavista entram em campo, os três pontos tem um gostinho a mais. Apesar de utilizar as dependências do Engenhão para treinar, o time de Bacaxá não da moleza para o Glorioso.

A história do confronto começou em 2007, quando o glorioso foi eliminado pelo adversário perdendo por 3 a 2, jogando como visitante. No ano seguinte, o Boavista não se importou em jogar na casa do Botafogo e fez, com tranquilidade, 3 a 1. E neste ano, finalmente o Botafogo venceu, 2 a 1, mas não faltou o principal ingrediente de um clássico, polêmica.

Tudo parecia normal no início de jogo, a não ser pelas poças que se formaram no gramado devido a chuva, mas, como havia treinado nessas condições, o Botafogo não se intimidou com o estado deplorável do campo de jogo. Escalando Diego para o ataque, devido a contusão de Reinaldo, Ney Franco mudou o esquema e entrou mesmo com o tradicional 4-4-2, mas que em alguns momentos virava um 3-5-2 bastante ofensivo.

A evidente falta de preparo físico de Léo Silva fazia o Boavista chegar com perigo ao gol de Renan, principalmente nas jogadas pelo lado direito com Tony. O Bota pouco tinha oportunidades e ainda sentia o peso do início de temporada. O jeito foi marcar de bola parada. Alessandro encarou a marcação e foi derrubado perto da área. Maicosuel ficou próximo a bola e Juninho um pouco mais longe, o capitão correu para a bola, mas quem cobrou foi Maicosuel, marcando um golaço na gaveta (Será que o Lúcio Flávio aprendeu?). Glorioso 1 a 0.

Com o gol o Botafogo seguiu melhor na partida e teve oportunidades claras com Victor Simões e Diego. Enquanto isso, Renan garantia a invencibilidade da defesa. Santiago chegou a marcar o gol de empate, mas o árbitro anulou alegando empurrão em Leandro Guerreiro. Aos 46 não teve jeito, após rebote da defesa, Tony pegou de primeira, na veia, um chutaço que tocou no poste esquerdo e foi morrer no fundo do barbante, golaço. 1 a 1

Veio o segundo tempo e logo de imediato a polêmica da partida. Eduardo cruzou da esquerda e Alessandro cabeceou para fora, porém a bola entrou por um furo ao lado da rede e o árbitro confirmou o gol. Na breve conversa com o assistente, o gol foi anulado. Depois, Marcelo de Souza Pinto foi conferir como estava a parte em que a bola entrou e novamente confirmou o gol. Quando tudo parecia correr para a validação do gol, o quarto árbitro chegou com a informação de que na imagem da televisão, a bola entrou por fora e enfim, com sete minutos de paralização, a cabeçada para fora foi finalmente confirmada e o jogo seguiu em 1 a 1.

De imediato Ney Franco sacou Eduardo e colocou Thiaguinho em campo, dando um pouco mais de volume na meiuca alvinegra. A partir de então, só deu Botafogo. As jogadas de Lucas Silva e Alessandro finalmente deram certo e o lateral do Botafogo chegava a arriscar de fora da área, com vários insucessos. Victor Simões teve outra chance de marcar, mas faltou calibrar o pé e a bola foi na arquibancada. No talvez único lance de lucidez da pressão alvinegra, Maicosuel entrou na área driblando três zagueiros e foi travado na conclusão. O meia seria recompensado minutos depois, Thiaguinho cruzou para área e Maicosuel deu um leve toque garantindo os três pontos. Botafogo 2 a 1 e fim de papo aos 50 minutos de jogo.

BOAVISTA 1 X 2 BOTAFOGO

Estádio: Elcyr Resende, Saquarema (RJ)
Data/hora: 24/01/2009 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Souza Pinto (RJ)
Cartões amarelos: Lucas Silva (BOT), Têti (BOA), Leandro Guerreiro (BOT), Alessandro (BOT), Victor Simões (BOT), Emerson (BOT), Gustavo (BOA).
GOLS: Maicosuel, 16'/1ºT (0-1); Tony, 46'/1ºT (1-1), Maicosuel, 48'/2ºT (2-1).

BOAVISTA: Vinícius, Rogério Rios, Pessanha (Gustavo, 33'/2ºT)), Santiago e Hamilton; Thiaguinho, Bruno Moreno (Cocito), Leandro Cruz e Têti; Roberto Santos (Felipe Adão) e Tony. Técnico: Julio Marinho.

BOTAFOGO: Renan, Alessandro, Emerson, Juninho e Eduardo (Thiaguinho, 8'/2ºT); Leandro Guerreiro, Léo Silva, Maicosuel e Lucas Silva (Túlio Souza); Diego (Laio) e Victor Simões. Técnico: Ney Franco.

Nenhum comentário: