Campeonato Brasileiro
[23/10 e 24/10] .::. Atlético-PR x Fluminense / Botafogo x Vitória / Vasco x Flamengo .::.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

APERTADO, MAS IMPORTANTE

Jogadores comemoram o gol de Victor Simões
Foto: Jornal dos Sports
Torcedores do Glorioso,

Mesmo com mais da metade do time modificado em relação ao que goleou o mesmo Macaé no ano passado, o Botafogo entrou sob pressão de aplicar uma nova goleada. Com três jogadores que nunca tinham atuado no Engenhão, o Glorioso foi a luta na segunda rodada da Taça Guanabara já sabendo do triunfo do Flamengo diante do Bangu. E exatamente quem nunca havia atuado no mais moderno do Brasil desequilibrou: passe de Léo Silva, gol de Victor Simões e vitória de 1 a 0.


O que viu-se no primeiro tempo foi a descida constante dos laterais alvinegros, tanto Alessandro quanto Eduardo não se cansaram de apoiar o ataque e as vezes arriscavam até chutes ao gol. Já no segundo tempo Ney Franco desmontou essa postura de ataque e afunilou o esquema tático do Glorioso não permitindo mais o avanço dos alas alvinegros.

Aos sete minutos do primeiro tempo saiu o primeiro gol. Léo Silva ganhou a jogada no meio-campo e lançou para Victor Simões, o camisa 9 bateu de perna esquerda e deslocou o goleiro Darci para colocar o Botafogo em vantagem. A torcida seguiu apoiando o time que teve ainda boas oportunidades de ampliar e outra vez quase que Maicosuel matou o jogo ainda no primeiro tempo, com um cobrança de falta que pegou na parte de sustentação da baliza.

Com o ritmo um pouco mais fraco e o gramado pesado devido a chuva que caiu antes de a bola rolar, o Bota não era mais tão ofensivo e o meio-campo estava muito povoado. O Macaé então resolveu aprontar no solo Glorioso. Jackson recebeu em posição legal e soltou a bomba para defesa de Renan, no rebote Marciano aproveitou e Renan pegou novamente. Nesse momento o Engenhão foi a loucura aos gritos do nome do goleiro alvinegro.

Ainda ao final do primeiro tempo, o Bota criou outra chance, a última pela lateral do campo, Eduardo ganhou bem e cruzou na medida, Diego ganhou da zaga e acertou uma cabeçada no travessão. Na saída de campo, os jogadores esperaram uns aos outros e saíram todos juntos em ordem da diretoria para mostrar união.

Na volta para o segundo tempo, Ney Franco sacou Diego e Léo Silva, colocando a campo Túlio Souza e Batista, respectivamente. Lucas Silva foi avançado ao ataque para jogar ao lado de Victor Simões, mas as improvisações equivocadas do técnico alvinegro não surtiram efeito e o nível do jogo caiu muito. O Botafogo, por exemplo, só mostrava perigo nos lances de bola parada com o capitão Juninho.

O Macaé soube portar-se defensivamente e diminuia os espaços para o ataque do Botafogo. Em alguns momentos, Leandro Guerreiro chegava para buscar o ataque. Como a troca de passes estava difícil, as jogadas individuais eram a melhor opção e foi assim que Alessandro tirou o primeiro "uhhh" da galera, somente aos 22 minutos num chute que passou perto do travessão.

Percebendo a besteira que fez, Ney Franco resolveu gastar sua última alteração ao colocar o jovem Laio na vaga de Lucas Silva, deixando assim o Botafogo sem nenhuma improvisação. Com apenas cinco minutos em campo, Laio entrou na área cortando a defesa e foi derrubado, porém o árbitro entendeu como uma simulação e aplicou amarelo ao atacante botafoguense.

Mesmo com o cronômetro nos último minutos, o Macaé mostrava fôlego para surpreender a defesa alvinegra e chegou, em alguns momentos, a ter o domínio do jogo. Já com a vitória garantida, Maicosuel arrumou uma falta próxima a área e chamou a galera, que já não apoiava há tempos, para jogar junto. Juninho soltou a bomba na cobrança e Darci salvou a meta dos visitantes. Assim, Willian Nery colocou a bola de baixo do braço e apitou apontando o centro do gramado. Segunda vitória em dois jogos do renovado Botafogo, a primeira diante da torcida.

Botafogo 1 X 0 Macaé

Estádio: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 29/01/2009 - 18h45
Árbitro: William Marcelo de Souza Nery (RJ)
Auxiliares: Eduardo de Souza Couto (RJ) e Alexandre Eller (RJ).
Público/renda: 8.409 pagantes /R$ 131.283,00
Gols: Victor Simões, 6'/1ºT (1-0)
Cartões amarelos: Léo Silva, Laio (BOT); Hélton, Jackson, André Gomes (MAC).

Botafogo: Renan; Alessandro, Emerson, Juninho e Eduardo; Leandro Guerreiro, Léo Silva (Batista, intervalo) Lucas Silva (Laio, 34'/2ºT) e Maicosuel; Diego (Túlio Souza, intervalo) e Victor Simões. Técnico: Ney Franco.

Macaé: Darci; Fred, André (Rodrigão, 20'/2ºT), Hélton e Bill (Éverton, intervalo); Léo Gonçalves, André Gomes (Marciel, 14'/2ºT), Glauber e Wallacer; Marciano e Jackson. Técnico: Dário Lourenço

Um comentário:

Danilo Damasceno disse...

Pessoal parabens pelo blog, recebi o convite da visita por e-mail do Renan. Sobre os times ainda é cedo pra dizer alguma coisa, porém o Flu é o unico que se complicou de verdade. Ah se rolar troca de links passa lá no Pitacos.Abração

http://pitacosdobodaum.blogspot.com