Campeonato Brasileiro
[23/10 e 24/10] .::. Atlético-PR x Fluminense / Botafogo x Vitória / Vasco x Flamengo .::.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

RETROSPECTIVA ALVINEGRA 2008

Os campeões da Taça Rio
Foto: Lance
Torcedores do Glorioso,
Estou de volta no novo blog para contar tudo sobre mais um ano de altos e baixos no Botafogo. Jogos de tirar o fôlego, golaços de todos os tipos, vitórias emocionantes e é claro, derrotas, marcaram o ano de 2008 no fogão e para completar tudo, a maioria dos jogadores que formaram o elenco titular, deixaram o Glorioso no final do ano.

COPA PEREGRINO: CAMPEÃO
O ano começou com a disputa da Copa Peregrino, onde o Bota sagrou-se campeão com uma ajudinha do Boavista, na última rodada, as vitórias sobre o Stabaek e Viking deixaram o algoz alvinegro numa boa precisando apenas vencer o Start para dar o título ao alvinegro que não pode jogar a última partida, pois faria a estréia no estadual contra o Resende. O Boavista venceu o jogo e o Glorioso ergueu a taça.

TAÇA GUANABARA: VICE-CAMPEÃO
Na Taça Guanabara, a base de 2007 foi mantida e ainda sofria a perda do artilheiro Dodô, Cuca ainda era o técnico e nomes como o de Zé Carlos eram a esperança para sustituir Zé Roberto, que foi jogar no Schalke 04, da Alemanha. No começo do campeonato, o Botafogo engrenou cinco vitórias seguidas apresentando um futebol bonito de se ver. Já com a classificação na mão, o fogão empatou com a Cabofriense e foi derrotado pelo Madureira. Na semifinal o adversário era o Fluminense, com um super time que contava com o trio ofensivo formado por Washington, Leandro Amaral e Dodô, o Flu virou cinza e foi derrotado por 2 a 0, acabando com a marra de Thiago Neves e o tal "créu" que daria no Glorioso.

A final contra o Flamengo foi um jogo para esquecer, derrota de virada por 2 a 1 com o árbitro apitando para o time rubro-negro, só faltou entrar em campo com o uniforme do Fla. Já no vestiário e de cabeça quente, os jogadores choraram unidos em protesto por ter perdido o título, pelo segundo ano seguido, para o árbitro da partida. Esse episódio ficou conhecido como "chororô" e os jogadores e torcedores do Flamengo aproveitaram para humilhar o glorioso com uma paródia da música "ninguém cala".

TAÇA RIO: BICAMPEÃO
Ainda estava por vir a Taça Rio, era essa a chance do Botafogo para devolver a derrota que sofrera ao Flamengo. A resposta veio na quarta rodada, o Bota venceu o clássico por 3 a 2 dando fim ao jejum de vitórias sobre o rival que já durava quatro anos. As vitórias de 3 a 1 sobre o Fluminense e 7 a 0 sobre o Macaé, também foram os pontos altos do Glorioso na Taça Rio. Com a classificação em primeiro, o Botafogo iria encarar novamente o Flamengo, na semifinal. Com um show de Wellington Paulista, o Glorioso venceu o urubu pela segunda vez na Taça Rio, desta vez por 3 a 0 sem dar qualquer chance de reação.

A final contra o Fluminense era muito aguardada, o tricolor até então não havia vencido o Botafogo em nenhuma partida e com a escolha dos uniformes, fez o Botafogo jogar de alvinegro, devido a superstição, o Glorioso não havia mais jogado clássicos com o uniforme número 1 desde a derrota para o Flamengo. O jogo foi nervoso com chances para todos os lados, mas aos 39 do segundo tempo, Renato Silva, que havia saído do Flu pelo dopping por uso de maconha, escorou cruzamento de Fábio e balançou as redes do tricolor. Na comemoração, o camisa 3 lembrou Maurício no heróico título de 1989.

CAMPEONATO CARIOCA: VICE-CAMPEÃO
Nas finais do Estadual, contra o Flamengo, campeão da Taça Guanabara, o Botafogo foi apático, sem raça, sem paixão. Duas derrotas, uma por 1 a 0 e a outra por 3 a 1 fizeram o fogão amargar o segundo vice estadual em dois anos. O time que lutou tanto na Taça Rio e conseguiu o Bicampeonato, não entrou em campo em nenhuma das partidas e deixou o Glorioso com a angústia de ter perdido.

COPA DO BRASIL: 4º LUGAR
O Botafogo chegou a Copa do Brasil tratando a competição como a meta do ano. Assim como no ano anterior, o Glorioso não foi mal na competição, disputou a semifinal, mas novamente foi eliminado nessa fase, desta vez nos pênaltis, e ficou a sensação de que poderia ter chegado à final. Rio Branco-AC, River-PI, Portuguesa-SP e Atlético-MG ficaram pelo caminho. Veio o jogo contra o Corithians, time que pela primeira vez disputava a segunda divisão, ninguém sabia o que esperar do tradicional clube paulista. Mesmo assim o Bota venceu de virada no Rio, 2 a 1 e jogaria pelo empate no Morumbi. No jogo na capital paulista o Botafogo também foi apático, mais uma vez na temporada, e acabou derrotado por 2 a 1. Nas disputas de pênaltis, o goleiro Felipe defendeu a cobrança de Zé Carlos e classificou o Corinthians para a final. O Sport Recife-PE, foi o campeão.

CAMPEONATO BRASILEIRO: 7º LUGAR

No campeonato brasileiro o Botafogo foi comandado por três técnicos diferentes: Cuca, Geninho e Ney Franco. Cuca escalou time misto, teve uma sequencia de derrotas e com a eliminação na Copa do Brasil deu lugar a Geninho, o técnico assumiu com desconfiança, mas iniciou sua tragetória vencendo Coritiba, no Engeñhão, depois vários pontos perdidos, não caiu nas graças da torcida que por diversos jogos pediu sua demição. Com a saída de Geninho, Ney Franco assumiu e levou o Botafogo a uma subida incrível, o time que brigava para não cair passou a disputar uma vaga na Libertadores e por alguns detalhes, deixou de assumir a vice-liderança da competição, o trabalho de Ney foi atrapalhado pela diretoria que atrasou os salários fazendo os jogadores não se empenharem tanto em campo, o argentino Zárate, chegou a se recusar a jogar algumas partidas. No final das contas, Ney levou o Botafogo a melhor colocação desde o título de 95.

COPA SUL-AMERICANA: ELIMINADO NAS QUARTAS-DE-FINAL
O Glorioso começou arrasador nesta competição, derrotou o galo no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, ambos por goleada. Na fase internacional da competição, perdeu a primeira partida para o América de Cali(COL) e todo o filme da eliminação para o River Plate passou pela cabeça da torcida, mas no jogo da volta venceu por 3 a 1 e classificou-se para encarar o Estudiantes, mais um argentino, assim como em 2007. No jogo da ida o time se descontrolou, pouco atacou e perdeu por 2 a 0. Na volta chegou a estar perdendo pelos mesmos 2 a 0, mas buscou o empate. Não foi suficiente para a classificação, nessa partida o zagueiro André Luís tomou o cartão do árbitro Chandía mostrando todo o desespero que o elenco vivia naquele momento.

Num todo o ano não foi ruim, o time superou as espectativas na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro, conquistou o bicampeonato da Taça Rio, apesar da eliminação, avançou de fase na Sul-Americana e todo o lado ruim foi mesmo o vice-campeonato no carioca.

TOP 5 GOLAÇOS

1º - Zé Carlos - Botafogo 3 x 2 Vasco - Campeonato Carioca
2º - Thiaguinho - Coritiba 0 x 1 Botafogo - Campeonato Brasileiro
3º - Carlos Alberto - Botafogo 3 x 1 América de Cali(COL) - Sul-Americana
4º - Lúcio Flávio - Botafogo 3 x 1 Vitória - Campeonato Brasileiro
5º - Túlio - Figueirense 1 x 2 Botafogo - Campeonato Brasileiro

TOP 5 JOGOS

1º - Botafogo 3 x 0 Flamengo - Campeonato Carioca (Taça Rio)
2º - Botafogo 1 x 0 Fluminense - Campeonato Carioca (Taça Rio)
3º - Atlético-MG 2 x 5 Botafogo - Copa Sul-Americana
4º - Atlético-PR 0 x 3 Botafogo - Campeonato Brasileiro
5º - Figueirense 1 x 2 Botafogo - Campeonato Brasileiro

Um comentário:

Vinícius Barros disse...

Eita! Nem quero lembrar daquele 2008 trágico!