Campeonato Brasileiro
[23/10 e 24/10] .::. Atlético-PR x Fluminense / Botafogo x Vitória / Vasco x Flamengo .::.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

FUTEBOL DE LUTO. MORRE FRIAÇA

Friaça pela seleção brasileira

O ex-atacante do Vasco da Gama e da seleção brasileira Albino Friaça Cardoso, o Friaça, morreu hoje no interior do estado do Rio de Janeiro aos 84 anos. O ex-jogador estava internado há 45 dias no hospital São José do Avaí, em Itaperuna. A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos.

Friaça destacou-se como jogador ao fazer parte do famoso "expresso da vitória". Chegou ao cruzmaltino no ano de 1943, quando se destacou em um jogo, ainda atuando pelo Ipiranga de Carangola(MG) e foi contratado pelo então técnico vascaíno Ondino Vieira. Antes de fazer parte de uma época vitoriosa no Vasco, o jogador teve uma breve passagem por empréstimo no Botafogo. Depois jogou no São Paulo e mesmo sem ter muito tempo de Morumbi, o jogador ainda é lembrado com carinho.

Pela seleção brasileira Friaça fez parte da grupo que perdeu o título mundial de 1950 para o Uruguai, episódio conhecido como Maracanazo, a derrota por 2 a 1 chocou o país que esperava a vitória e lotou o estádio do Maracanã. O atacante não só fez o gol brasileiro, como também foi o primeiro jogador canarinho a marcar gol em uma final de copa do mundo. Esse episódio jamais será esquecido, assim como os feitos de Friaça.

Com o Vasco, conquistou o sul-americano de 1948, torneio disputado antes da criação da Libertadores. Ele era o único titular que ainda resistia naquela conquista, disputou todos os jogos do campeonato fazendo partidas épicas e consagrando o time cruzmaltino.

Em Porciúncula, o craque dá nome ao estádio municipal e também à maior loja da cidade: a Friaça Center. Inicialmente, ele abriu um pequeno estabelecimento comercial para vender material de construção, mas o seu filho transformou a lojinha na maior do município e abriu filiais em Campos e Itaperuna.

O futebol brasileiro sentirá saudades de mais um de seus craques, mas que jamais será esquecido por seus feitos. Relembre a coluna "Do fundo do baú" com o jogador: Clique Aqui.


Nenhum comentário: