Campeonato Brasileiro
[23/10 e 24/10] .::. Atlético-PR x Fluminense / Botafogo x Vitória / Vasco x Flamengo .::.

terça-feira, 13 de abril de 2010

FÁBIO KOFF É REELEITO!

Fla apoia Fábio Koff, reeleito a presidência do Clube dos 13 por mais três anos

O Clube dos 13 curiosamente formado por 20 equipes (Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, Flamengo, Botafogo, Vasco, Fluminense, Internacional, Grêmio, Cruzeiro, Atlético-MG, Bahia, Atlético-PR, Coritiba, Goiás, Guarani, Portuguesa, Sport e Vitória), elegeu nesta segunda-feira Fábio Koff para mais três anos de mandato. O presidente da entidade assumiu o cargo em 1996 e desde então não saiu mais. Ele bateu Kléber Leite por 12 a 8 em votação realizada em São Paulo.

Essa briga pelo poder envolve muitos interesses. Kléber Leite tinha apoio de Ricardo Teixeira, mandatário da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Os doze clubes que votaram em Koff são: Flamengo, São Paulo, Palmeiras, Fluminense, Atlético-MG, Inter, Grêmio, Lusa, Bahia, Atlético-PR, Sport e Guarani. Corinthians, Santos, Vasco, Botafogo, Cruzeiro, Coritiba, Goiás e Vitória optaram por Leite.

O que se pode esperar talvez é um favoritismo para esses determinados clubes no Campeoanto Brasileiro que ficaram a favor do ex-dirigente rubro-negro. O Clube dos 13 foi criado em 1987 como alternativa à CBF.


Até a última eleição, Koff não tinha oposição, porém alguns clubes discordam dos métodos de Koff em sua gestão. Entre os pontos polêmicos estão a divisão de cotas entre os clubes, atualmente divididos em três "escalões".

O presidente recém-reeleito afirmou ter "compreendido o recado", já que havia vencido outras eleições com mais facilidade, e prometeu ouvir todos os clubes, sem distinção por causa dos votos.

A entidade é responsável principalmente pela negociação dos direitos de TV da competição nacional, uma das principais fontes de renda dos clubes. Justamente aí está o "X" da questão. A permanência de Koff significa também uma tentativa de mudança no futebol brasileiro. Em entrevista ao site "R7", Sergio Hilinsky, coordenador de Esportes da Rede Record, disse nesta terça-feira que a emissora irá aproveitar o atual momento e entrar na briga para ser uma nova opção dos fãs do esporte mais popular do país:

- Foi um bom sinal, um momento histórico no cenário do futebol. A Record entende que se abre a possibilidade para melhorar a situação financeira dos clubes e de uma nova opção para o público.

A partir de 2011, quando o atual contrato termina com a Rede Globo, a Record pretende ter também o futebol em sua grade de programação conforme explica Hilinsky:

- A partir de agora a Record tem total interesse na briga pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. Nosso papel como emissora é contribuir para o fim do monopólio das transmissões esportivas no Brasil. Mas para isso precisamos ter certeza absoluta de que a disputa pelos direitos não será um "jogo de cartas marcadas", como aconteceu outras vezes. Somos a favor da total transparência.

Entre as promessas de Fábio Koff em sua campanha, a transparência nas negociações foi um dos destaques. O dirigente diz que os valores negociados com as interessadas no futebol serão abertos e decididos pelos clubes que fazem parte da associação.

As informações pelos bastidores dá conta que há apreensão e expectativa quanto a transmissão dos jogos pela Rede Globo depois de 2011 já que a Record vem crescendo e está disposta a investir alto no Brasileirão. O canal do Bispo Edir Macedo ainda pretende estrear na tevê aberta um canal esportivo até 2012.

Um comentário:

Patrick Araújo disse...

A poderosa deve está com mto medo! A Record cada vez mais funga no cangote deles. Isso eh mto bom para os clubes e torcedores. Cansado da poderosa já...

Naum entendo o Voto do Vasco no Kleber Leite, ainda mais que saiu algumas noticias que se o flamenguista ganhasse, poderia haver redução nas cotas de TV do Vasco. Coisa de loko isso. Naum entendi nada!